Desafios para diminuir as diferenças existentes entre as regiões do Brasil.

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A constituição brasileira de 1988, carta cidadã, garante a isonomia, princípio de igualdade de tratamento entre os cidadãos, como alicerce do Estado Democrático de Direito. No entanto, quando se observa as desigualdades existentes entre as regiões do Brasil, tal princípio constitucional é identificado na teoria e não desejavelmente na prática. Esse cenário antagônico é fruto tanto da inoperância estatal, quanto da falta de incentivos econômicos nas regiões mais pobres do país. Tornando-se importante o combate às desigualdades.

 

Nesse sentido, é fundamental pontuar que as desigualdades existentes entre as regiões do Brasil derivam da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que reduzam essa realidade. Segundo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o desenvolvimento e o bem-estar da população. Entretanto, isso não acontece no Brasil, uma vez que, cada vez mais as regiões pobres da federação, como o nordeste e norte, são marginalizadas em detrimento das regiões mais ricas, no que se refere aos índices socias de acesso à serviços básicos de saúde, educação e segurança. Resultando em última análise no aumento exponencial das desigualdades.   Tudo isso é reflexo da distribuição desigual dos recursos destinados pelo Estado, inviabilizando, por sua vez o “bem-estar” proposto por Hobbes. Dessa forma, faz-se mister a reformulação dessa postura Estatal.

Ademais, é imperativo ressaltar a falta de fomento econômico como promotor do promotor do impasse. De acordo com o IBGE, as desigualdades entre as regiões do Brasil têm como causa a baixa produção econômica dos Estados mais pobres. Constata-se então, que tal realidade é corroborada pelo baixo fomento das relações econômicas, já que as regiões que tem um baixo produto interno bruto, também são as que mais sofrem com as mazelas da pobreza. Dessa forma, é de suma importância a ajuda dos governos estaduais, no que tange incentivos fiscais para abertura de empresas e desburocratização das relações econômicas, o que irá ter como consequência uma redução dos aspectos desiguais entre as regiões do Brasil, já que a baixa produção econômica contribui para a permanência desse quadro deletério.

Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço do problema, no tecido social brasileiro. Dessarte, com o intuito de mitigar o problema o Estado, por meio do Ministério da economia, deve criar um projeto de distribuição igualitária dos recursos entre as regiões do brasil bem como incentivar microempreendedores através de auxílios fiscais, nesse projeto estarão presentes economistas, empresários e especialistas. Desse modo, atenuar-se-á em médio e longo prazo o impacto nocivo dessa querela. Construindo-se então, uma sociedade fiel à sua carta magna.

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1 Correção

  1. Introdução:

    Constituição e sinônimos são com letra maiúscula: Carta Magna, Lei Magna, Constituição federal, Carta Cidadã

    Erro de vírgulas: Quando o “e” é utilizado com o sentido de oposição, expresso por uma conjunção adversativa (mas, porém, contudo, entretanto, todavia, etc.), utilizamos a vírgula. Correção: tal princípio constitucional é identificado na teoria, e não desejavelmente na prática.

    Você concorda comigo que essas orações não estão muito coesas e poderiam ser escritas de outra forma para o texto ficar mais fluido?

    É um pouco difícil identificar sua tese, mas ela está ali.

    Parabéns por colocar os dois argumentos na introdução, demonstrando organização e planejamento textual.

    1° parágrafo:

    Parabéns pelo uso desse conectivo de início de parágrafo.

    Erro de vírgulas, termos explicativos ficam entre vírgulas, correção: “Resultando, em última análise, no aumento exponencial das desigualdades.”

    A frase que citei acima está muito curta, é importante pra manter a estética e coesão do texto você fazer orações nem muito grandes e nem muito pequenas, seguindo um padrão.

    Erro de vírgulas, correção: Tudo isso é reflexo da distribuição desigual dos recursos destinados pelo Estado, inviabilizando, por sua vez, o “bem-estar” proposto por Hobbes.

