Segundo Oscar Wilde, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”, o escritor britânico se refere à necessidade de progressão no corpo social. Dessa forma, é preciso dar o primeiro passo em relação aos desafios para a implementação de educação sexual no Brasil. Sendo assim, a má interpretação do assunto por grande parte da população impede, por exemplo, a prevenção de gravidez na adolescência.
Sob esse viés, a interpretação errônea de grande parte da população adulta do país sobre a educação sexual é um desafio para sua implementação. De acordo com Nelson Mandela, vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993, “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Nessa linha de raciocínio, a inserção dessa disciplina na grade curricular das escolas é fundamental para crianças e adolescentes. No entanto, muitas pessoas interpretam a educação sexual como erotização, ou como sexualização infantil, representando um obstáculo na sociedade.
Outrossim, como consequência, a prevenção de gravidez na adolescência torna-se mais difícil quando não há suporte no ambiente escolar. Nesse sentido, conforme o portal de notícias R7, o Brasil é o 4° país da América Latina com o maior número de gestações na adolescência. De maneira análoga, os adolescentes não são alertados sobre a necessidade do uso de preservativos ou métodos contraceptivos, tanto em casa quanto na escola, e quando acontece, ocorre de forma ineficaz. Desse modo, a educação sexual deve ser inserida nas escolas, uma vez que é onde os adolescentes passam boa parte do tempo durante a fase estudantil.
Portanto, o Ministério da Educação deve investir no sistema educacional brasileiro, por meio da inserção dessa disciplina nas escolas, com a presença de profissionais especializados e realização de palestras a fim de fornecer a crianças e adolescentes o conhecimento necessário. Ademais, cabe à Mídia, enquanto instrumento importante para a divulgação massiva de informações, alertar sobre a importância de preservativos e anticoncepcionais, por meio de compartilhamento de postagens nas redes sociais, com o intuito de prevenir gestações indesejadas na adolescência. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo citado por Oscar Wilde.
giih.sabrina
Olá!
Sua redação está muito boa, porém, busque por um vocábulo mais diversificado, evite muitas redundâncias ou repetitividades, atente-se às etapas de cada parágrafo (introdução, desenvolvimento e intervenção), sua redação ficou confusa nos desenvolvimentos principalmente, sobre sua tese, a gravidez na adolescência (ou indesejada) é apenas uma consequência, não deve ser levada em consideração na construção de um parágrafo de desenvolvimento.
Além disso, tente prestar mais atenção ao que o tema realmente pede, busque realizar-se perguntas como: quem são as vítimas? Quem são os responsáveis? Quais as consequências? Qual é o problema? E afins…
Ademais, realizou uma proposta de intervenção muito boa, ficou claro agentes, meio, ação, finalidade e detalhamento. Boa retomada ao repertório.
*Lembrando que não sou corretora, apenas estou dando algumas dicas.*
C1 = 180
C2 = 160
C3 = 120
C4 = 160
C5 = 200
Nota final = 820
Parabéns!!
Smirna
C1: 120
Sua escrita é muito boa, PARABÉNS POR ISSO! Contudo, ainda identifiquei alguns deslizes, como o uso incorreto de vírgulas, postas no local errado, ou na concordância das palavras, iniciou no singular e terminou no plural.
Outrossim, você se prolonga demais na discussão, tente ser mais direto na próxima vez.
C2: 80
Apesar de ter mantido a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, o fato de ter desviado do tema principal prejudicou sua nota. No 2° parágrafo de desenvolvimento você se ateve a uma CONSEQUÊNCIA da falta da educação sexual nas escolas, não nos desafios para sua implementação. Assim, todo esse trecho torna-se inválido para discussão em si.
C3: 120
No 1° parágrafo de desenvolvimento, senti falta de algum dado, pesquisa, reportagem ou qualquer coisa que fortalecesse sua argumentação. A citação de Nelson Mandela foi importante, mas o restante do parágrafo tornou-se mais uma consideração pessoal. Por exemplo, como você sabe que é a maior parte da população brasileira a entender o tema de maneira errônea? Como muitas pessoas interpretam como uma erotização? Aqui caberia um dado estatístico.
C4: 120
De maneira geral, seu uso dos conectivos foi aleatório, alguns simplesmente não se adequam a ideia que você deseja passar ao longo da discussão. Além disso, apresentou muita repetição de termos, “sexual”, “adolescentes”, “escola”. Sim, algumas vezes essa repetição é inevitável e até necessária, mas esse não foi o caso aqui.
C5: 200
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Portanto, o Ministério da Educação (AGENTE) deve investir no sistema educacional brasileiro (AÇÃO), por meio da inserção dessa disciplina nas escolas (MODO), com a presença de profissionais especializados e realização de palestras (DETALHAMENTO) a fim de fornecer a crianças e adolescentes o conhecimento necessário (EFEITO). Ademais, cabe à Mídia (AGENTE), enquanto instrumento importante para a divulgação massiva de informações, alertar sobre a importância de preservativos e anticoncepcionais (AÇÃO), por meio de compartilhamento de postagens nas redes sociais (MODO), com o intuito de prevenir gestações indesejadas na adolescência (EFEITO). Espera-se, com isso, dar o primeiro passo citado por Oscar Wilde.
PARBÉNS!!!
Contudo, na próxima deixe claro que é responsabilidade do governo interferir e solucionar a problemática. Assim, sugiro que substitua o “o Ministério da Educação deve investir no sistema…” para um “CABE ao Ministério da Educação…”
TOTAL: 640