Na obra “Ensaio sobre a Cegueira” do português José Saramago, o autor utiliza o termo “cegueira branca” para definir a nação que finge não enxergar os problemas presentes em seu meio. Paralelo à literatura, a sociedade hodierna vai de encontro à ideia de Saramago no que se refere à invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Dessa forma, cabe destacar a importância de analisar como o intenso preconceito vigente na sociedade e a atuação insuficiente do Estado impulsionam a problemática, com o intuito de solucioná-la.
Precipuamente, nota-se frisar como a visão predominantemente preconceituosa dos cidadãos para com o trabalho de cuidado exercido pela mulher atua como fator de perpetuação do revés, tendo em vista que ainda são recorrentes os casos de discriminação de gênero, cor, etnia e estrato social relativos a essas trabalhadoras, o que acaba resultando consequentemente na desvalorização dos seus serviços. Concomitantemente a esse quadro, o escritor irlandês George Bernard Shaw afirma que sem a mudança de mentalidade dos indivíduos é praticamente impossível o progresso, isto é, quanto maior for o prejulgamento acerca do papel das trabalhadoras de cuidado femininas, maior será também a desvalorização de seus serviços para a sociedade e a economia.
Ademais, é notório salientar como a ineficácia do Estado perante a asseguração dos direitos dessas trabalhadoras corrobora com a vigência do óbice em âmbito nacional, haja vista que, embora tenha sido criado para garantir os direitos dos cidadãos e estabelecer relações harmônicas em seu meio, como dissertou o filósofo inglês Thomas Hobbes, este, na prática, se faz pouco presente na manutenção desses direitos, favorecendo o seu aspecto de invisibilidade. Logo, torna-se necessário inibir essa postura estatal.
Portanto, tendo em vista os argumentos supracitados, é preciso adotar medidas que visem atenuar a problemática. Dessarte, o Ministério da Cidadania, órgão estatal incumbido de garantir os direitos dos cidadãos, deve vincular campanhas publicitárias de conscientização a fim de reconhecer a contribuição das mulheres trabalhadoras de cuidado para com o corpo social, o que deve ser realizado por meio de parcerias com os veículos de imprensa de grande alcance. Concretizadas, tais medidas farão com que o cenário nacional possa desvincular-se da perspectiva de cegueira descrita por Saramago.
Jadson_Butzk
O texto é bom, e desejo contribuir de uma maneira geral, a qual creio ser favorável a tornar sua unidade textual ainda melhor, Joacélio. Então, segue a minha visão.
Tendo em vista o modelo de redação que você escolheu, do Enem, o texto característico é o dissertativo-argumentativo. Sendo assim, segue-se uma dissertação (prosa) com a finalidade de convencer o leitor sobre um ponto de vista apresentado na introdução, utilizando-se de argumentos consistentes para isso. Ademais, não menos importante, uma proposta para o problema apontado.
No quesito dissertação você foi bem, porém, para ficar melhor ainda, acredito que você teria vantagem em procurar estruturar melhor sua argumentação. Pois a redação em pauta se assemelha muito a uma exposição de idéias, o que não condiz com a finalidade de convencer o leitor sobre o seu ponto de vista apresentado.
Para contribuir melhor, segue um breve conselho: procure “quebrar” seu parágrafo em períodos menores. Fazendo assim você será capaz de simplificar a escita e, consequentemente, a leitura, de modo que o leitor seja capaz de assimilar mais facilmente o seu argumento ao texto, formando uma unidade textual clara e organizada.
De resto, apenas desejo bons estudos, pois falta pouco para que seja capaz de fazer textos talentosos. Desejo ter acrescentado na sua compreensão textual.
Elizangela Lopes
O texto é bom, e desejo contribuir de uma maneira geral, a qual creio ser favorável a tornar sua unidade textual ainda melhor, Joacélio. Então, segue a minha visão.
Tendo em vista o modelo de redação que você escolheu, do Enem, o texto característico é o dissertativo-argumentativo. Sendo assim, segue-se uma dissertação (prosa) com a finalidade de convencer o leitor sobre um ponto de vista apresentado na introdução, utilizando-se de argumentos consistentes para isso. Ademais, não menos importante, uma proposta para o problema apontado.
Jadson_Butzk
Você realmente usou control-C/V de só uma parte da minha correção? Huashushshu
Alam28012003
Vamos lá!
**Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.**
Seu texto apresenta uma boa estrutura e utiliza uma linguagem formal, demonstrando um domínio adequado da escrita.
**Competência 2: Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema.**
Você compreende bem a proposta, relacionando-a à obra de Saramago e abordando aspectos socioculturais. No entanto, uma análise mais profunda sobre as áreas de conhecimento poderia enriquecer a argumentação.
**Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.**
Há uma boa seleção de informações e argumentos, com destaque para a citação de George Bernard Shaw. A conexão entre a cegueira branca de Saramago e a invisibilidade do trabalho de cuidado pode ser aprimorada para uma argumentação mais consistente.
**Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.**
O uso de recursos linguísticos é eficiente, contribuindo para a clareza e coesão do texto.
**Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.**
Sua proposta de intervenção é coerente, indicando a necessidade de campanhas de conscientização. No entanto, detalhar como essas campanhas podem efetivamente impactar as mentalidades seria benéfico.
**Nota sugerida: 800 pontos.** O texto apresenta uma abordagem consistente, mas pequenos ajustes podem aprimorar a argumentação e fortalecer a conexão entre os elementos utilizados.