Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.

  • 0

Embora os inúmeros avanços alcançados recentemente, um problema que permanece na sociedade brasileira atual se refere aos desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pelas mulheres. Essa situação pode ser observada não somente no silenciamento sobre a realidade cruel dessas mulheres, mas também na insuficiência legislativa.

Em primeiro plano, o silenciamento acerca desse terrível problema é uma infeliz realidade brasileira. Segundo Djamila Ribeiro, para pensarmos soluções para uma sociedade precisamos tirá-la da invisibilidade antes de tudo. No cenário nacional, isso torna-se verdade, visto que muitas mulheres, em situação de extrema pobreza, trabalham com o cuidado de crianças ou idosos desde muito jovens e sem receber recursos o suficiente em troca. Nas piores realidades, as trabalhadoras recebem o mínimo para sobreviver. Dessa forma, medidas são urgentes para atenuar esse cenário.

Além disso, a insuficiência legislativa contribui com a piora do tema. Como já dizia Cícero: “O melhor estímulo para cometer faltas é a esperança de impunidade”. Na ótica brasileira, isso ocorre visto que as leis são insuficientes para garantir o bem estar e a qualidade de vida da mulher que trabalha com o cuidado. A partir do momento em que as normas não são bem fiscalizadas, abre-se espaço para as faltas. Por conseguinte, são necessários meios para combater esse impasse.

Portanto, o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado é urgente. Posto isso, cabe ao Ministério Público, responsável por garantir os direitos do povo, implementar o combate à invisibilidade do tema, por meio da fiscalização das leis que garantem qualidade de vida e direitos humanos à trabalhadora brasileira, com a finalidade de contribuir com o pensamento de Djamila Ribeiro e tirar esse grupo da invisibilidade.

Compartilhar

3 Correções

  1. Competência 1 : 200
    Teve um erro apenas “bem-estar”.
    Competência 2: 200
    Seu repertório está coerente e legitimado, atendendo a proposta da redação e demonstrando conhecimento de várias áreas de conhecimento.
    Competência 3: 160
    A ideia da sua argumentação está excelente, mas faltou aprofundamento.
    Competência 4: 160
    Falta conectivos entre as orações nos desenvolvimentos, além disso não é o ideal utilizar “Primeiro plano e Além disso” entre os parágrafos, mas alguns corretores deixam passar.
    Competência 5: 200
    Mas acho importante ter a retomada do seu repertório.
    Total: 920

    • 0
  2. Sua redação está muito boa, mas acredito que falta mais conectivos e contextualizar quem é Cícero e Djamila. Mas vc usou repertórios muito bons, usou os elementos precisos da conclusão , mas senti falta do detalhamento e fecho de ouro. então acredito que sua nota seja 900+. Sua redação está muito boa, mas acredito que falta mais conectivos e contextualizar quem é Cícero e Djamila. Mas vc usou repertórios muito bons, usou os elementos precisos da conclusão , mas senti falta do detalhamento e fecho de ouro. então acredito que sua nota seja 900+

    • 1
  3. Olá sua redação está muito boa,encontrei um erro referente a uma palavra utilizada em seu texto,é importante contextualizar quem seria Cícero,pois apesar de você saber é necessário deixar isso claro para o corretor,o mesmo se refere a Djamila Ribeiro apesar de ser uma figura pública muito conhecida,importante na conclusão você reforçar seu detalhamento,o que essa visibilidade traria a esse grupo? Mas novamente seu texto está bom nota 940

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.