Lançado em 2010, o filme “Um sonho possível” retrata a inestimável melhora que o famoso atleta Michael Oher obteve em sua vida após ser adotado. Infelizmente, essa não é a realidade de milhares de crianças brasileiras que aguardam nas filas de espera dos lares adotivos do país. Muito dessa dificuldade se deve aos desafios para a promoção da cultura de adoção no Brasil, os quais englobam a padronização compulsória das crianças e a discriminação de casais homossexuais no processo adotivo.
De início, sob uma primeira análise, é preciso ressaltar como as escolhas dos pais candidatos segue um padrão muito estrito, formado especialmente por crianças brancas com menos de 10 anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estima-se que cerca de 65% dos jovens negros presentes em lares adotivos sairão do lugar aos 18 anos, sem terem conseguido uma família. Nesse viés, é imprescindível relacionar isso ao fato de que o Brasil é um dos lugares que mais sofre com a discriminação racial, sendo esse um reflexo dos mais de 400 anos de escravidão do passado, e como a cor da pele ainda é um fator determinante na vida dos brasileiros. Esse fato comprova o tanto que deve ser feito para melhorar a condição das crianças, principalmente as negras, no processo adotivo.
Além disso, sob outra ótica, é impossível não levar em conta o imenso preconceito sofrido pelos casais homossexuais nas adoções. Comprovação disso é a reportagem “Adoção por casais LGBTQIA+ ainda é desafio no Brasil” feita pela CNN durante 2022, na qual foram trazidos massivos relatos de candidatos que foram excluídos do processo de adoção por sofrerem com a discriminação nas instituições. A matéria mostra, ainda, como a dificuldade se torna maior à medida que se vai adentrando o interior dos estados, onde o conservadorismo é maior. Por isso, fica claro como o país ainda tem um caminho extenso na luta contra a discriminação e como o enfrentamento desses pensamentos retrógrados pode ser um diferencial na melhora da vida das crianças que podem ser adotadas.
É indubitável, portanto, que medidas devem ser tomadas a fim de reduzir esses desafios do processo adotivo no Brasil. Nesse sentido, cabe ao Ministério da Cidadania investir no combate aos preconceitos raciais e de orientação sexual que ainda são muito presentes no país, fazendo isso através de palestras escolares, conscientizando as pessoas acerca desses fatores, para que mais crianças negras e casais homossexuais possam finalizar o processo de adoção. Só assim a realidade mostrada no filme “Um sonho possível” poderá ser a mesma de outros jovens.
Alixo
COMPETÊNCIA 1
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
COMPETÊNCIA 2
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
COMPETÊNCIA 3
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
COMPETÊNCIA 4
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
COMPETÊNCIA 5
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.
OBS: Sobre a C3, foram 300 anos de escravidão do povo africano e não 400 anos. O autor do texto poderia também deixar claro ao leitor que tipo de escravidão do passado, pois houveram muitas ao longo da história.
Boa redação! :D