Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

  • 0

   É dever do Estado, da família, da comunidade escolar e da sociedade assegurar educação de qualidade à pessoa com deficiência. Entretanto, esses direitos educacionais são violados, uma vez que é notório a diminuição de matrículas de surdos na Educação Básica. Assim sendo, diversas medidas precisam ser tomadas para tentar combater esse problema, incitando uma maior atenção do Poder Público, juntamente com os setores socialmente engajados, e das instituições formadoras de opinião.
Em primeira análise, vale ressaltar que a formação de surdos no Brasil é um problema existente há décadas. A mitologia greco-romana, nos mostra, em Édipo Rei, que a tirania de Édipo se centrava em ignorar os problemas a enfrentá-los. O Tirano, passa por grandes tragédias, e, ao invés de enfrentá-las, tornar-se cego, podendo assim, fugir delas. Atualmente, os surdos têm sido ignorados pelo Governo e grande parte das escolas, quando colocados em salas de aula que não oferecem o devido preparo dos professores e dos alunos para recebê-los, não compreendendo a linguagem usada nessas salas de aula. O não uso das Libras nas escolas é uma ação de tirania e violência contra os surdos em idade escolar no Brasil.
Em segunda análise, ressalta-se que algumas ações já foram tomadas, como a criação da Lei nº 10.436, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda lei oficial no país. Entretanto, a medida tomada até então não foi suficiente para inibir essa problemática, uma vez que a oferta de ensino de Libras não tem sido feita de forma sistemática no Brasil, e o uso das Libras não tem acontecido em ambientes além da escola, como empresas, bancos e outros espaços sociais. Outrossim, a falta de comunicação dos pais e das escolas com os jovens sobre o assunto é um agravante do problema, aumentando as possibilidades de estes agirem de maneira desrespeitosa.
Diante disso, para combater os desafios na formação dos surdos no país, cabe ao Governo intensificar esforços, criando leis mais rígidas que darão uma educação de qualidade e o ensino de Libras nas escolas. Ademais, é necessária a criação de campanhas midiáticas governamentais de conscientização, com o apoio da imprensa socialmente engajada, e a divulgação destas através dos diversos meios de comunicação e das redes sociais, que mostrem a importância de os surdos terem uma educação digna. Além disso, a participação das instituições formadoras de opinião é de grande importância para a educação dos jovens em relação ao respeito com os surdos, com as escolas realizando palestras e seminários sobre o assunto e as famílias intensificando os diálogos em casa.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oi, eu concordo com a Hanna_Arielle, este é um assunto muito polêmico então há muito para falar sobre ele. Certo indo ao ponto quero lhe dar uma dica.
    “Leia seu texto pelo menos 3x antes de entregar, e quando ver 2 palavras que mesmo invertidas de posição conseguem manter o mesmo significado, por exemplo, “Sendo assim” invertendo para “Assim sendo”. Muitas vezes, quando se escolhe vc deve ler o parágrafo onde está essas palavras das duas formas (ou mais dependendo a situação) antes de decidir.
    Deixando seu texto mais elegante.

    • 1
  2. oi boa noite, bom vou te expor minha opinião leiga sobre seu texto.
    Primeiramente parabéns, gostei de ler seu texto ele está bem fundamentado e entra no assunto proposto, você desenvolveu bem demais, uma dica é se atentar deixar bem claro o que quer passar na tese, eu entendi mais fiquei confusa tive que reler o primeiro parágrafo pra compreender melhor, pra mim ok mas o corretor da bancada tem pouco tempo e é legal a gente ajudar pra ele ficar feliz e dá notão pra gente:)
    Outro ponto é se atentar a ficar nas 30 linhas, seus texto excedeu um pouco a quantidade mas acredito que no papel encaixe melhor por causa da letra. Enfim parabéns e continue treinando você escreve bem demais e espero que meu comentário tenha te ajudado e que tu consiga tua aprovação,bjo!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.