Desafios para a inclusão do idoso no ensino superior

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Pela lei de n° 10741/2003, afirma que os idosos devem usufruir dos direitos e garante que eles participem de politicas e recebam atribuições. No entanto, a expectativa de vida dos indivíduos, no envelhecimento, destaca-se como uma problemática social no Brasil. Nesse sentido, a influencia legislativa deve fazer com que eles atuem no ensino superior, e a mentalidade humana não interfira.

É valido destacar, em primeiro plano, que o efeito do envelhecimento dos indivíduos deve-se manter um olhar bem adequado. A esse respeito, segundo o instituto brasileiro de geografia e estatística ( IBGE) , afirma que em 2025 os idosos serão 33,8 milhões dos brasileiros. Por conseguinte, deve-se ter uma influencia nos indivíduos de terceira fase, para que eles contribuem para a sociedade e tenham melhores qualidades de vida.Desse modo, a sua atuação no ensino superior contribuirá para que isso seja possível.

Ademais, na frase do poema de Carlos Drummond, “no meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”, diante disso, percebesse que atuação do idoso no ensino superior pode-lhe causar preconceitos. Por meio da mentalidade de outros indivíduos, causando-lhe dificuldade na relação social.

Evidencia-se, portanto, que o desenvolvimento do idoso no ensino superior, permite que medidas sejam estabelecidas. Nesse viés, cabe ao ministério da educação fazer campanhas pedagógicas que conscientize a sociedade, a fim de que a democracia prevaleça, como afirma a lei. Logo, as relações sociais entre os idosos no ensino superior, será adequado para um mercado de trabalho.

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5 Correções

  1. Primeiro ponto que eu gostaria de destacar na sua redação é o fato de não ter no mínimo 3 parágrafos. Se você quer falar dos desafios que um idoso enfrenta ao entrar na faculdade precisa escrever sobre isso. Não é muito adequado começar uma redação já expondo uma lei, o primeiro parágrafo deve conter uma explicação sobre o tema. Erros ortográficos também devem ser observados, pontuação, acentuação. Quando for citar um órgão oficial como o IBGE, deve primeiro escrever o nome do órgão com letras maiúsculas. O último parágrafo não deve ter nada novo sobre o assunto, mas um resumo do que foi escrito. Deve-se desenvolver o assunto apresentando no meio da redação o tema, aí sim, nesta parte, leis, pesquisas que você saiba a referência. Mas de modo geral você conseguiu falar um pouco sobre o assunto e sei que pode crescer mais.

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  2. Oi, bom para iniciar o meu ponto de vista sobre o seu texto, eu queria enfatizar que quando um corretor analisa um texto, ao ver uma redação curta, ele cria na cabeça que o aluno tinha pouco para falar ou se planejou mal. Então uma dica, é fazer textos que caibam nas 30 linhas, isso dá outro perspectiva ao corretor. Na competência 1, você iria perder pontos já que, esqueceu de acentos, no primeiro parágrafo: “políticas” “influência”, usou vírgulas desnecessárias “No entanto, a vida dos indivíduos no envelhecimento” (o ideal é não usar a virgula, separando o sujeito do predicado) como também “Nesse sentido, a influencia legislativa deve fazer com que eles atuem no ensino superior, e a mentalidade humana não interfira” -> Neste caso, você usou outra vírgula desnecessária, “no ensino superior e contudo a mentalidade humana não interfira”.
    *Uma dica* Sempre que terminar um período, use um conectivo. Uso dos conectivos enriquecem o seu texto e facilita a vida do corretor. Fora que, é uma das competências.
    No segundo parágrafo, você bateu na tecla de que os idosos irão contribuir para a sociedade porém não disse como eles iriam contribuir, “de que forma”. Uma dica sobre isso, seria você dizia que como eles fazem parte da população “inativa” no mercado trabalho, eles iriam contribuir já que depois do ensino médio, eles poderiam fazer uma faculdade e se incluir no mercado de trabalho.
    *Uma dica* Ficaria legal, você usar “No segundo plano”, já que usou “no primeiro plano” no desenvolvimento 1.
    No terceiro parágrafo, a ideia do poema de Carlos Drummond, ficou vaga. Eu não entendi a conexão da frase com o seu desenvolvimento. Ficou parecendo que você só jogou uma informação. Você fez um segundo período muito curto, dava para você explicar melhor o seu ponto de vista.
    No quarto parágrafo, eu gostei dá retomada. Ficou faltando só um detalhamento.

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  3. Introdução: Achei tua introdução meio confusa, não explicou bem o tema da redação e a relação entre área do conhecimento – tese também não ficou muito explícita. Além disso, não seria “A lei de n° 10741/2003 afirma que…”, e o que seria” participem de políticas”? Tome cuidado com a pontuação e a acentuação!
    Primeiro Desenvolvimento: Está melhor estruturado, mas ainda há erros de português (cuidado com as letras maiúsculas/minúsculas), concordância (como na primeira frase do parágrafo) e acentuação. Não entendi a parte do ensino médio, já que o tema é a inclusão do idoso no ensino superior.
    Segundo Desenvolvimento: Gostei do uso da área do conhecimento, mas falta discorrer mais sobre o assunto, o parágrafo ficou muito raso.
    Conclusão: Procure usar no mínimo 2 mediadores, e não apenas 1.
    Pra mim, tu deve trabalhar principalmente em deixar tuas ideias mais claras, pois o texto está um pouco difícil de entender. Continue escrevendo e boa sorte!

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  4. Boa tarde! Seu texto está bem estruturado, entretando perderia pontos na competência 1.
    Trabalhe a parte de concordância verbal e nominal, uso de crase e principalmente virgula.
    Além disse, uso os conectivos a seu favor! Para que seu texto tenha um ciclo. Na conclusão por exemplo, faça o detalhamento da sua proposta interventora, está a que resolverá os problemas citados em seus desenvolvimentos.

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