Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.
De acordo com a Lei 13.146, parágrafo único, é dever do estado, da comunidade escolar, da família e da sociedade garantir uma boa qualidade de educação para com as pessoas com deficiência, salvando-as de qualquer discriminação, violência e negligência. Entretanto, sabe-se que, na conjuntura brasileira contemporânea, nem sempre essa lei é cumprida, tendo em vista a falta de infraestrutura e não adaptação das escolas para acolher as pessoas com deficiência auditiva e a não inclusão dessas pessoas no âmbito profissional.
A princípio, é importante evidenciar a falta de infraestrutura e a não adaptação das escolas como fator relevante para problemática. De acordo com o INEP, de 2011 à 2016, houve um declínio de 5 milhões de matrículas de surdos na educação especial nacional. Tal dado, levanta o seguinte questionamento : “As pessoas com deficiência não querem estudar?”. Sabemos a resposta. É imprescindível notar o declínio estrutural e adaptativo das escolas brasileiras para acolhimento das pessoas surdas, a falta de profissionais capacitados dentro das escolas, a não criação de projetos inclusivos, que permitiriam então que essas pessoas pudessem desfrutar de seu direito.
Em sequência, é importante relatar a não inclusão das pessoas com deficiência auditiva no âmbito profissional como outro fator, não menos relevante, para os desafios de formação educacional de surdos no Brasil. Para além dos fatos citados, é notório que, além de enfrentar problemas para formação educacional, essas pessoas enfrentam dificuldades na hora de encontrar empregos, que muitas das vezes, não possuem projetos de inclusão. Sabe-se que, existe leis que garantem, ou deveriam garantir, que as pessoas surdas atuem em âmbitos profissionais, entretanto, a desigualdade persiste dentro da nossa comunidade.
Por isso, é amiudadamente importante a intervenção do Governo Estadual, do Ministério da Educação e da comunidade para impedir que os desafios enfrentados pelos surdos na formação educacional assolem o país. Torna-se necessário que o Governo Estadual desenvolva projetos de melhorias nas escolas públicas, contratando profissionais capacitados para instruir as pessoas com deficiência auditiva dentro do contexto educacional, desenvolvendo e incentivando esse grupo dentro da comunidade escolar. Ademais, cabe ao Ministério da Educação, avaliar e acompanhar o processo de formação das pessoas surdas, evitando então, o declínio nas matrículas da educação especial, garantindo que esse grupo goze do seu direito. Por fim, é importante a conscientização da comunidade, na adaptação e inclusão dos deficientes no âmbito profissional, não tolerando preconceitos, entendendo e valorizando as diferenças.
L1ZZI3
redação muito boa sem dúvida, nota 10 no quesito dos períodos não serem longos demais, períodos muito grandes tendem a ser extremamente cansativos, mas os seus estão na medida certa. Porém do meu ponto de vista tem muitos conectivos, então um texto que pode ser direto acaba virando um “novelo de lã” entende?, fora isso está perfeito.
LorrayneMED
Oii!
Não encontrei desvios graves da norma, pelo contrário, ficou nítido o domínio da mesma, apresentando boa explanação de vocabulário.
Seus desenvolvimento está dentro do que é cobrado, o que é excelente, sua conclusão também compete com tudo que é pedido garantindo os 200 na C5
Ademais, é notório que está no caminho certo, basta praticar nessa linha suas redações, se atentando sempre a deixá-la clara e objetiva.
Sucesso!
Leandro velho
Olá! Não sou profissional, mas irei dar minha opinião. O seu texto em um contexto geral está muito bom!
Competência 1: Está nítido no texto que você possui bom conhecimento da norma culta da língua , utilizando a diversidade de palavras e bem posicionadas no decorrer do texto-200
Competência 2- o texto está dentro do contexto do tema sim evidenciando a aguementação correta e bem plausível -200
Competência 3- Não encontrei desvios dentro de seu texto, uma única dica seria deixar mais clara sua tese para melhor entendimento e compreensão, pois os corretores do Enem passam “correndo” pelo texto e às vezes podem entender como um equívoco,ou seja, um sentença incompleta, mas não vejo motivo para te descontar 40 pontos-200
Competência 4: o texto possui diversos conectivos bem colocados dentro do corpo do texto-200
Competência 5-. O texto apresenta uma proposta de intervenção completa- 200
Nota final : 1000
Parabéns! Excelente texto!
Jessika_Nascimento
Oi, tudo bem? Gostei MUITO do seu texto. Acredito que os erros já foram evidenciados pelos comentários anteriores, então não vou adentrar tanto nesse quesito. Queria mesmo valorizar sua escrita – um texto muito bem escrito. continue assim. quanto aos erros, com o decorrer dos treinos, tenho total certeza que você supera. Parabéns pelo seu texto! :)))
Lucas_pellin
Linda escrita! Com certeza está perto de alcançar a nota 1000!
Porém deve-se analisar alguns pequenos descuidos no momento da escrita, que fazem toda diferença! Pelo que li de sua redação, são poucos…
No desenvolvimento 1, onde diz: […] Tal dado levanta o seguinte questionamento: ” As pessoas com deficiência…
Analisa-se que, após usar os dois pontos para explicação de um determinado assunto, deve-se escrever a palavra seguinte em minúsculo.
Na proposta de intervenção, há um termo ao qual você quis se retratar para as pessoas com deficiência por: “deficientes”. Este é um termo que não está mais em uso. Por isso, sugiro usar: ” pessoa com deficiência”, “pessoa com condições especiais”, “pessoas com condições excepcionais”, etc.
Por fim, não sou o melhor corretor, mas dei meu melhor para te ajudar <3. Adorei teu texto e vocabulário! Parabéns! Espero ter ajudado:)