A escritora nigeriana Chimamanda Adichie afirma que a mudança do “status quo” é sempre penosa, ou seja, existem paradigmas que rejeitam as transformações necessárias. Sob essa óptica, a desvalorização do legado de matriz africana é uma grave problemática contemporânea no Brasil, enquadrando-se na perspectiva da autora. Esse problema é intensificado devido à inércia governamental e à lacuna educacional, fatores que dificultam a conscientização e a adoção de medidas eficazes.
Em primeira análise, a ineficácia do poder público configura-se como um obstáculo para mitigação da falta de reconhecimento da herança africana. O filósofo Friedrich Hegel defende que o Estado é o pilar fundamental para a organização social, cabendo a ele a promoção do bem coletivo. Entretanto, o governo não tem garantido a efetivação desse dever, visto que a cultura-afro é marginalizada pelos próprios órgãos federativos. Isto é observado através da ausência de políticas públicas específicas voltadas ao incentivo de artistas e autores de matriz afrodescendente. Tal silenciamento corrobora para a desinformação e a permanência de um estigma negativo associado ao passado histórico.
Ademais, a insuficiência educacional ratifica a conscientização sobre a valorização da herança de povos africanos. O educador Paulo Freire critica a “educação bancária”, um modelo em que o individuo é visto como um mero receptor de informações, sem incentivar ao pensamento crítico. De forma semelhante, as escolas brasileiras da atualidade apenas ministram superficialmente a disciplina de cultura-afro, recentemente incluída na grade curricular obrigatória, sem estimular, de forma prática e lúdica, o reconhecimento das histórias desse povo, dificultando o entendimento dos alunos e, por consequente, contribuindo para a permanência dessa barreira.
Portanto, o Ministério da Educação, órgão federal responsável pela gestão do ensino, em parceria com as escolas, deve desenvolver um projeto pedagógico sobre valorização do legado africano. Essa medida será efetivada por meio de palestras e oficinas, que devem incluir a exposição de filmes, livros e artes de origem africana, além de dinâmicas sobre essa história. Tais atividades têm o objetivo de atenuar a desvalorização da cultura-afro, bem como fomentar a formação de cidadãos conscientes e críticos. Assim, será possível alcançar a penosa missão de mudar o “status quo”.
Sara SuzanyEstudante
Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
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lucass167
A redação possui ótimos argumentos e repertório, além de ter um ótimo desenvolvimento tanto 1 quanto no 2 e uma conclusão ótima também. Parabéns pela redação muito boa que você fez, ela muito provavelmente pode chegar a uma nota 900+, meus parabéns, você vai conseguir seu objetivo! Sua redação está incrível!
kakau05
Nota Final: 920/1000
1. Escrita Formal (160/200): Bom uso da norma culta, com poucos erros que podem ser ajustados.
2. Entendimento do Tema (200/200): Você aborda bem o tema. Incluir um exemplo específico sobre a cultura afro-brasileira poderia enriquecer sua argumentação.
3. Organização das Ideias (200/200):As ideias são claras e bem organizadas. Um exemplo prático sobre a inércia do governo ajudaria a fortalecer a argumentação.
4. Conexão entre as Partes (160/200): Boa coesão entre os parágrafos. Algumas transições podem ser suavizadas, mas a estrutura geral está boa.
5. Proposta de Solução (200/200): Sua proposta de intervenção é boa e viável, com ideias relevantes que podem ser implementadas.
LeticiaChristinadaSilvaMoraes
Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita
A redação possui um bom domínio da norma culta, com poucos erros gramaticais ou de pontuação. A estrutura das frases é clara e formal, o que demonstra habilidade com a norma padrão.
Nota: 180/200
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
O tema foi abordado de forma bastante pertinente. A redação utiliza conceitos de diferentes áreas, incluindo citações de Chimamanda Adichie, Friedrich Hegel e Paulo Freire, que foram bem relacionados ao tema. Há um entendimento claro sobre a questão da desvalorização do legado africano no Brasil, alinhado à proposta do ENEM.
Nota: 200/200
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Os argumentos são bem estruturados e organizados, com uma progressão lógica. A argumentação é consistente, partindo da análise da inércia governamental e da deficiência educacional e sustentando a tese de que esses fatores dificultam a valorização do legado afro-brasileiro.
Nota: 180/200
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
A coesão e coerência do texto são bem trabalhadas. Conectivos e expressões de causa e consequência são utilizados de forma adequada, como “Ademais” e “Portanto”, além de termos como “isto é observado”, o que ajuda na fluidez do texto. O uso de citações também contribui para a construção do argumento.
Nota: 180/200
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
A proposta é bem detalhada e exequível. É apresentada uma solução concreta, envolvendo o Ministério da Educação e as escolas, e inclui ações como palestras, oficinas e exposições culturais, com o objetivo de combater a desvalorização da cultura afro-brasileira. A proposta está estruturada com agente, ação, modo e finalidade, respeitando os direitos humanos.
Nota: 200/200
Nota final: 940/1000
Essa redação apresenta uma excelente argumentação e é bastante consistente com o tema proposto. Com pequenos ajustes, como na revisão de algumas expressões, pode atingir a pontuação máxima. Parabéns pelo trabalho!
Raiane Simplicio
Competência 1 – Domínio da Norma Culta da Língua: 180 pontos
Apesar de um domínio muito bom da língua, alguns pequenos deslizes, como “corrobora para” e “por consequente”, impactaram levemente.
Competência 2 – Compreensão do Tema e do Tipo Textual: 200 pontos
Excelente desenvolvimento do tema e relação com a ideia de status quo. Você demonstrou uma compreensão sólida do assunto.
Competência 3 – Seleção e Organização das Informações: 180 pontos
A organização está bem estruturada, com progressão lógica das ideias. Algumas passagens poderiam ser mais concisas, mas o desenvolvimento está muito bom.
Competência 4 – Demonstração de Conhecimento da Língua para Argumentação: 180 pontos
O repertório é bem utilizado, com citação de autores relevantes como Hegel e Paulo Freire. A argumentação é sólida, mas algumas partes poderiam ter um pouco mais de articulação.
Competência 5 – Proposta de Intervenção: 180 pontos
A proposta é relevante e prática, com sugestões viáveis, como palestras e oficinas nas escolas, mas poderia ser mais detalhada em relação ao público-alvo e aos recursos.
920