Iniciante

Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil

  • 0

O processo de colonização fez com que houvesse uma desvalorização dos costumes desta terra. Atualmente, o Brasil não valoriza grupos com costumes antigos. A falta  de conhecimento histórico e o distanciamento cultural são os desafios para valorização de comunidades e povos tradicionais.

Em primeiro plano, a memória histórica dos brasileiros é curta. Os indígenas foram massacrados pelos portugueses, sendo que a população diminui drasticamente. Este fato evidencia a importância da proteção desse povo que foi esquecido. Eles guardam grandes conhecimentos sobre a natureza e o território brasileiro, sendo um patrimônio cultural do Brasil.

Por consequência, grande parte da população não teve a experiência de conhecer esses grupos e entender sua importância. Famílias indígenas, ciganas e de pescadores são um acervo cultural, podendo encontrar nelas o passado do Brasil. Por exemplo, os extrativistas foram importantes durante o Brasil colônia e Imperial no fortalecimento da economia  de exploração, havendo um grande acervo histórico.

O Governo Federal, como protetor da história e cultura do Brasil, deve elaborar campanhas publicitárias para divulgar esses povos, por meio de canais de televisão e redes sociais, visando uma sociedade multicultural para próximas gerações.

 

(Correção Modelo Enem)

Compartilhar

3 Correções

  1. Seu texto é muito bom.

    Apresenta poucos erros de português. Entretando, senti falta de mais contextualização, principalmente na introdução. Acredito que vai perder alguns pontos na 2ª competenca por isso. Achei sua conclusão muito fraquinha, faltou detalhar mais. Outro ponto positivo é que vc articula muito bem o texto.

    Sua nota deve ser algo em torno de: 640 – 720.

    • 1
  2. Primeiramente, sua escrita é otima não achei nenhum erro de digitação e o texto é um dissertativo-argumentativo muito centrado e sem fugir do tema. Sobre a introdução esta muito bem explicada e da para entender sobre o tema; que é um problema e as causas dele. Sobre o segundo paragrafo falta a explicação da primeira tese ou seja, o que causou o afastamento histórico. E isso esta diretamente ligado ao paragrafo posterior, que parece que é a segunda parte do desenvolvimento que deveria ter acabado naquele mesmo paragrafo. E foi muito bem usado o exemplo dos extrativistas e sobre a conclusão poderia ter feito ela mais dramatica visando que é um problema.

    • 1
  3. C1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa.
    Nota: 160

    C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto.
    Nota: 200

    C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Nota: 140

    C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Nota: 140

    C5: Proposta de intervenção e respeito aos direitos humanos.
    Nota: 200

    Total: 840

    • 1
  4. Oi, boa tarde!

    No geral, seu texto está bom, com uso de conectivos e poucos erros gramaticais. No entanto, ele ficou extremamente raso, principalmente na parte de argumentação, contando com várias informações rasas. Por exemplo, no segundo parágrafo, como o fato dos índios serem massacrados comprova a importância deles? Ademais, senti falta de outro repertório além da alusão história (livro, filme, série, etc), como: Avatar, Iracema, A Mulher Rei, etc.

    No mais, sua redação está ótima, espero que tire +900 ♡

    Obs: Eu também fiz o Enem esse ano e entendo que era um tema difícil, não pelo assunto em si, mas pela imensa generalização da frase tema, que deixa a escolha de deixar a redação rasa (C2) ou tangenciar o tema (C3).

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.