Iniciante

Desafios Para Formação Educacional de Surdos no Brasil

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É de conhecimento geral que pessoas com deficiência auditiva encontram desafios para sua formação educacional numa sociedade capacitista , onde vêem elas como pessoas incapazes de viverem em sociedade normalmente.

Ao examinerem as escolas do país, percebe-se que são poucas que possuem infraestrutura adequeda para eles, como profissionais com conhecimento da linguagem de sinais (Libras), difucultando o aprendizado e comunicação delas. a Lei N° 10.436 vê a Libras como linguagem oficial, porém são poucos profissionais que sabem utilizá-la, ou por que não possuem interesse, ou por que é pouco discutida.

Outra preocupação, é de não ser uma matéria “obrigatória” na grade curricular, muitos surdos relatam já terem sofrido “Bullying” ou até mesmo terem sido excluídos de atividades escolares, por não consiguerem se comunicar, o que faz com que muitos desistam da escola.

Além disso, na vida adulta são desclassificados das entrevistas de emprego, por não serem o “tipo ideal” da empresa, vivemos uma cultura capacitista, onde o que não é considerado “normal”, não deve viver em harmonia com a sociedade, no documento “do direito a educação”, é dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar uma educação de qualidade, colocando-a a salvo de toda forma de violência, negligência e discriminação.

Em virtude do que foi mencionado, cabe ao poder legislativo a ampliação da lei N° 10.436, considerando a linguagem de sinais como matéria obrigatória na grade curricular do ensino, melhorando o aprendizado, comunicação e a inclusão de pessoas surdas, e ao Ministério da Educação, vigilância e melhorias nas escolas que não possuem infraestruturas adequedas a essas pessoas, garantindo seus direitos perante a lei, com profissionais qualificados e com conhecimento da lingua de sinais, assim diminuindo os desafios enfretados pelas pessoas surdas no Brasil.

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3 Correções

  1. Indico o uso de 4 parágrafos, pois a introdução inicial parece um pouco desconexa do corpo do texto. Com uma melhor organização, ficaria uma ótima maneira de se iniciar a redação. O desenvolvimento possui bons e válidos argumentos que necessitam de um aprofundamento pra fazerem sentido e mostrar ao leitor seu domínio no assunto, mesmo que o conhecimento não seja amplo rs. O maior quesito do seu texto são os erros ortográficos, a maior parte voltado ao uso da vírgula. Conclusão boa, cumpre todos os requisitos.

    C1: 100
    C2: 120
    C3: 180
    C4: 120
    C5: 180
    T: 700

    Continue escrevendo! :)

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  2. Parabéns, gostei muito da sua redação. Achei que você tem uma boa dominação da língua, a sua conclusão está perfeita. Mas tenho só uma observação pra fazer, talvez você poderia organizar um pouco mais os seu parágrafos introdutório, visualmente a sua estrutura da introdução ficou um pouco confusa. Fora isso o seu texto está maravilhoso!!!

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  3. A obesidade é definida por um IMC≥30 e está associada a inúmeras co-mobilidades. A
    sua prevalência a nível mundial tem aumentado dramaticamente nas últimas décadas, sendo
    tão elevada que a OMS considera esta doença a epidemia global do século XXI. Em Portugal a
    obesidade também constitui um sério problema de saúde pública.
    Neste sentido, realizei um estágio extra-curricular, com a duração total de
    aproximadamente 400 horas, inserido na área dos Cuidados de Saúde Primários, que teve
    como principais objectivos implementar uma estratégia de redução de peso em utentes obesos
    no contexto dos cuidados de saúde primários, bem como iniciar um programa de rastreio de
    co-morbilidades associadas à obesidade.
    Foram rastreados 174 utentes, dos quais resultaram 30 obesos que participaram no
    programa. Este consistiu em reuniões individuais que tinham por objectivos uma educação
    terapêutica, abordando temas como estilos de vida saudáveis, co-morbilidades associadas à
    obesidade e benefícios da perda de peso; e o rastreio de co-morbilidades existentes nos
    doentes obesos.
    Durante o estágio, tive ainda a oportunidade de participar em actividades no âmbito da
    saúde pública relacionadas com a prevenção da obesidade.
    Com o objectivo de avaliar a eficácia das estratégias implementadas, desenvolvi ainda,
    em paralelo, um projecto de investigação que tem por tema “Obesidade e excesso de peso:
    eficácia da abordagem ao nível dos cuidados de saúde primários”.
    Este estágio excedeu por completo as minhas expectativas em termos de ganhos
    profissionais e principalmente pessoais. Permitiu-me desenvolver competências na área da
    comunicação e da liderança e aprofundar conhecimentos relativos à obesidade. Fui ainda
    confrontada com a necessidade de me adaptar à população-alvo.
    De todas as vivências, a que mais me marcou foi, sem dúvida alguma, a adaptação à
    responsabilidade.
    Foi um trabalho gratificante, que contribuiu enormemente para me preparar para o
    exercício profissional autónomo e responsável das minhas actividades futuras como médica.

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