Aprendiz

Desafios para a inclusão de autistas no Brasil

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Corrijo de volta!

Na série “Atypical”, da Netflix, é retratada a história de Sam Gardner, um jovem com autismo que sofre diariamente com a exclusão social. Fora da ficção, essa situação é muito comum no Brasil, pois, muitos autistas são vistos sob uma perspectiva errônea e tem suas necessidades negligenciadas, o que contribui para dificultar a inclusão deles nos mais diversos ambientes coletivos. Sob essa ótica, é evidente que os desafios impossibilitantes da integração comunitária desses indivíduos são o preconceito e a ineficácia governamental na questão, logo, convém analisar tais aspectos. 

Em primeira análise, a inclusão dos portadores de autismo é dificultada pela visão preconceituosa presente na sociedade nacional. De acordo com a poetisa Maya Angelou, o preconceito é um fardo que prejudica o passado, presente e futuro, consoante a esse pensamento, a consciência discriminativa acerca dos autistas contraria a participação social deles durante as variadas fases temporais de suas vidas. Tal estado excludente evidencia-se na maneira que eles são tratadas desde a infância, na escola e convivência familiar, até a idade adulta, no mercado de trabalho. Nessa lógica, por terem dificuldade de socialização e comunicação, muitas vezes, os outros percebem-os erroneamente como incapazes e inferiores, provocando a exclusão. Dessa forma, a problemática na nação persiste influenciada pela discriminação coletiva. 

Ademais, a negligência estatal quanto às demandas dos cidadãos com autismo impossibilita a inclusão. Segundo Thomas Hobbes, o Estado é o responsável pelo bem-estar do corpo social, no entanto, essa responsabilidade não está sendo exercida no que diz respeito ao cuidado da população autista. Nesse sentido, a falta de comprometimento político reflete-se na deficiência de políticas públicas para diagnóstico e terapia da síndrome, na escassez não só de remédios como também de profissionais, além da carência de apoio psicológico aos portadores. Desse modo, não há atenção suficiente às necessidades dessa parcela populacional, desafiando a sua integralidade na comunidade brasileira. 

Portanto, medidas devem ser adotadas para mudar o cenário nacional. Com o objetivo de melhorar a condição dos autistas no Brasil, o Ministério da Saúde deve, mediante verbas governamentais, investir financeiramente no diagnóstico do transtorno e no tratamento público direcionado a esses sujeitos. Esse investimento contará com a ampliação da rede médica e psicológica especializada em autismo, bem como aumento na compra de medicamentos. Paralelo a isso, campanhas educativas serão realizadas no país, a fim de romper estereótipos errados. Sendo assim, o quadro excludente vivido por Sam será cada vez mais incomum para os autistas brasileiros. 

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4 Correções

  1. Bom, antes de dar dicas e correções, gosto de lembrar que sou só um aluno tentando aprender também. Com isso em mente, bora lá:
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    Sobre a introdução, eu defendo o mesmo que o amigo de cima: utilizar de séries, livros, filmes e até jogos ou gibis é sempre muito bom e eu curti bastante. No entanto, três coisas que percebi que dariam para melhorar seriam o uso de vírgulas, os conectivos e o clareamento da tese.
    – Em relação às vírgulas, talvez tenha percebido que eu também não entendo muito hahah, mas, no que estou aprendendo, percebi que a morfossintaxe pode te ajudar muito nisso.
    -Já na tese, talvez tenha sido eu quem não tenha visto, mas não percebi sua opinião muito clara no texto. Por isso, acredito que se você declarasse a sua opinião antes dos argumentos seu texto ficaria muito mais fácil tanto de escrever quanto de se ler.
    Se lembra: a TESE é a sua opinião, os ARGUMENTOS são o porquê de você ter essa opinião e os DADOS são o que você se baseia para ter seus argumentos.
    – Nos conectivos eu pretendo declarar mais uma achismo do que uma certeza: No seu segundo parágrafo, seria interessante adicionar um conectivo em cada frase. Percebi que faltou um pouco disso.
    No terceiro parágrafo, eu gostei demais de tudo. Sua citação do Thomas Hobbes foi bem inteligente, os conectivos estão bem posicionados e compõe clareza nas frases.
    Na sua conclusão, achei bem legal que tu foge da ordem QUEM/QUÊ/COMO/DETALHE/PARA QUÊ e sem excluir nenhuma dessas opções. Vou aderir essa ideia nas minhas redações também.
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    Com isso, basta treinar e sempre se perguntar o porquê que nois chega lá.

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  2. Eu gostei bastante da proposta, citar séries na redação é uma ótima estratégia. Mas eu senti que no final de quase todos os parágrafos, você fez uma espécie de “mini-conclusão”. Isso me incomodou um pouco, pois tinham argumentos que excelentes que poderiam ter sido mais bem colocados no parágrafo final. Boa sorte nos seus estudos! = )

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  3. Boa noite! Sua redação está boa…

    Sua introdução ficou muito boa…
    Seus desenvolvimento ficaram meio confuso, os D1 e D2 tem que ter 4 períodos interligados por conectivos, e nunca esquecer que os desfechos finais tem que ser bem crítico, não vi isso.
    Sua intervenção está boa, porem incompleta, tente rever modelos de redações no Enem nota 1000.

    Dica: Evite escrever verbos gerúndios nas redações do Enem: provocando, desafiando …

    D1=160
    D2=180
    D3=160
    D4=180
    D5=160 ==== 820

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  4. Olhe sua redacao comecou bem, ja no D1 seu desfecho final ficou muito pequeno e tambem voce deveria ser mais critico.
    No D2, ficou meio confuso… Mais mesmo assim ainda com um desfrecho final pequeno e nao critico…

    Sua conclusao esta incompleta….

    C1 = 160
    C2 = 120
    C3 = 160
    C4 = 160
    C5 = 140
    ======= 740 pontos…

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