Iniciante

DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE SURDOS NO BRASIL

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Olá, gostaria de corrigissem padrão Enem e que foquem na gramática, pois é minha maior dificuldade :(

           A Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, defende o acesso educacional igualitário a todo e qualquer indivíduo. Entretanto, existem ainda diversos empecilhos que dificultam a formação educacional de pessoas com deficiência auditiva no Brasil. Sendo assim, podemos citar a falta de debate sobre a importância da composição educacional e ausência de suportes aos educadores, como desafios para o desenvolvimento acadêmico às pessoas surdas.

            Em primeiro plano, a falta de discussão auxilia que o problema persista, ou seja, a sociedade brasileira não debate sobre o tema e a mídia não instiga à população sobre. Diferentemente do que acontecia na Ágora, principal praça pública ateniense, na qual cidadãos discutiam e debatiam sobre diversos assuntos políticos e sociais, e, por conseguinte, podiam decidir mudar determinada situação através do voto. Logo, seria necessário o debate da importância educacional para deficientes auditivos, para que possamos possibilitar uma melhora no cenário.

            Outro desafio existente, é a ausência de suporte aos educadores. Apesar de estarmos vivendo uma era com avanços tecnológicos exponenciais, conforme o que apresenta a Singularity University, ainda carecemos de tecnologias que auxiliem o aprendizado e ensino aos indivíduos com perda auditiva. Isto é, ainda falta a criação de novas ferramentas, protótipos e projetos que possibilitem uma formação educacional completa e de maneira simplificada.

            Logo, ainda existem diversos desafios no desenvolvimento acadêmico aos deficientes auditivos. Portanto, cabe à Mídia em conjunto ao Ministério da Comunicação, desenvolver conteúdos áudio visuais (com suporte às pessoas deficientes) que instigam o debate e discussão sobre o tema para toda população brasileira, para que gere interesse público em políticas que visem beneficiar pessoas surdas. Assim como, é de responsabilidade do Ministério da Ciência e Tecnologia junto ao Ministério da Educação, desenvolver ferramentas como lousas interativas com linguagem de libras e oferecer cursos de capacitação aos docentes, visando aprimorar o ensino. Somente dessa maneira, será possível oferecer uma formação educacional completa a todo e qualquer indivíduo conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

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2 Correções

  1. Olá! Sua redação está excelente! Se você considera a gramática sua principal dificuldade, você pode ficar feliz, pois seu texto está bem escrito! Meus parabéns, dessa forma você conquistará uma nota muito boa! Fiz algumas observações que podem te auxiliar. Não sou profissional em correções, mas como tenho estudado muito sobre o assunto, acredito que meus comentários podem te ajudar de alguma forma.
    Eu coloquei alguns comentários em vermelho no primeiro parágrafo de desenvolvimento com algumas sugestões. São algumas ideias e você não precisa mudar necessariamente, você pode fazer algumas alterações como for do seu agrado e se for do seu agrado.

    “ Em primeiro plano, a falta de discussão (especificar o que está sendo discutido, de maneira mais objetiva, também quando se refere ao problema) auxilia que o problema persista(a construção dessa oração pode ser alterada para que fique mais harmoniosa, como “faz com que esse problema persista” ou “propicia a permanência desse problema”), ou seja, a sociedade brasileira não ( eu colocaria “Não costuma debater”)debate sobre o ( substituir “o” por “esse”, para que não fique muito generalizado) tema, e a mídia não instiga à população sobre( há outras maneiras harmoniosas para a construção dessa frase sem que perca o sentido, como “tema, além da falta de incentivo por parte da mídia, que não costuma instigar a população a pensar sobre tais acontecimentos”).

    Outras observações:
    No trecho “na qual cidadãos” ( recomenda-se a adição de “os” antes de cidadãos).
    Como debater e discutir são sinônimos, talvez você possa substituir um dos verbos ou deixar apenas um deles.
    O período que começa a partir de “Diferentemente” está muito longo, o que dificulta um pouco a coesão. Você iniciou utilizado uma contraposição ao escolher a palavra “diferentemente”, o que indicaria uma situação oposta depois que você cita o exemplo da cidade. Porém, isso não ocorreu. Eu reescrevi esse trecho, como uma possibilidade de repensá-lo(é só uma ideia): “ Em Ágora, principal praça pública ateniense, na qual os cidadãos discutiam sobre assuntos políticos e sociais, era possível decidir mudar determinada situação através do voto consciente em decorrência da análise das ideias apresentadas. Para que isso ocorra no Brasil, é necessário debater sobre a importância educacional para deficientes auditivos, o que culminará em possíveis soluções para a melhoria do cenário atual”.
    O “possamos” pode ser considerado como marca de “pessoalidade”. No segundo parágrafo de desenvolvimento, eu também retiraria “estarmos” e “carecemos” por esse mesmo motivo.
    – Atenção para a repetição de termos como “existem” e “ instigam”. Na conclusão, você pode substituir “instigam” por “estimulem”, por exemplo. Ainda sobre a conclusão, como você colocou “Assim como” depois de um ponto final, você pode trocar o conectivo como “Além disso”, pois o período anterior já foi fechado.

    Ademais, parabéns novamente! Pensando em cada competência da redação, de acordo com minha opinião, sua nota seria:

    Competência 1 – 180
    Competência 2 – 180
    Competência 3 – 200
    Competência 4 – 160
    Competência 5 – 200
    Total – 920 pontos

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  2. •competência 1(domínio da escrita): 200
    •competência 2(não fugir do tema): 200
    •competência 3 (organizar e interpretar informações): 200
    •competência 4 (conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação): 200
    •competência 5 (respeito aos direitos humanos): 200
    total: 1000
    tudo foi com base nas competências, certo?
    achei sua redação muito completa.

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