De acordo com a hipótese de Gaia, do cientista inglês James Loverlock, o planeta Terra é um imenso organismo vivo capaz de produzir energia para seu funcionamento, combater suas doenças e regular seu clima e temperatura. No entanto, sua capacidade de produzir condições ideais de vida vem sendo dificultada pelo enfrentamento de desafios para o desenvolvimento sustentável. Assim, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a omissão governamental e a influência midiática.
Inicialmente, é válido destacar a negligência estatal como agravadora da problemática. Sob essa ótica, segundo o filósofo Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Entretanto, devido a falta de políticas de monitoramento pelo governo, as empresas se sentem livres para produzir sem limite determinado, o que por sua vez apresenta consequências graves para a coletividade, como a grande liberação de gases poluentes nas cidades, prejudicando a saúde dos habitantes. Desse modo, a deficiência de ações do estado contribui para um grave problema social.
Ademais, o grande poder de influência da mídia apresenta-se como empasse na resolução do problema. Sob esse contexto, o filósofo Adorno afirma que a mídia possui grande capacidade de influenciar na conduta humana. Nesse ínterim, pela frequente veiculação, pelos meios de comunicação, de conteúdos que estimulam, por meio de propagandas manipuladoras, um alto número de compras diariamente, parte do corpo social se mostra induzidos a realizar tal ação, o que contribui para o crescente número de produção das empresas. Logo, a capacidade das tecnologias de influenciar a sociedade corrobora de forma intensa para esse agravante.
Portanto, medidas devem ser tomadas para mitigar essa mazela. Para tanto, o Governo, no desenvolvimento da sua função social, deverá intensificar o monitoramento das empresas, isso pode ser feito por meio da capacitação de pessoas para tal função, com fito de controlar a liberação dos gases poluentes no planeta. Ainda, a Mídia com seu grande poder de alcance, deverá produzir campanhas para apresentar as consequências do consumismo. Destarte, espera-se que o planeta volte a proporcionar condições ideais de vida para a humanidade.
Gabs1003
A sua introdução está boa, mas acho que você poderia ter desenvolvido melhor, o seu repertório estava ótimo. No seu desenvolvimento 1 e 2 você não argumentou bem, falta mostrar mostrar melhor seu ponto de vista, dica: você pode usar a relação causa e consequência. Faltou detalhar sua conclusão
Joao33333333
Muitos não estavam conectados , tanto o inicio quanto a continuidade não estão 100% conectados , pontuação ótima , alguns erros gramaticas , mas são apenas detalhes , muito bom a redação , fatos e informações apresentadas de forma correta. parabéns!!
texto estava muito fluído , direto , e rápido , problemas são erros gramaticais , e conclusão com todos os fatos. É tentar especificar menos.
railton
Introdução: está simples e direta, porém extremamente coerente com o que se espera de uma boa introdução. Contextualizou e mostrou o problema do tema, junto com os argumentos que seriam discutidos ao longo do texto!
Tanto no D1, quanto no D2, a linha argumentativa não está tão consistente assim, mas tem um ótimo repertórios e outros elementos importantes de um desenvolvimento.
Conclusão: Faltou apresentar alguns dos elementos que a competência 5 exige para a garantia de uma boa conclusão.
C1: 160 C2:160 C3:120 C4: 200 C5: 120