Desafios para a valorização da herança africanas

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No trecho da música “CORRA” do cantor Djonga cita “éramos milhões, até que vieram vilões… eles tinham a póvora”. De maneira análoga a isso, na realidade brasileira, a luta sobre a valorização da herança africana é deficiente. Diante disso, a negligência governamental e o silenciamento mediático são os principais fatores para esse quadro.
Primeiramente, o governo deve se atentar a fiscalização de preconceitos quantos costumes desses povos. De acordo com Gilberto Dimenstein, em sua obra o “Cidadão de papel”, a cidadania e seus direitos ficam apenas inertes no papel, ou seja, as leis que assegurariam a população negra, como a lei do racismo, não funcionam.
Em segundo plano, é de extrema urgência que a mídia se posicione mais sobre o legado de crenças, de forma que, as informações sejam mais divulgadas. A Constituição de 1988 garante direito e o bem-estar de todos, mas sabe-se que os povos africanos passam por diversas criminalizações apenas por seguir as suas tradições, assim, não garante o bem-estar dos mesmos.
Portanto, o governo deve conscientizar a população e valorizar a herança africana, através de palestras e propagandas em aparelhos eletrônicos, visitas domiciliares a quem precisa por meio de falas, vídeos e discursos, com a finalidade de diminuir os preconceitos a esses povos, aumentando as fiscalizações e fazendo com que todos tenham o seus direitos conforme são prescritos na lei.

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4 Correções

  1. Competência 1: Domínio da norma padrão da língua escrita
    Nota: 160
    – Pontos positivos: Bom uso da norma padrão, com poucas falhas.
    Competência 2: Compreensão do tema e desenvolvimento coerente
    Nota: 180
    – Pontos positivos: Apresentação do tema relevante e desenvolvimento lógico.

    Competência 3: Estruturação da argumentação
    Nota: 160
    -Pontos positivos: Argumentos relevantes e coerentes.
    Competência 4: Utilização de repertório sociocultural
    Nota: 180
    – Pontos positivos: Referências adequadas.
    Competência 5: Redação clara e coesa
    Nota: 160
    – Estrutura razoável e ideia central presente.

    Nota Total: 840/1000

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  2. A redação tem bom uso de citação como a const de 1988 e a parcela de culpa estatal no tema demostrado.

    Acredito que faltou um detalhamento e um texto mais coeso. De resto vejo que está de dorma ok

    Pontos a melhorar: coesão,detalha proposta de intervenção e específica as consequências.

    Nota:600-700 pts

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  3. Nota: 740/1000

    Pontos Fortes:

    – Estrutura geralmente clara, mas com algumas falhas
    – Uso de vocabulário apropriado em alguns pontos

    Pontos Fracos:

    – Introdução extremamente superficial e sem relevância
    – Falta absoluta de exemplos concretos e significativos
    – Argumentos fracos e não desenvolvidos
    – Conclusão previsível e sem impacto
    – Erros graves de concordância verbal e pontuação
    – Uso excessivo de frases simples e falta de variedade

    Competências da Redação do ENEM:

    – Domínio da Língua Portuguesa: 140/200
    – Compreensão e Interpretação de Textos: 150/200
    – Capacidade de Argumentação: 130/200
    – Capacidade de Expressão e Comunicação: 120/200
    – Contextualização Sociocultural: 150/200

    Observações:

    – A redação carece de profundidade e maturidade.
    – A falta de exemplos concretos e significativos enfraquece os argumentos.
    – A conclusão não adiciona valor à discussão.
    – Os erros de concordância verbal e pontuação demonstram falta de cuidado.

    Recomendações:

    – Desenvolver uma introdução mais atraente e relevante.
    – Incluir exemplos concretos e significativos para ilustrar os pontos.
    – Aprofundar os argumentos e desenvolver melhor as ideias.
    – Revisar a conclusão para torná-la mais impactante.
    – Corrigir erros de concordância verbal e pontuação.
    – Variar a estrutura das frases para melhorar a fluidez.

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  4. Aqui está uma avaliação detalhada para o seu texto com base nos critérios do ENEM:

    ### Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
    A redação apresenta alguns erros gramaticais e ortográficos que comprometem a clareza do texto. Exemplos incluem “a póvora” (correto: “a pólvora”), “a fiscalização de preconceitos quantos costumes” (correto: “quanto aos costumes”), “direito e o bem-estar de todos” (correto: “direitos e o bem-estar de todos”), e “o seus direitos” (correto: “os seus direitos”). Esses erros interferem na fluidez e na formalidade do texto.

    **Nota sugerida: 120/200**

    ### Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos para desenvolver o tema
    O tema da valorização da herança africana no Brasil é abordado de forma pertinente, e o texto apresenta uma reflexão sobre a negligência governamental e o papel da mídia no contexto. A citação de Djonga e Gilberto Dimenstein reforça o entendimento do tema e contribui para a construção da argumentação. No entanto, em alguns momentos, a argumentação poderia ser mais direta e clara.

    Nota sugerida: 160/200

    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Os argumentos sobre a negligência governamental e a falta de apoio da mídia são relevantes, mas poderiam ser melhor desenvolvidos para sustentar a argumentação. A conexão entre os pontos abordados às vezes fica um pouco vaga, e a organização das ideias poderia ser mais lógica e coesa.

    Nota sugerida: 120/200

    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Há algumas falhas na coesão do texto, como no uso de conectivos (“de forma que,” e “assim, não garante o bem-estar dos mesmos”) e na estruturação de frases. Isso interfere um pouco na clareza e fluidez da argumentação. Um uso mais estratégico de conectores ajudaria a tornar a argumentação mais clara e fluida.

    Nota sugerida: 120/200

    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos
    A proposta de intervenção é coerente com o problema discutido e inclui ações como palestras, propagandas e visitas domiciliares. No entanto, falta detalhamento e viabilidade em alguns pontos, como as visitas domiciliares, que poderiam ser substituídas por uma proposta mais prática, como campanhas educacionais nas escolas ou em mídias sociais.

    Nota sugerida: 160/200

    Nota Final Estimada: 680/1000

    Para aprimorar a redação, seria ideal corrigir os erros de gramática, melhorar a organização das ideias e estruturar uma proposta de intervenção mais prática e detalhada.

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