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Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

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Promulgada em 1948 pela ONU, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação. Conquanto, a formação educacional de surdos no Brasil enfrenta barreiras, impossibilitando que essa parcela da população usufrua desse direito universal. Logo, convém destacar que esse cenário antagônico é fruto não só da falta de escolas especializadas mas também da falta de representação na mídia.

Em primeira análise, é importante destacar que a ausência da população surda no ensino superior e consequentemente no mercado de trabalho é resultado da negligência dos órgãos públicos no que concerne à falta de instituições educacionais especializadas à atender essa parcela da população. Segundo o educador brasileiro Paulo Freire, a inclusão acontece quando se aprende com a diferença e não com a igualdade. Entretanto, a ausência de mecanismos criados pelas autoridades em relação a inclusão de surdos no sistema educacional vai contra aos ideais de Freire.

Ademais, é imperativo ressaltar a falta de representação deste grupo na mídia como impulsionadora do problema. Neste contexto vale ressaltar o conceito “tábula rasa”, defendido pelo filósofo inglês John Locke, que afirma: “O homem nasce como um quadro branco que é preenchido conforme suas experiências”. Notoriamente, a falta de personagens surdos na mídia destoa o pensamento de Locke, visto que o “quadro branco” de pessoas surdas é preenchido com mais dificuldade.

Portanto, é mister que o Estado tome medidas para amenizar a problemática atual. O Ministério da Educação deve garantir que as instituições públicas de ensino sejam favoráveis à estudantes com deficiência auditiva por meio da inserção de libras na grade escolar e com materiais didáticos e profissionais da educação especializados a fim de estimular a entrada dessa população ao ensino superior e ao mercado trabalho. Além disso, estúdios de cinema como a Universal e plataformas de streamings como a Netflix e a Halu devem criar películas que abordem esse tema com personagens que também sofram de perda auditiva. Somente dessa forma, o que diz a Declaração Universal dos Direitos Humanos será posto em prática na sociedade brasileira.

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2 Correções

  1. Olá! Sua redação está ótima,mas tem alguns pontos a comentar.
    Introdução:
    Sua introdução está otima!

    Desenvolvimento 1:
    Seu desenvolvimento tem o tópico frasal que retorma o seu problema na introdução e desenvolveu o porque se dá tal problema.Também usou o repertório usando só a exposição do sociólogo e depois do ponto fez o comentário de modo semelhante/de modo contrário ao exemplo citado.Porém,faltou você desenvolver quais são esses mecânimos que vai contra a ideia de Paulo Freire e fechar com uma opiniao sua.

    Desenvolvimento 2:
    Nos desenvolvimento,é sempre bom usarmos conectivos que se “conectam”.Se usou no desenvolvimento 1 Em primeiro análise,no 2 use Em segunda análise para o texto ficar bem organizado.Você repertiu 2 vezes a palavra ressaltar na introdução do seu desenv. (poderia usar,Destacar, salientar, evidênciar entre outros) mas de resto está ótimo!

    Conclusão:
    Sabemos que na conclusão temos que ter os 5 elementos:Agente(quem vai fazer),ação(através de que,meio(para que),finalidade (efeito) e o detalhamento.
    Na seu 1 agente você colocou todos corretamente.Já no 2,faltou colocar o meio(como essas empresas vai abordar,usar essa película?quais temas,assunto? E por fim a finalidade também não foi informada,qual a finalidade dessas empresas criar esses temas?conscientizar a sociedade?o que?.De resto sua conclusão terminou com o que foi colocado lá no começo da introdução.Fechando assim sua redação!

    VOCÊ SOUBE DESENVOLVER SUA REDAÇÃO MUITO BEM.PARABÉNS! CONTINUE ASSIM E APROVAÇÃO VEM! <3
    PONTUAÇÃO: 900
    Competência I=160
    Competência II=180
    Competência III=200
    Competência IV=200
    Competência V=160

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  2. Olá.
    Sua redação está bem construída, respeitando a estrutura dissertativa argumentativa.
    Seus desenvolvimentos foram excelentes e bem trabalhados.
    O uso dos repertórios tornou sus redação diversificada.
    Sua proposta de intervenção foi bem completa e obteve todos os agentes.
    Continue assim!

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