Iniciante

Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

  • 1

Hodiernamente, no Brasil , percebe-se os efeitos da ausência de estruturação em relação à formação educacional de surdos , ainda que exista algumas medidas à favor de sua condição. Entretanto, esse é um pequeno passo quanto a gravidade dessa situação, especialmente , quando se trata da carência de professores formados no atendimento aos deficientes auditivos e a falta de visibilidade na sociedade à questão do surdo .
Em princípio, é preciso citar que , em 2005 , a Língua Brasileira de Sinais passou a ser disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores , segundo o Artigo 3° da Constituição Federal ( 1988) . Porém , quando se trata de situações que dependem do uso de Libras , muitos docentes não tem capacitação alguma ou adequada para atender às pessoas surdas . E isto se deve , ao fato do governo não incentivar as instituições escolares a terem professores especializados nessa minoria , como também , não existir uma verba adequada que os mantenham atualizados . Enquanto se mantiver o despreparo da rede de ensino , os surdos , encontram a privação de desenvolver competências e habilidades igualmente a pessoas ouvintes .
Além disso , a ineficaz inclusão no âmbito escolar acaba por abranger por fora dele . Visto que , os deficientes auditivos muitas vezes não são vistos pela sociedade por suas potencialidades, mas sim pelas suas condições . Em virtude de apresentarem dificuldades linguísticas e de desenvolvimento . Sendo que , na maioria das vezes , a aquisição da linguagem de sinais quanto a língua oficial do país se torna inacessível , devido a baixa oferta de escolas voltadas aos surdos . Nesse contexto , o filósofo francês Voltaire já afirmava ” Preconceito é opinião sem conhecimento ” . Posto que somente uma parcela da comunidade compreende o quão árduo é o cotidiano dos mesmos. Desse modo , torna-se evidente que a ignorância social não só compromete o acesso à educação , como também o convívio social.
Nesse sentido , é necessário a mitigação dos desafios para a capacitação educacional dos surdos . Para que isso ocorra , o Estado deve construir mais escolas para deficientes auditivos em municípios mais afastados da metrópoles e acessibilizar cursos especializados em Libras para profissionais da rede pública e privada . Assim como, o Ministério da educação promover uma verba destinada a recursos materiais apropriados e efetivação do corpo técnico . Sobretudo , cabe a mídia em parceria com as escolas , instruções , por meio de palestras sobre inclusão e direitos dos surdos a fim de dar consciência à geração do século XXI . 

Compartilhar

6 Correções

  1. Argumentos e abordagem do problema colocados de maneira correta no texto. Entretanto, o uso das pontuações estão distribuídos de maneira incorreta no decorrer de todo o texto.

    • 2
  2. 820 pontos
    Competência 1: 200
    Competência 2: 120
    Competência 3: 200
    Competência 4: 100
    Competência 5: 200
    Você precisa melhorar um pouco mais na coesão e assim podendo fazer uma redação melhor e chegar no rumo a nota 1000, juntos estaremos! Espero que melhore, basta mais um pouco de treinos, aliás, não pare de treinar certo? Estuda gramática, leia bastante, e faça pelo menos duas redações por mês. Assim podemos chegar juntos na nota tão sonhada “o 1000” Espero ter ajudado, um abraço!

    • 1
  3. Muito bom o texto,acho que faltou planejamento com relação ao tamanho,tem muitas informações,podia ser mais direta e objetiva. Com relação a pontuação,está um pouco a desejar também,mas a introdução e o desenvolvimento estão ligados de maneira correta e a conclusão está bem detalhada,tendo instituições e boas ideias pra resolver o problema

    • 1
  4. Seu texto foi muito bem elaborado! Domínio total do conteúdo, boa utilização de argumentos, uso de recursos científicos e comprováveis. Propostas muito bem fundamentadas. Uso de um vocabulário mais robusto e coeso.
    Sua redação com certeza tiraria nota 1000, a não ser pelo tamanho que talvez extrapole o limite de linhas.
    Parabéns!!!

    • 1
  5. Otimos argumentos, abordagem temática e resolução do problema. Entretanto, o uso das pontuações vírgula (,) e ponto final (.) estão colocados de forma errada, visto que, a vírgula só precisa de espaço no lado direito, ja no lado esquerdo deve ficar colada à palavra e o mesmo acontece para o ponto final.

    • 1
  6. Olá, bom dia!
    Não sou nenhum especialista. Portando, peço para não considerar minhas considerações como verdades absolutas.
    Tente não adicionar uma nova ideia na conclusão da introdução (encaminhamento argumentativo).
    * No geral, você se atentar principalmente na C1, é o que a banca vem exigindo cada vez mais dos alunos.
    Notas por competência:
    C1- 160
    C2- 200
    C3- 200
    C4- 200
    C5- 160
    Nota final: 920

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.