A luta contra as doenças
Uma vacina é composta por um agente causador de uma doença, que estando atenuado ou inativo, é capaz de estimular a produção de anticorpos, tornando o organismo humano imune à determinada patologia. Entretanto, há quem duvide da eficácia da vacinação, enquanto outros, infelizmente, não possuem acesso à ela, contribuindo para a formação de um caótico cenário acerca da saúde brasileira.
Em primeiro lugar, é importante destacar a responsabilidade das mídias sociais que, muitas vezes, disseminam notícias falsas sobre a funcionalidade das vacinas. Muitos pais, ao se depararem com informações do tipo \”vacinas causam autismo\” e \”se você tomar a vacina da gripe, ficará doente\”, negam-se a vacinar seus filhos. Decorrente disso, em 2016, a taxa de imunização contra a poliomielite ficou 10% abaixo da meta recomendada pela Organização Mundial da Saúde, de 95%.
Em segundo lugar, é preciso analisar a condição de milhares de pessoas que não dispõem de acesso às vacinas, seja por morarem longe de unidades de saúde, seja pelo desabastecimento das mesmas. Assim, com a população desprotegida, doenças já erradicadas estão reaparecendo, como o sarampo, por exemplo. Desse modo, é evidente que providências devem ser tomadas para alterar a presente situação.
Para que isso ocorra, o Governo Federal, juntamente com o Ministério da Saúde, deve criar um programa on-line, onde médicos estejam à disposição dos cidadãos, a fim de sanar dúvidas e mitos em relação às vacinas. Além disso, é de suma necessidade que haja campanhas de vacinação em zonas rurais e em lugares mais carentes, onde o acesso à saúde é mais difícil. É dessa maneira que as taxas de imunização chegarão próximo ao tão sonhado 100%.
luanmarchesi
Oioi, chuchu! Tudo bem por aí? Vou corrigir com os critérios do enem de base, ok?
1 – Domínio da norma padrão: 170/200
-Achei show, você escreve muito bem, talvez falte uma diagramação melhor dos parágrafos, mas deve ser por problema do site.
-Tente não começar com ” em primeiro lugar”, pois gera a impressão de reducionismo, como se fosse fácil de se resolver quando se trata de um tema tão complexo
-Pontuação bem adequada
-Cuidado com a concordância nominal: “É dessa maneira que as taxas de imunização chegarão próximo ao tão sonhado 100%.” próximo se refere às taxas de imunização, deve estar no feminino plural também: “chegarão próximas”
– Seria interessante os dois pontos antes de elencar as frases em aspas
2 – Compreensão da proposta de redação: 180/200
Você desenvolveu bem o tema proposto e foi de acordo com o que você mesma propôs. Poderia ter feito uma introdução mais condensada e um desenvolvimento mais focado.
3 – relacionar, selecionar, organizar e interpretar: 170/200
Achei bem interessante que você buscou dados para apoiar seu argumento, porém acho que poderia ter explicado melhor da onde surgem as informações desencontradas acerca de vacinas e quais os exemplos práticos disso.
4 – Conhecimento da estrutura do texto argumentativo: 180
Em geral, apresenta-se dividido em introdução (1º parágrafo), desenvolvimento (2º, 3º) e conclusão (4º parágrafo). Bem estruturado, mas leia as informações acima, também interferem aqui.
5 – Elaboração de propostas de intervenção para o problema abordado
Seria legal você demonstrar conhecimento do que já existe em relação a acesso às vacinas, use o momento de redação para pesquisas acerca dos temas propostos