A Carta Magna do Estado brasileiro, vigente atualmente, assegura a todos os cidadãos o principio da isonomia, ou seja, todos são iguais perante a lei, tendo os mesmos direitos e deveres. Entretanto, no que concerne a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil a realidade é outra. Nesse sentindo, cabe analisar os grandes impasses que dificultam a solução dessa problemática.
Em primeira análise, cabe ressaltar que o descaso e má gestão governamental contribuem diretamente na ocorrência do problema. Em um a série de reportagens das grandes emissoras do país, como Globo, Sbt e Record, foi noticiado o grande atentado ao povo indígena Yanomami, onde toda a aldeia foi dizimada por garimpeiros ilegais. Nesse sentindo, vemos o descaso por parte do governo Federal que tem por dever fiscalizar e preservar as comunidades que além de humanos e cidadãos tem um grande valor histórico para a sociedade brasileira.
Ademais, o legado histórico é também um grande impasse na resolução dessa problemática. O Estado brasileiro como é conhecido hoje passou por diversas transformações econômicas e sociais no decorrer do tempo. Colonizado por Portugal a história mostra a luta e o sofrimento dessa parcela da sociedade como é o caso dos indígenas e escravos. Sob esse viés, observamos a origem da opressão sofrida pelas comunidades e povos tradicionais desde a colonização sob um olhar elitista. Logo, percebemos que o Estado brasileiro infelizmente não faz valer a sua constituição.
Portanto, é notório que medidas sejam tomadas para a resolução do problema. Assim, o Governo Federal deve criar o Ministério das Comunidades e Povos Tracionais, ajudando por meio da criação de uma Polícia Ambiental, preservação do meio ambiente onde existem comunidade tradicionais e o incentivo ao turismo, a fim de proteger e preservar essa tão importante parcela da população. Essas ações se tomadas no presente poderão mudar o futuro, assim como diz o grande filósofo Heráclito de Éfeso: “não existe progresso sem mudança.
deusevan
Tua redação ta excelente, a única observação é que tu deves apresentar teus tópicos frasais (argumentos) na introdução, a fim de que fique explícito ao leitor sobre o que será tratado.
O corretor busca informações claras e coesas, portanto é interessante evitar o uso de expressões muito vagas ou indeterminadas, como você tilizou no final do parágrafo da introduçâo, ademais, quanto ao restante do texto, você desenvolveu bem seus argumentos, além de fazer um bom uso das diversas àreas do conhecimento. A seguir nota por competência:
C1- 160
C2- 180
C3- 180
C4- 170
C5- 200
TOTAL: 890
Lucasjs04
Olá, Fera!
Eu sou professor de redação e posso fazer uma correção detalhada do seu texto a partir das competências do Enem e também estimar uma nota. Se tiver interesse, me manda uma mensagem através do meu e-mail, [email protected].
Valor simbólico: $2,50
Aguardo seu contato!
Prof Lucas, Abc.