Iniciante

Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil (ENEM 2017)

  • 1

   É de conhecimento geral que, há séculos, a questão da inclusão de pessoas com deficiência em setores fundamentais como o da educação, tem sido um processo de demasiada gradatividade. Tal situação mostra-se agravante e necessita de ação imediata.

   A carência de recursos voltados à educação para a parcela da população surda (que representa apenas uma das muitas outras que também são privadas), que sofre pela desigualdade, tem também como causa um tamanho descaso por parte do Estado, este não cumpre como foi estabelecido em suas próprias leis. Vê-se isto como um terrível paradoxo ao Art. 28. Incumbe ao poder público assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar: […]

   Além da mínima conscientização governamental, é fato, que isto também ocorre por parte da população, ainda que aparentemente tenha havido certa mudança na atitude e visão social. Ainda sim, é válida a menção de um trecho do Art. 27. […] assegurados sistema educacional inclusivo em todos os níveis […] , o que tristemente ainda não ocorre integralmente em nosso país.

    É de suma importância afirmar a necessidade da presença de surdos no mercado de trabalho, para que haja maior diversidade de profissionais capacitados. Entretanto isso apenas ocorrerá quando houver tanto o reconhecimento estatal (gerando assim mais investimentos), quanto social acerca de que todo ser humano deveria ser tratado com igualdade e humanidade.

Compartilhar

5 Correções

  1. Essa correção foi editada.

    Olá Ana!
    No primeiro parágrafo, você iniciou de maneira desnecessária usando a expressão “É de conhecimento geral que”. Não há necessidade dessa expressão, é tanto que a retirando o sentido fica o mesmo. Evite usar expressões desnecessárias, só seja objetiva e clara.
    Iniciou o texto muito bem até se contradizer na última oração. Se a inclusão está aumentando gradativamente, isso é uma coisa boa, então, por qual razão a situação se torna agravante de ação imediata? Em que sentido você quis dizer? Seria bom, já aqui você especificar com qual tipo de deficiência você irá tratar no texto. Lembre-se que a introdução é apresentação do tema a ser trabalhado a seguir.
    Segundo parágrafo, percebe-se novamente alguns termos desnecessários como “para parcela da população”, esse “para parcela” não precisa. Seria bom especificar que tipos de recursos estão faltando para as pessoas surdas, enriqueceria sua redação. A frase que está em parênteses não ficou clara: entre outras? Que outras? Não há um termo conectivo com algo que você falou anteriormente. Tente ver isso.
    Percebe-se que nessa frase
    “este não cumpre como foi estabelecido em suas próprias leis”
    o “como foi” está conjugado de maneira errada, porque a Lei não foi, ela é! Então coloque “como é estabelecido em suas Leis”, retire “próprias”, pois o pronome possessivo já dá esse sentido de pertença ao Estado.
    Terceiro parágrafo, assim como no segundo você cita a falta de conscientização primeiro do governo e depois da população, mas não explica, não expõe com exemplos ou situações que reforce sua afirmativa. Você cita leis, mas não comenta o que você quer dizer com aquela citação. Fica algo solto. Falta interligar as idéias e desenvolve-las com a intenção de mostrar e convencer o leitor do seu ponto de vista.
    No fim, você fala da ausência dos surdos na área de trabalho, algo novo que você nem chegou a cita anteriormente. Você foge no que você está falando até aqui; por mais que saibamos, subentendemos, que sem a educação se torna mais difícil entrar no mercado de trabalho, mas você não diz, não expõe, não desenvolve esse pensamento.
    Percebi que você comentou depois refazendo a conclusão. Agora sim, ficou muito boa. Só retire as frases entre parênteses que não tem necessidade. E acrescente uma intervenção de como conscientizar o governo, faltou isso.
    Espero ter ajudado. Boa sorte!

    • 1
  2. o ENEM pede para que a gente coloque as duas teses logo na introdução, para efeito de coesão. Na conclusão o ideal seria a aparesentação de medidas de ação, citando também um agente. Os conectivos estão posicionados de uma forma muito boa! Fora isso, acredito que o texto tenha aparecido cortado para mim, então não dá pra ser mais específica.
    Bons estudos :)

    • 1
  3. Sua redação ficou boa, porém procure detalha-la melhor, descreve sobre oque se trata os artigos expostos na sua redação. cuidado com a introdução, os surdos não estão inclusos como deficientes! Ao decorrer do desenvolvimento tente argumentar melhor, deixar mais clara a sua opinião sobre o tema. Na conclusão detalhe melhor a sua solução para o problema, por exemplo : quem são os órgãos responsáveis por fazer tal coisa e como ele ira fazer. Mas parabéns pela redação. Continue escrevendo.

    • 2
  4. É de suma importância afirmar a necessidade da presença de surdos no mercado de trabalho, para que haja maior diversidade de profissionais capacitados. Entretanto isso apenas ocorrerá quando houver tanto o reconhecimento estatal (gerando assim mais investimentos que poderiam ser direcionados, por exemplo, para escolas especializadas e ferramentas facilitadoras apropriadas), quanto social (através de campanhas feitas principalmente no ambiente escolar a serem disseminadas nacionalmente) acerca de que todo ser humano deveria ser tratado com igualdade e humanidade.

    • 0
  5. A redação está ótima, mas só faltou algo à mais na conclusão como, o que é viável fazer, como fazer, quem vai fazer e onde vai fazer, para que o problema citado seja resolvido, também será legal, resgatar no primeiro parágrafo tudo o assunto (um pequeno resumo), após aplicar o que disse anterior mente. Particularmente daria 890 pontos.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.