Desafios para a valorização da herança africana no Brasil.

  • 1

   A Constituição Federal de 1988 — documento jurídico mais importante do país — prevê o acesso à cultura e representatividade a todos os cidadãos. Entretanto, tal prorrogativa não é praticada efetivamente em relação à valorização da herança africana no Brasil. Com efeito, para reverter esse entrave, é preciso analisar a negligência governamental e o silenciamento social diante da problemática.

   Acerca dessa lógica, deve-se ressaltar que ausência de medidas governamentais prorroga a desvalorização da cultura africana no país. Consoante as ideias do filósofo John Locke, essa omissão configura uma quebra do contrato social, que afirma que o poder público deve garantir os direitos fundamentais como o direito à igualdade cultural aos cidadãos. Dessa forma, a negligência do Estado acarreta impactos como: o preconceito diante de costumes e tradições dessa cultura. Portanto, enquanto a negligência estatal se mantiver, o direito à igualdade será exceção no território nacional.

    Ademais, cumpre destacar o silenciamento da sociedade sobre a importância da valorização da herança de um povo em um país. De acordo com o pensador Jean-Paul Sartre, na obra “O ser e o nada”, as sociedades modernas evitam debater temas sensíveis. Desse modo, tal citação em prática ocorre a invisibilidade de um grupo social, acarretando situações como: a falta de representatividade negra nas escolas e nas mídias televisivas. Diante disso, se a omissão da sociedade brasileira continuar presente no cotidiano, os afrodescendentes permanecerão fragilizados e marginalizados.

     Fica claro, portanto, que as questões referentes à valorização da Herança africana enfrentam desafios que devem ser combatidos no Brasil. Para tanto, cabe ao Governo Federal — instância máxima administrativa — junto a mídia, estabelecer projetos públicos sobre a importância do acesso à cultura e a representatividade no eixo social, através de propagandas televisivas, a fim de garantir que os costumes e tradições não sejam folclorizados e permaneçam para as gerações futuras. Por conseguinte, com a realização dessas ações concretas, não há dúvida que haverá o cumprimento das garantias constitucionais previstas na Carta Magna.

Compartilhar

5 Correções

  1. Seguindo as competências do ENEM (e a minha opinião nada especializada 😅):
    C1: 200 | C2: 200 | C3: 200 | C4: 160 | C5: 200
    Nota final: 960

    Tópicos positivos que me chamaram atenção:
    1. Vocabulário e Conectivos: Seu vocabulário é muito rico, demonstrando uma forte base e estrutura para dissertações em diferentes níveis e contextos. Além disso, os conectivos foram bem utilizados e definidos, como se estivessem exatamente onde deveriam estar, trazendo uma harmonia e fluidez para a redação.
    2. Coerência: Você soube explicar suas ideias e conseguiu defendê-las até o fim.
    3. Repertório: As referências que você usou foram muito bem colocadas e aprofundadas.

    A única coisa que observei que poderia estar diferente, é o uso dos dois pontos (:) nos trechos “Dessa forma, a negligência do Estado acarreta impactos como: o preconceito diante de costumes e tradições dessa cultura.” e “Desse modo, tal citação em prática ocorre a invisibilidade de um grupo social, acarretando situações como: a falta de representatividade negra nas escolas e nas mídias televisivas.”, pois acredito que o uso dessa pontuação foi desnecessário e, no momento da leitura, gera uma quebra de expectativa.

    No mais, parabéns! Ótima redação.

    • 0
  2. C1- 160
    C2- 200
    C3- 160
    C4-160 à 180
    C5-200 (proposta completa)

    entre 880 e 900

    Comentário: Sua redação está muito boa!
    Acredito que poderia ter argumentado um pouco mais e se aprofundado no assunto, mas isso não interfere na qualidade do seu texto.

    A adequação ao tema está perfeita, o único ponto é que talvez tenha faltado usar a palavra chave “DESAFIOS” na sua introdução.

    Sua escrita é ótima. Parabéns!

    • 1
  3. Alguns pontos positivos na sua redação:
    •Estrutura lógica e organizada, de fácil compreensão
    •Uso de citações de Filósofos
    •Argumentação clara e coerente
    •O uso de Conectivos adequados

    Sugestão de melhoria:
    •Mais exemplos concretos
    •Correção de ortografia gramática “Silenciamento social” -> “omissão social”
    Considerando os critérios do ENEM, eu daria uma nota entre 850 a 900 para sua redação, parabéns!!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.