Embora a Constituição Federal de 1988 assegure que qualquer descriminalização atentatória dos direitos e liberdades fundamentais, seja penalizado com a Lei de Racismo, percebe-se que, na atual realidade brasileira, não há o cumprimento dessa garantia, principalmente no que diz respeito aos direitos fundamentais. Isso acontece devido à uma cultura machista que impõe que as pessoas sejam obrigadas a desenvolverem relações sexual com alguém do sexo oposto, logo quem não segue isso são exilados da sociedade, fazendo com que passem por diversos desafios.
É relevante abordar, primeiramente, a Revolta de Stonewall, que foi um marco na história, por se tratar de uma manifestação social que surgiu pela revolta dos LGBTs, tendo como objetivo diminuir a perseguição contra os mesmos, por conseguinte, tornou-se motivo de orgulho para a comunidade homossexual. Tais perseguições acontecem até os dias de hoje, por se tratar de uma má aceitação dos direitos fundamentais de todos.
Paralelo a isso, vale também ressaltar que a população LGBT passa por vários desafios referentes à segurança, por serem reprimidos pela sua orientação sexual. Isso é retratado na série “Sex Eduacation”, na qual demonstra a vida de Eric, um personagem que sofre bullying diariamente em seu colégio, por ser homossexual, e, assim, mostra como a falta de segurança é presente na sociedade. Ademais, a cada 28 horas um LBTQ é assassinado no Brasil (GGB), sendo que o Brasil é um dos países que mais mata essa população no mundo.
Portanto, medidas são necessárias para a resolução deste impasse. Cabe ao Ministério de Justiça e Segurança Pública junto ao Ministério de Saúde desenvolver campanhas e palestras, para informar a população sobre os direitos e deveres dos cidadãos, incluindo ações contra a LGBTfobia. Tais campanhas e palestras tem como finalidade melhorar a convivência entre todos. Espera-se que com esses projetos acabe aumentando a segurança dos LGBts.
Desafios para a Proteção da População LGBT
Compartilhar
isaisasiq
C1 – Domínio da escrita formal da língua portuguesa
Há alguns erros de concordância e falta de atenção, como por exemplo em sua introdução: ”[…] pessoas sejam obrigadas a desenvolverem relações sexual com alguém do sexo oposto […]” o corretor seria ”Relações sexuais” e o uso indevido da crase em ”à uma”. Se atente ao uso da forma coloquial, tente trazer os argumentos de modo um pouco mais formal.
nota: 160
C2 – Compreender o tema e não fugir do que é proposto
Argumentação consistente e bom domínio das estruturas proposição, argumentação e conclusão. Entretanto, o tema poderia ser mais explorado, fugir um pouco do senso comum.
nota: 160
C3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Bom uso dos repertórios, mas senti falta de coesão entre suas ideias, além de que o texto se encontra um pouco desorganizado e com períodos muito longos. Seus argumentos se encontram um pouquinho fracos, tente trazer mais seu ponto de vista.
nota: 120
C4 – Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Uso indevido do conectivo, como no seu D2 ”Paralelo a isso”, que dá a entender sobre ideias opostas.
No D1, é necessário iniciar com um conectivo, por isso, tente alternar a ordem da sua iniciação. Por exemplo ”Primeiramente, é relevante abordar…”
Nota: 160
C5 – Proposta de intervenção.
A proposta possui os 5 elementos necessários. Entretanto, tente organizar melhor o paragrafo e detalhar mais sua proposta.
nota: 160
NOTA GERAL: 760
DICAS:
Para não se perder durante os parágrafos, lembre-se de seguir o modelo ( Repertorio + contextualização + argumentação + conclusão. )
Não esqueça de revisar com bastante atenção.
Sua redação está muito boa ^~^ apenas se atente melhor em relação à organização.
Beatriz2510
Ótima introdução parabéns,
Gostei dos seus repertórios!! Principalmente da série Sex Education” realmente o que o personagem Eric vive na série, é realmente o que ocorre no Brasil!!
Ótima conclusão, na minha opinião você poderia falar sobre o governo promover leis para isso!!
(Não tenho formação mas tenho um breve conhecimento)
Nota:880
Marisakelly
Gostei bastante da sua redação, mas em alguns pontos ela está confusa, sem muita coerência. Faltaram também a relação entre causa e consequência, e fontes. Isso pode complicar na C1 e C2. Vi que usou a série “Sex Education”, uma série internacional para retratar uma problemática do Brasil. Essa série retrata outro país, outro método de vida, outro pensamento. Seria melhor utilizar algo que condizesse com nossa atual situação.