Na série mexicana “Good Doctor”, o personagem principal, Shaun Murphy, sofre do Transtorno Espectro Autista, tendo assim dificuldade na interação direta. É notório que os desafios da inclusão da pessoa autista são muitos, como os preconceitos em relação ao estigma associado a seu transtorno de desenvolvimento. Hoje em dia a falta de representatividade e a desinformação são obstáculos. Interfere-se, portanto, que medidas precisam ser tomadas.
A princípio, a TEA (Transtorno Espectro Autista), já chegou a atingir cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, segundo a ONU, Organização das Nações Unidas, algo que afetará diretamente na comunicação e interação com outras pessoas. Sabemos que apesar dos avanços científicos pouco se sabe do Transtorno Autista. Em vista disso, se torna eficaz a valorização do governo para essas pessoas, criando ongs ou reavendo tratamentos psicológicos.
Diante disso, ainda é um grande desafio a inclusão dos portadores da TEA na sociedade. Nesse contexto, ao deixar frequentarem o mesmo colégio que os demais, o portador tende a ser discriminado. Assim como a “pedra no meio do caminho” de Carlos Drummond, a estabilização dos autistas no meio da população ainda é um obstáculo.
Em suma, é perceptível que os desafios para manter as pessoas autistas na sociedade é grande, e que o Ministério da Educação intervenha com novas propostas e orientações para que assim os autistas possam se desenvolver com outras pessoas. Além disso, a promoção de campanhas para melhor informar a população desse transtorno é bastante eficaz.
QUEM SOUBER E PUDER, COLOCAR NOTA E ERROS NAS COMPETÊNCIAS :)
FOI COPIADA NO CADERNO E TEM 30 LINHAS !!!
EyshilaSantos
Eu achei uma boa redação, a escrita está perfeita e pelo meu ponto de vista não tem tantos erros de português. Contudo, eu acho que poderia está mais desenvolvida, mas ignorando isso, eu realmente gostei e acho que tirar uma nota de 900. Parabéns!! O importante e começar a escrever, a pratica leva a perfeição.
Daniel Barbosa
Bom dia!
Sua introdução está boa, porém não ficou claro sua tese;
Em seus desenvolvimentos, você deveria ter feita uma explicação mais detalhada sobre seu ponto de vista e deveria fazer um desfecho final mais crítico;
Intervenção incompleta: AGENTE, AÇÃO, MODO/MEIO, FINALIDADE E DETALHAMENTO, ficou faltando mais detalhamento e uma abordagem melhor sobre a situação de resolver a problemática do tema.
DICA: TENTE NÃO ESCREVER PALAVRAS TERMINADAS EM .NDO, em sua redação do Enem.
=================
C1 = 180
C2 = 200
C3 = 160
C4 = 180
C5 = 160 ========== 880
anapradoo
Bom dia!! Peço perdão inicialmente por não julgar os erros ortográficos e portanto, deixar sem nota. Mas segue minha análise e considerações de cada parágrafo.
Introdução: No geral gostei. Porém, tente articular de um modo que deixe seu projeto de texto ainda mais claro, assim como sua tese. *Percebo erros nas vírgulas.
Para que você entenda melhor segue exemplificação:
” É notório que os desafios da inclusão da pessoa autista são muitos, como os preconceitos e que se devem, sobretudo, a falta de representatividade e a desinformação”
Dessa forma, você consegue deixar claro quais são as causas desses desafios e portanto, desenvolver cada uma no D1 e no D2.
D1: Falta um tópico frasal e projeto de texto. Sua tese não ficou claro, achei bastante confuso esse parágrafo. Se vc me fala na introdução sobre a “desinformação” vc precisa desenvolver isso! Apenas afirmar que “pouco se sabe do Transtorno Autista…” não é suficiente. Comprove! Além disso, vc também destacou a falta de “representatividade”, não encontro isso aqui nem no parágrafo seguinte.
D2: Argumente melhor de que modo esse portador é discriminado, me apresente provas legitimadas para embasamento! Achei pouco produtivo o repertório utilizado.
Conclusão: Propostas incompletas. A 1º falta “como” e “detalhe”. A 2º apenas tem “o que” e “para que”. Escreve pelo menos uma completa e ao final, sempre retome a sua introdução.
Bom, espero que tenha ajudado de alguma forma. :)