Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil

  • 1

Desde o descobrimento do Brasil, em 1500, as mulheres são taxadas com inferioridade e incapacidade no âmbito trabalhista, sofrendo diversas consequências – como a extrema invisibilização de suas profissões. Paralelamente ao fato, percebe-se que o fato ainda afeta a sociedade hodierna, uma vez que os desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil vêm sendo amplamente discutidos, configurando um grave problema social. Isso se deve, principalmente, à omissão social e à insuficiência legislativa.

Diante desse cenário, observa-se que a extrema omissão social é um fator que dificulta a resolução do empecilho. Nesse viés, conforme o sociólogo Émile Durkheim, o indivíduo só poderá agir na medida em que conhecer o contexto em que está inserido, ou seja, enquanto a população desconhecer a realização do trabalho de cuidado pela mulher no Brasil, o engajamento coletivo acerca do reconhecimento ao assunto não terá efeito, preservando a invisibilidade das mulheres nesse trabalho e dificultando o caminho para um país mais justo. Assim, se a omissão social persistir, o problema se agravará.

Ademais, a insuficiência legislativa também é um obstáculo para a solução do problema. Sob essa ótica, segundo a Constituição Federal Brasileira, promulgada em 1988, todos são iguais perante a lei – garantindo a igualdade de gênero, por exemplo. Entretanto, nota-se que tal garantia é negligenciada, pois a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher provém de uma grave exclusão social provocada pelo Estado que, logo, é adotada pela coletividade também, infringindo direitos básicos das mulheres – como a igualdade de gênero. Assim, se a insuficiência legislativa persistir, as mulheres continuarão sendo invisibilizadas no amplo cenário nacional.

Portanto, diante da problemática, faz-se necessária a adoção de medidas urgentes para erradicar o contratempo. O Estado deve efetuar a criação de palestras em praças públicas e instituições de ensino, por meio do direcionamento de verbas públicas, a fim de diminuir a extrema omissão social. Tal ação será divulgada na internet – forte hipermídia e contará com a participação de mulheres invisibilizadas no trabalho de cuidado para gerar comoção. Desse modo, naturalmente a coletividade cobrará a eficácia das leis. Dessa maneira, a persistência do conflito vivenciado desde o descobrimento do Brasil, em 1500, não continuará afetando o país e as mulheres terão seus devidos direitos.

Compartilhar

4 Correções

  1. Analisando sua redação, podemos atribuir as seguintes notas para cada competência:

    Competência 1: Demonstração de domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa (nota: 180/200)

    Sua redação apresenta uma escrita formal adequada, com bom vocabulário e estruturação de frases. No entanto, é importante prestar atenção em alguns erros de concordância e pontuação para garantir a correção gramatical do texto.

    Competência 2: Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos das várias áreas de conhecimento (nota: 180/200)

    Você compreendeu bem a proposta de redação e apresentou argumentos embasados, utilizando conceitos relevantes das áreas de sociologia e direito. Além disso, você relacionou o problema atual com a historicidade da questão, mostrando boa capacidade de análise.

    Competência 3: Seleção, relacionamento, organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos (nota: 190/200)

    Você selecionou informações pertinentes sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres e mostrou uma boa organização das ideias. Além disso, suas argumentações são bem desenvolvidas e sustentadas, demonstrando uma boa interpretação dos fatos apresentados.

    Competência 4: Demonstração de conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação (nota: 180/200)

    Você apresenta um bom domínio dos mecanismos linguísticos, utilizando um vocabulário adequado e uma estruturação de parágrafos coerente. No entanto, é importante revisar alguns erros de concordância e pontuação para aprimorar a fluidez e a correção gramatical do texto.

    Competência 5: Elaboração de proposta de intervenção respeitando os direitos humanos (nota: 190/200)

    Sua proposta de intervenção é adequada, sugerindo medidas concretas para enfrentar o problema da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres. Além disso, você destaca a importância de direcionar recursos públicos para a conscientização e mobilização da sociedade. A proposta está alinhada com os direitos humanos e mostra uma boa compreensão da temática.

    Total de pontos: 920/1000

    Sua redação apresenta uma abordagem consistente sobre a invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres no Brasil. Você demonstra bom domínio da escrita formal, compreensão da proposta, seleção e organização de informações, conhecimento dos mecanismos linguísticos e elaboração de uma proposta de intervenção adequada. Parabéns!

    • 0
  2. 900 jejjejrejjejejrjrjrjjdjejdjdjrjrjrjjrjrjrjrirjjrjririrjririiriririririririririririiririririririririririririrurururururutu6juturururhshdhdhdjdjdjdjdnfnfndnenwjsnndnendj4enndhenehehdh3behxh3ndhcjej3idnejduejejxjej2hdnfhsi2ejfnhw8sn4jr8dkwnxudnejxuj3hehdj3jdjj3isjwkhxuejwkid3nehj3neixejjsujejdudjejdhdhdhej3jxnenhwjdjdxjjwjjzjx

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.