Iniciante

Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

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Hodiernamente, no Brasil , percebe-se os efeitos da ausência de estruturação em relação à formação educacional de surdos , ainda que exista algumas medidas à favor de sua condição. Entretanto, esse é um pequeno passo quanto a gravidade dessa situação, especialmente , quando se trata da carência de professores formados no atendimento aos deficientes auditivos e a falta de visibilidade na sociedade à questão do surdo .
Em princípio, é preciso citar que , em 2005 , a Língua Brasileira de Sinais passou a ser disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores , segundo o Artigo 3° da Constituição Federal ( 1988) . Porém , quando se trata de situações que dependem do uso de Libras , muitos docentes não tem capacitação alguma ou adequada para atender às pessoas surdas . E isto se deve , ao fato do governo não incentivar as instituições escolares a terem professores especializados nessa minoria , como também , não existir uma verba adequada que os mantenham atualizados . Enquanto se mantiver o despreparo da rede de ensino , os surdos , encontram a privação de desenvolver competências e habilidades igualmente a pessoas ouvintes .
Além disso , a ineficaz inclusão no âmbito escolar acaba por abranger por fora dele . Visto que , os deficientes auditivos muitas vezes não são vistos pela sociedade por suas potencialidades, mas sim pelas suas condições . Em virtude de apresentarem dificuldades linguísticas e de desenvolvimento . Sendo que , na maioria das vezes , a aquisição da linguagem de sinais quanto a língua oficial do país se torna inacessível , devido a baixa oferta de escolas voltadas aos surdos . Nesse contexto , o filósofo francês Voltaire já afirmava ” Preconceito é opinião sem conhecimento ” . Posto que somente uma parcela da comunidade compreende o quão árduo é o cotidiano dos mesmos. Desse modo , torna-se evidente que a ignorância social não só compromete o acesso à educação , como também o convívio social.
Nesse sentido , é necessário a mitigação dos desafios para a capacitação educacional dos surdos . Para que isso ocorra , o Estado deve construir mais escolas para deficientes auditivos em municípios mais afastados da metrópoles e acessibilizar cursos especializados em Libras para profissionais da rede pública e privada . Assim como, o Ministério da educação promover uma verba destinada a recursos materiais apropriados e efetivação do corpo técnico . Sobretudo , cabe a mídia em parceria com as escolas , instruções , por meio de palestras sobre inclusão e direitos dos surdos a fim de dar consciência à geração do século XXI . 

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6 Correções

  1. Olá, bom dia!
    Não sou nenhum especialista. Portando, peço para não considerar minhas considerações como verdades absolutas.
    Tente não adicionar uma nova ideia na conclusão da introdução (encaminhamento argumentativo).
    * No geral, você se atentar principalmente na C1, é o que a banca vem exigindo cada vez mais dos alunos.
    Notas por competência:
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 160
    Nota final: 920

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  2. 820 pontos
    Competência 1: 200
    Competência 2: 120
    Competência 3: 200
    Competência 4: 100
    Competência 5: 200
    Você precisa melhorar um pouco mais na coesão e assim podendo fazer uma redação melhor e chegar no rumo a nota 1000, juntos estaremos! Espero que melhore, basta mais um pouco de treinos, aliás, não pare de treinar certo? Estuda gramática, leia bastante, e faça pelo menos duas redações por mês. Assim podemos chegar juntos na nota tão sonhada “o 1000” Espero ter ajudado, um abraço!

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  3. Muito bom o texto,acho que faltou planejamento com relação ao tamanho,tem muitas informações,podia ser mais direta e objetiva. Com relação a pontuação,está um pouco a desejar também,mas a introdução e o desenvolvimento estão ligados de maneira correta e a conclusão está bem detalhada,tendo instituições e boas ideias pra resolver o problema

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  4. Seu texto foi muito bem elaborado! Domínio total do conteúdo, boa utilização de argumentos, uso de recursos científicos e comprováveis. Propostas muito bem fundamentadas. Uso de um vocabulário mais robusto e coeso.
    Sua redação com certeza tiraria nota 1000, a não ser pelo tamanho que talvez extrapole o limite de linhas.
    Parabéns!!!

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  5. Argumentos e abordagem do problema colocados de maneira correta no texto. Entretanto, o uso das pontuações estão distribuídos de maneira incorreta no decorrer de todo o texto.

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  6. Otimos argumentos, abordagem temática e resolução do problema. Entretanto, o uso das pontuações vírgula (,) e ponto final (.) estão colocados de forma errada, visto que, a vírgula só precisa de espaço no lado direito, ja no lado esquerdo deve ficar colada à palavra e o mesmo acontece para o ponto final.

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