Iniciante

Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.

  • 0

A constituição Federal de 1988, de extrema importância para a população, decreta que todos são iguais perante a lei. Porém, quando se trata da posição das mulheres na sociedade, essa afirmação não é posta em prática da forma que deveria ser, principalmente quando o setor falado é o trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Sob esse viés, diversos fatores sao responsáveis por tal situação, dentre eles estão os problemas devido a classe social e a desigualdade de gênero.
Primordialmente, durante o período escravocrata brasileiro, as escravas eram obrigadas a trabalhar cuidando dos filhos dos senhores de engenho, em troca de alimentação e moradia precária. Sob essa óptica, na atualidade é visto que nada evoluiu nesse quesito, quando as mulheres por problemas de classe social em situações de pobreza, acabam se submetendo a trabalhos de cuidado não remunerados ou muitas vezes mal pagos onde não conseguem nem se manter. Além disso, por conta desse reflexo, segundo uma pesquisa do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e estatística, feita em 2019, a carga horária das mulheres que trabalham domésticamente, é quase o dobro da dos homens.
Ademais, a desigualdade de gênero e a discriminação são fatores muito presentes e decorrentes quando se trata do sexo feminino. Cabe ressaltar o início do processo da república no Brasil, onde por muitos anos as mulheres não possuíam seu direito de voto por serem consideradas inferiores aos homens. Paralelo a isso, por causa da inserção tardia da mulher na sociedade, as sequelas deixadas são perceptíveis no mercado também. Dentro dessa perspectiva, a desvalorização da mulher no trabalho de cuidado com idosos, crianças, pessoas com deficiência e entre outros, é absurda.
Portanto, é de suma importância intervir nesse tipo de situação, assim destacando o Estado e investindo na criação de auxílios decentes para mulheres domésticas de baixa renda e reforçando a fiscalização quando se trata da discriminação e do preconceito contra a mulher. Além disso, campanhas midiáticas em prol da visibilidade do trabalho de cuidado, que acaba sendo esquecido mesmo com tanta importância. Desse modo, colocando em prática de fato o que se fala sobre igualdade diante da constituição Federal brasileira.

Compartilhar

7 Correções

  1. Ótima coerência no seu texto, entendi certinho seus argumentos e a sua defesa.

    Embasou os argumentos com ótimos repertórios

    Alguns desvios gramaticais, por exemplo na primeira frase da proposta de intervenção vc colocou: ”Portanto, é de suma importância intervir nesse tipo de situação, assim…. ”
    O correto é colocar um ponto depois da palavra situação e não uma vírgula.

    Na proposta de intervenção faltou o detalhamento e faltou citar qual órgão ia investir na criação de auxílios, dizer que seria o Estado é muito geral, poderia dizer que seria o Ministério da Cidadania ( Antigo ministério da cultura lembra?) por exemplo.

    A última oração da intervenção você poderia ter escrito de uma forma mais coesa, por ex: Desse modo, a igualdade assegurada na constituição Federal brasileira será visível no que concerne o trabalho de cuidado realizado pela mulher brasileira.

    De modo geral, pequenos pontos a serem melhorados, Parabéns continue assim!!
    Nota:
    C1 160
    C2 200
    C3 200
    C4 200
    C5 160
    Total 920

    • 1
  2. C1 160
    C2 200
    C3 160, visto que existem lacunas, uma vez que quando menciona alguma problema diante o tema, vc não explica o porquê aquilo é ruim, oque aquilo viola nos direitos.
    C4 200
    C5 120 não teve detalhamento nem finalidade
    Total 880

    Outro detalhe, não é recomendável que se utilize dados dos textos motivadores, no d1 vc usou além do repertório sociocultural, dados do IBGE fornecidos nos textos motivadores, se vc tivesse aprofundado sua argumentação mediante sua citação, certamente seria maior sua nota

    • 0
  3. Ótima redação!
    Só uma dica para qualificar ainda mais sua redação! Quando você cita “assim destacando o Estado e investindo na criação de auxílios decentes para mulheres domésticas de baixa renda e reforçando a fiscalização quando se trata da discriminação e do preconceito contra a mulher”, no lugar do Estado poderia citar Ministério do Trabalho e Emprego para que suas pontuações não sejam generalistas e sim específicas nas soluções apontadas.
    Continue praticando e o sucesso será concreto!

    Favor corrigir minha redação: https://psalm.escreveronline.com.br/redacao/tema-o-papel-do-estado-e-da-psicologia-na-superlotacao-carceraria-corrija-minha-redacao-que-eu-corrijo-a-sua-de-volta/

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.