Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado exercido pela mulher no Brasil

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A pensadora da contemporaneidade brasileira Djamila Ribeiro defende que : “para resolver os problemas da sociedade, é preciso tirá-los da invisibilidade. Tal linha de raciocínio, é visto nos desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil. Nesse contexto, percebe-se a configuração de um complexo problema, em razão da desvalorização financeira do trabalho e do preconceito que grande parte da sociedade têm com essas pessoas.
Diante disso,é preciso compreender inicialmente a desvalorização financeira do trabalho como perpetuador dos impasses para garantir visibilidade da mão de obra de cuidado realizado por muitas brasileiras. Nesse viés, é válido mencionar o Artigo 23 da Constituição Federal, que garante a todos o direito ao trabalho, à valorização do trabalho entre outros. Porém, fora do que garante a legislação, a prática da lei ainda está sendo escassa na sociedade brasileira, pois muitas mulheres ainda são desvalorizadas financeiramente, tendo que fazer horas extras para receber o mesmo valor que um homem recebe exercendo o mesmo trabalho. Assim, percebe-se a urgência de peoporcionar mais visibilidade e valorização a esse grupo.
Ademais, o preconceito que diversos indivíduos possuem pelas trabalhadoras domésticas ainda é um grande desafio para proporcionar visibilidade a esse grupo social no Brasil. Nesse sentido, é válido citar a pensadora brasileira Marilena Chauí, que, defende que : “os animais são seres naturais, os homens são seres culturais”. Tal pensamento, pode ser atrelado ao preconceito por grande parte da população relacionada a etnia e nacionalidade do indivíduo, o que gera entraves causando invisibilidade para o grupo afetado. Logo, percebe-se a urgência de combater o preconceito para garantir visibilidade do trabalho de cuidado exercido por muitas brasileiras da contemporâneidade.
Portanto, é urgente minimizar os enfrentamentos da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado por diversas mulheres no Brasil. Desse modo, cabe ao Ministério do Trabalho em ação conjunta com as diversas Secretarias de Trabalho dos estados, promoverem eventos de capacitação profissional para o grupo afetado, com o objetivo de que as mulheres conheçam os seus direitos trabalhistas e legislativos e passem a serem mais valorizadas na sociedade. Além disso, cabe ao Ministério da Mulher em ação conjunta com as Secretarias de Educação dos municípios, incluir o ensino sobre a diversidade de trabalhos e sua importância para a humanidade por meio de projetos socioculturais, com o objetivo de que a população passe a diminuir o preconceito contra essas trabalhadoras. Com a aplicação dessas ações, a teoria da pensadora Djamila Ribeiro poderá ser posta em prática.

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2 Correções

  1. Avaliação geral
    1. Demonstra domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 200.

    2. Compreende a proposta de redação e aplica conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200.

    3. Seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140.

    4. Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200

    5. Elabora proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200.

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  2. Olá, tudo bem? Comentarei brevemente sobre o texto e irei relacionar com as competências exigidas em seguida.

    A redação possui uma excelente estrutura argumentativa, com um bom repertório sociocultural, além de haver uma riqueza de elementos coesivos que favorecem a sua costura (coerência). Contudo, apesar de apresentar uma tese e argumentos desenvolvidos, eles se apresentam de forma pragmática, o que resulta numa lacuna entre o ponto de vista e os repertórios, ou seja, foram expressos insuficientemente. Há leves desvios de gramática e alguns vocábulos redundantes.

    Avaliação geral
    1. Demonstra domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 200.

    2. Compreende a proposta de redação e aplica conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200.

    3. Seleciona, relaciona, organiza e interpreta informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140.

    4. Demonstra conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200

    5. Elabora proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200.

    Nota total: 940

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