Desafios para o enfrentamento dos conflitos que acometem as Unidades Básicas de Saúde no Brasil

  • 0

Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes, conhecida como Irmã Dulce, foi uma freira canonizada pela Igreja Católica que, indo contra a realidade da sua época, lutou a favor dos carentes de cuidados médicos, abrigando-os em um galinheiro do convento onde morava. No contexto nacional atual, a população, especialmente a classe mais carente, ainda depende de acolhimento nesse sentido, buscando auxílio através das Unidades Básicas de Saúde, acometidas por problemas sociais. Isso ocorre, pois esse sistema apresenta falhas como a falta de investimentos governamentais na área e a superlotação dos pacientes.
Sob essa análise, é necessário enfatizar que fatores pertinentes são combinados na estruturação dessa problemática. Dentre eles, destaca-se a falta de verba destinada aos hospitais públicos, os quais, muitas vezes, são tratados com descaso e desrespeito. Essa falta de subsídio financeiro é grave, visto que impede que uma grande parcela da população brasileira tenha acesso ao sistema público de saúde efetivamente, sendo capaz de prejudicar a realização de tratamentos adequados, a diminuição do sofrimento do paciente e a sua aptidão de recuperação. Somada a isso, a maior remuneração dos atendimentos particulares dos médicos diante do salário prestado ao seu ofício no Sistema Único de Saúde, também contribui para o abandono profissional e exacerbação do conflito.
Ademais, o excessivo número de procuras nas clínicas fomenta a insegurança social no cenário. Nesse sentido, a série produzida pelo Globoplay, “Sob Pressão”, mostra as dificuldades da realidade hospitalar, como a escassez de atendimento especializado e equipamentos capacitados. O projeto é um exemplo de representação de uma equipe de médicos, de forma fictícia, discutindo sobre as vivências do sistema de saúde de maneira responsável, explicitando suas adversidades. Contudo, ainda é pouca a prática de mudança perante as questões abordadas pela série, que são tidas como identificação na vida de muitos cidadãos telespectadores. Desse modo, essa pendência urge ser solucionada para que o princípio de saúde seja validado em território nacional.
Portanto, são essenciais medidas operantes para a reversão dos conflitos que acometem as Unidades Básicas de Saúde na sociedade brasileira. Para isso, compete ao Estado -em seu posto de promoção de bem-estar social- investir na melhora das clínicas destinadas ao povo, com enfoque em verbas na estrutura interna como equipamentos, medicamentos e remuneração dos próprios profissionais. Tal ação deve ser feita por intermédio de recursos autorizados pelo Tribunal de Contas da União -órgão que opera feitos públicos- com o objetivo de intensificar o cuidado a esses pacientes, potencializando melhor qualidade de vida a eles. Com isso, as Unidades Básicas de Saúde serão mais humanizadas se assemelhando ao altruísmo de Irmã Dulce.

Compartilhar

2 Correções

  1. Aqui está uma análise detalhada da sua redação com base nas competências do Enem:

    Competência 1: Demonstrar domínio da norma culta

    • Aspectos positivos: O texto está bem escrito, com uso adequado de vocabulário formal e coerente com o tema.
    • Pontos de melhoria: Há pequenas correções a fazer, como o excesso de vírgulas em “Isso ocorre, pois esse sistema” (seria mais claro “Isso ocorre porque esse sistema”), e o uso de “maior remuneração dos atendimentos particulares dos médicos diante do salário prestado ao seu ofício no SUS”, que poderia ser simplificado para “maior remuneração dos médicos na rede privada em comparação com o SUS”.
    • Nota estimada: 180/200.

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema

    • Aspectos positivos: A redação compreende bem o tema proposto e apresenta referências relevantes, como Irmã Dulce e a série “Sob Pressão”, demonstrando boa contextualização e articulação com o tema dos conflitos nas UBS.
    • Pontos de melhoria: Uma análise mais detalhada da importância das UBS no sistema de saúde poderia fortalecer a contextualização e enriquecer a argumentação.
    • Nota estimada: 200/200.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista

    • Aspectos positivos: O texto está bem estruturado e apresenta argumentos claros e convincentes, com progressão lógica. A citação de elementos da cultura brasileira e os problemas econômicos dão força à argumentação.
    • Pontos de melhoria: A redação poderia incluir dados mais concretos, como estatísticas de falta de médicos ou de infraestrutura nas UBS, para dar ainda mais credibilidade aos argumentos.
    • Nota estimada: 180/200.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação

    • Aspectos positivos: A argumentação é fluida e apresenta bom uso de conectivos e mecanismos de coesão, como “Sob essa análise” e “Ademais”.
    • Pontos de melhoria: Em algumas frases, a clareza poderia ser reforçada com estruturas mais objetivas. Por exemplo, “essa pendência urge ser solucionada” poderia ser simplificado para “essa situação precisa ser solucionada com urgência”.
    • Nota estimada: 180/200.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos

    • Aspectos positivos: A proposta é clara, com ações bem detalhadas, como o investimento em infraestrutura das UBS e na remuneração dos profissionais, além de envolver o Tribunal de Contas da União.
    • Pontos de melhoria: Para fortalecer a proposta, poderia ser interessante sugerir medidas de fiscalização da aplicação dos recursos e capacitação dos profissionais para melhorar o atendimento.
    • Nota estimada: 180/200.

    Nota final estimada: 920/1000

    Sua redação é bem elaborada, com argumentação coerente e proposta de intervenção sólida. Com pequenas melhorias na clareza e no detalhamento de alguns pontos, você tem um texto muito próximo de uma pontuação máxima.

    • 0
  2. Para avaliar essa redação de acordo com os critérios do ENEM, vou atribuir notas considerando as cinco competências da prova. Cada competência pode ter uma pontuação de 0 a 200, totalizando até 1000 pontos.

    Competência 1 – Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita:

    A redação apresenta uma linguagem formal, clara e coesa, com poucas falhas gramaticais ou de estrutura. Há domínio da norma padrão, o que contribui para a fluidez da leitura.

    Nota: 180/200

    Competência 2 – Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema:

    A autora compreende bem a proposta, abordando a problemática das Unidades Básicas de Saúde e citando exemplos como Irmã Dulce e a série “Sob Pressão”. Os argumentos são pertinentes e baseados em contexto social relevante. Contudo, uma citação de dados concretos (como estatísticas) poderia reforçar a argumentação.

    Nota: 160/200

    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações para defender um ponto de vista:

    O texto organiza bem as ideias, apresentando uma progressão lógica dos argumentos. A autora destaca a falta de investimentos, o abandono dos profissionais e o impacto disso no sistema público de saúde, construindo um ponto de vista consistente. A inclusão de uma referência cultural como a série “Sob Pressão” enriquece o texto, mas poderia ser explorada de forma mais aprofundada para reforçar a crítica.

    Nota: 160/200

    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

    A argumentação é bem estruturada, com uso de conectivos e variação de vocabulário, garantindo coesão e clareza entre as ideias. Há uma boa organização dos parágrafos, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos.

    Nota: 180/200

    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos:

    A proposta de intervenção é relevante e viável, enfatizando o papel do Estado e do Tribunal de Contas da União na melhora das Unidades Básicas de Saúde. Há uma boa sugestão de medidas práticas, como investimento em estrutura e remuneração dos profissionais, mas a proposta poderia ser mais detalhada quanto à forma de aplicação e monitoramento das ações.

    Nota: 160/200

    Nota final: 840/1000

    Essa redação tem uma argumentação consistente e bem estruturada, embora detalhes adicionais sobre a intervenção e alguns dados concretos pudessem fortalecer ainda mais o texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.