Toma-se conhecimento que desde 2002 a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida pela Constituição Federal como o segundo idioma nacional. Entretanto, a falta de investimentos nesse meio afeta negativamente a comunidade surda e provêm grandes dificuldades para a integração deles na sociedade. Isso ocorre, principalmente, por problemas de comunicação que resultam, para grande maioria, na falta de acesso à educação básica e ensino superior, que refletem na posição desfavorecida no mercado de trabalho.
Primeiramente, vale ressaltar que a legislação assegura que os profissionais presentes no meio de ensino devem obrigatoriamente saber a língua de sinais para maior interação e desenvolvimento do aluno surdo. Todavia, estudos feitos pelo Ministério da Educação(MEC) estimam que há apenas 230 intérpretes docentes no Brasil, sendo que o país abrange 10,7 milhões de pessoas com surdez. Portanto, são raras as escolas que são adaptadas a esse tipo de necessidade.
Ademais, outro grande empecilho enfrentado pelos portadores da deficiência é a violência verbal ou até mesmo física que enfrentam em ambientes públicos. De acordo com pesquisas americanas, cerca de 50% dos adolescentes surdos relataram terem sido vítimas de comentários maldosos e excluídos de atividades escolares. É inegável que esses ataques afetam de forma significativa o psicológico das pessoas que foram ofendidas, principalmente quando ocorrem com crianças, pois são mais vulneráveis e não sabem como se defender. Segundo o Censo de Educação Básica, houve redução de 23% de alunos surdos nas escolas do país, resultado das inseguranças e traumas adquiridos pelos alunos não só por conta da intimidação e humilhação feitas pelos colegas, mas também pela falta de apoio de um responsável.
Desse modo, é evidente que medidas devem ser tomadas para resolver o impasse. Portanto, cabe ao Ministério da Educação junto ao governo federal tornar mais rígida a lei que diz respeito a obrigatoriedade de profissionais da área da educação a saberem libras, e que os mesmos, junto aos responsáveis da criança fiquem mais atentos ao verem quaisquer sinais de atos de discriminação aos deficientes no ambiente de trabalho ou em casa. Além disso, é fundamental que haja uma maior aplicação de recursos de capital para expansão de escolas bilíngues, fornecendo palestras que incentivem os alunos a aprenderem a Língua Brasileira de Sinais, que deve fazer parte da grade escolar, e a importância do respeito às diferenças, a fim de fazer com que os alunos deficientes auditivos se sintam mais confiantes e seguros e, por fim, facilitar o acesso deles à educação básica.
Não sei como fazer espaçamento para introdução de parágrafo :(
giulia29
Olá, tudo bem? Então, primeira dica = tente deixar a introdução para somente apresentar o tema. Eu trocaria o primeiro e segundo parágrafos de ordem. Primeiro diga qual é o problema (que apesar da lei, a formação de surdos tem problemas) e depois diga as causas. Você poderia usar os argumentos do 2 parágrafo pra mostrar que as dificuldades da educação básica levam aos problemas no ensino superior e consequentemente mercado de trabalho. Sempre conecte os seus argumentos.
A moça aí em cima já citou seus erros gramaticais, então não vou repetir. Seus conectivos estão muito bem aplicados – uma dica é tentar usar alguns que conectem mais os seus dados “nesse viés, sob essa temática, por conseguinte”. Para que possamos enxergar melhor a conexão (por exemplo, dificuldade na educaçao basica = dificulta ensino superior = dificulta mercado de trabalho + violencia fisica/psicologica = dificulta vida com qualidade). Sua conclusão está boa e detalhada, mas na primeira parte é preciso dizer como será feito. Tente dizer por exemplo, que o poder executivo deverá reforçar a aplicação das leis por meio de multas para colégios que não cumprirem.
Enfim, parabéns. Nota 820
Aninha_narry
Boa noite. A redação teve um ótimo desenvolvimento, do início ao fim. Houve alguns erros gramaticais, mas nada que não seja resolvido com futuras redações. Só melhoras tbm um pouco na conclusão pois não, de início não foi apresentado uma proposta nova e só que fosse reforçado um que já existia. A segunda proposta poderia ter sido priorizada no texto.
Uma bom desenvolvimento e bons pontos apontados no texto. Uma redação muito boa. Mas sempre podendo fazer melhores. Nota: 860
natan_rosa
Bom dia, tudo bem?
Segue a análise da sua dissertação:
Análise Introdução:
1- Virgula após meio.
2- Você teria que citar a violência verbal aqui também.
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Análise do Desenvolvimento 1:
1- “no meio de ensino” deve estar entre virgulas.
2- Você deveria desenvolver a falta de investimento, como foi citado na introdução. Isso gera uma incoerência ao texto.
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Análise do Desenvolvimento 2:
1- Virgula após deficiência/.
2- São muitos dados, tome cuidado, pois se não estiverem na coletânea, não podem ser citados.
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Análise da Conclusão:
1- Primeira proposta é vaga.
2- Segunda está boa.
3-O paragrafo deve ter 3 períodos.
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Total: 840
C1: 160
C2: 200
C3: 120
C4: 200
C5: 160
obs: para colocar o espaçamento basta apertar o espaço.
Boa sorte!!!
Se puder, avaliar como a melhor correção, agradeço :)