    Você tem uma argumentação forte e problematiza muito bem, mas buscou reescrever esse parágrafo numa folha modelo enem? Ele parece muito grande, talvez sua letra seja pequena, mas cuidado pra não ultrapassar o número de 30 linhas ou dar a impressão de que você está “enchendo linguiça”.

    Essa mini conclusão que você fez ao fim do parágrafo não é necessária, talvez você possa retirá-la.

    ——————————————————————————————————————

    2° parágrafo:

    Parabéns pelo uso do “Ademais”.

    Você deve explicar a sigla do IBGE. É necessário que o aluno indique o nome inteiro pelo menos no momento de apresentação do órgão, por exemplo: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),… Posteriormente, quando o candidato for retomar alguma ideia ou apresentar novos dados da mesma referência, ele pode utilizar somente as siglas, por exemplo: De acordo com o IBGE…

    Eu creio que foi erro de digitação, mas mesmo assim perde pontos com essa repetição de palavras tirando toda coesão, correção: é imperativo ressaltar a falta de fomento econômico como um agente promotor do impasse.

    Seria interessante um conectivo antes do dado do IBGE, além de novamente se atentar pro tamanho das orações, seu texto não está esteticamente bonito, visto que algumas frases estão gigantes e outras pequenas.

    Erro de vírgulas, correção: “Constata-se, então, que tal realidade é corroborada pelo baixo fomento das relações econômicas, visto que as regiões que tem um baixo produto interno bruto também são as que mais sofrem com as mazelas da pobreza.”

    Erro ortográfico e de virgula, correção: Dessa forma, é de suma importância a ajuda dos governos estaduais no que tange aos incentivos fiscais para abertura de empresas e a desburocratização das relações econômicas…

    Você usa muito “já que”, repetição.

    Você argumenta muito bem, mas a falta de coesão deixa o parágrafo sem clareza, tornando o argumento fraco.

    Não é interessante usar muito o futuro na redação, é bom sempre usar o tempo verbal no presente, evite o passado e futuro, pois os temas do enem sempre são atuais.

    ——————————————————————————————————————-Conclusão:

    Erro de vírgulas, nunca separe o sujeito da oração, correção: Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço do problema no tecido social brasileiro.

    Brasil é com letra maiúscula.

    Dois Erro de vírgulas novamente,correção: Dessarte, com o intuito de mitigar o problema, o Estado, por meio do Ministério da economia, deve criar um projeto de distribuição igualitária dos recursos entre as regiões do Brasil, bem como incentivar microempreendedores através de auxílios fiscais. Diante disso, nesse projeto estarão presentes economistas, empresários e especialistas. Desse modo, atenuar-se-á em médio e longo prazo o impacto nocivo dessa querela. Construindo-se, então, uma sociedade fiel a sua Carta Magna. (Quando o pronome possessivo é adjetivo e feminino (sua, minha, nossas, tua, etc.), o uso da crase é facultativo.)

    Fica muito estranho esse tempo verbal que você ta usando, tente ler redações nota mil e se inspirar.

    Agente: correto (estado)

    Ação: correto. (criar projeto)

    Modo/meio: correto (ministerio da economia)

    Detalhamento: incorreto (falta detalhes)

    Efeito: correto (atenuar o impacto nocivo)

    PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.

    Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:

    Quem vai resolver o problema? (AGENTE)

    O que ele fará? (AÇÃO)

    Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)

    Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)

    Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)

    C1: LÍNGUA PORTUGUESA 120 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) muitos erros de virgula, crase e ortografia

    C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).

    C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) sua dificuldade na c4 afeta a c3.

    C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 120 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) atente-se ao que eu pontuei em casa parágrafo

    C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) falta 1 elemento.

    NOTA FINAL: 760

    Você escreve muito bem, está muito acima da média dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.

    Espero ter ajudado!

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