Desde a Grécia Antiga – lugar onde floresceu a democracia- as mulheres já tinham uma ampla tarefa referente ao cuidado com os filhos e coisas relacionadas ao lar. Além disso, eram excluídas do direito ao voto e de exercerem trabalhos remunerados. Analogamente, as mulheres brasileiras também exercem trabalhos de cuidado, só que diferente da Grécia, elas votam e fazem esses trabalhos tanto de forma remunerada quanto não. Contudo, quando os fazem são invisibilizadas. Dessa forma, é importante entender quais desafios reforçam esse quadro no país.
Em primeira análise, está o desafio da segregação ocupacional: a divisão entre profissões por gênero. Isso se aplica, pois em trabalhos majoritariamente masculinos, o salário é maior. Sob essa perspectiva, pode se dizer que historicamente as mulheres exerceram atividades como enfermeiras e professoras, por exemplo. Consequentemente, nas áreas da saúde e educação, há uma disparidade maior do que em áreas tais quais engenharia e arquitetura. Além disso, pode se dizer também que a segregação em destaque se constitui um descaso, haja vista o quanto os serviços de assistência foram importantes na pandemia e Segunda Guerra, por exemplo. Dessa forma, diante da evidente desigualdade, é importante encontrar maneiras de resolver o problema que assola o país.
Em segunda análise, está o desafio da ‘’economia do cuidado’’. Isso se aplica pois, no contexto capitalista, elas, não só lutam para garantir o sustento de sua família, como passam mais tempo que os homens em serviços domésticos. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios feita, em 2022, pelo IBGE, elas gastam quase o dobro do tempo deles em tais serviços. Além dessa constatação, é importante frisar ainda que o problema afeta até mesmo a saúde mental. Um exemplo disso, é ‘’o burnout materno’’: resultado do desgaste emocional e que reflete a pressão exercida nas mães para que se enquadrem no ‘’ideal de maternidade’’. Logo, diante, do que acarreta, sobretudo à saúde mental, é de extrema importância propor formas de enfrentamento à temática.
Logo, diante de todo o exposto, é viável que a Secretária da Mulher concentrada nos municípios atue em conjunto com os Estados por meio do evento ‘’Empoderadonas’’. Esse evento terá o intuito de não apenas divulgar a importância delas nos serviços de cuidado, mas também de levar as demandas laborais do público feminino, sobretudo das minorias- pretas, pardas indígenas – para serem debatidas no Congresso e senado. Ademais, ele deverá ocorrer semestralmente e servirá como base para que não haja invisibilidade quer seja nos trabalhos remunerados ou não. Assim, é possível ir muito além do contexto democrático grego.
Alam28012003
1. **Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa:**
– Nota: 170 pontos
2. **Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos:**
– Nota: 180 pontos
3. **Seleção, organização e interpretação de informações e argumentos:**
– Nota: 180 pontos
4. **Conhecimento dos mecanismos linguísticos:**
– Nota: 170 pontos
5. **Elaboração de proposta de intervenção:**
– Nota: 190 pontos
Sua pontuação total seria de 890 pontos em uma escala de 0 a 1000. Parabéns pela excelente performance!
JulianaCaetano0
………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….
gustavosa21
Apresentou um sólido repertório sociocultural, evidenciou proficiência na utilização da modalidade escrita formal/padrão, empregou adequadamente os conectivos, proporcionando uma boa fluidez ao texto. A estruturação revelou-se razoavelmente encadeada, explorando eficientemente os pontos cruciais do tema. O domínio na escrita argumentativa foi notável, culminando em uma conclusão abrangente que contemplou todos os elementos pertinentes.
c1: 200
c2: 160
c3: 140
c4: 160
c5: 200
Samoroso1
Corrige o meu pfvv
Samoroso1
C1: 160 tens um bom repertório gramático
C2: 120 texto bem coeso com o tema, porém teve certo foco na comparação com o homem que creio não caber, mas nada que prejudique muito a nota
C3: 160 o texto é rico em informações e tem base em áreas diversas do conhecimento
C4: 160
C5: 200 tua proposta de intervenção tá bem completa e coerente com o problema desenvolvido ao longo do texto.
Tua nota varia entre 760 e 840.
Mas, tentei fazer uma avaliação mais severa. Creio que tranquilamente passará dos 800.
Gledson Oliveira
mostrou bom repertório sociocultural, demonstrou bom uso da modalidade escrita formal/padrão, usou até bem os conectivos e o texto ficou razoavelmente encadeado, abordou os pontos principais do tema, demonstrou bom domínio da modalidade escrita argumentativa e a sua conclusão ficou completa abordando todos os elementos.
c1: 200
c2: 160
c3: 140
c4: 160
c5: 200
como a nota do enem é relativamente subjetiva, classificaria a sua nota com uma margem de 40 pontos para mais ou para menos.
assim sendo, sua nota ficaria entre 820 e 900 pontos (creio eu que será +840)
Samoroso1
Corrige o meu pfvv
Temóteo
C1 160 vc usou muito “elas” “delas” “deles” “eles”, não deve buscar sinônimos para a palavra mulher.
C2 140 no d1 vc tangenciou bonito viu, o tema é sobre trabalho de CUIDADO e não sobre os tipos de empregos remunerados feitos por mulheres e sua disparidade se comparada ao sexo masculino
C3 160
C4 160
C5 180 não vi detalhamento, e se deve não consegui identificar, portanto é legal vc colocar o detalhamento entre – ….. -. Pra ficar claro
Total 800
Obs: eu não recomendo vc utilizar dados dos textos motivadores, como as estatísticas do IBGE, isso demonstra pouco conhecimento sociocultural
Cleizianny
1ª competência (Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa): 160 pontos
2ª competência (Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos): 170 pontos
3ª competência (Seleção, organização e interpretação de informações e argumentos): 180 pontos
4ª competência (Seleção, organização e interpretação de informações e argumentos) : 170 pontos
5ª competência (Elaboração de proposta de intervenção): 190 pontos
Total de 870 pontos, sua redação está ótima
Samoroso1
Corrige o meu pfvv
TalesGC
1. **Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa:**
– Nota: 160 pontos
2. **Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos:**
– Nota: 170 pontos
3. **Seleção, organização e interpretação de informações e argumentos:**
– Nota: 180 pontos
4. **Conhecimento dos mecanismos linguísticos:**
– Nota: 170 pontos
5. **Elaboração de proposta de intervenção:**
– Nota: 190 pontos
Sua pontuação total seria de 870 pontos em uma escala de 0 a 1000. excelente !