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Desafios para a formação educacional dos surdos no Brasil. Enem 2017

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Na baixa Idade Média, a sociedade acreditava que os deficientes auditivos, não poderiam aprender nada, visto que estes possuíam uma limitação divina, e dessa forma eram segregados. No Brasil contemporâneo, incluir os surdos no processo pedagógico escolar ainda é um desafio.  Nesse âmbito, o problema se dá pela desvalorização por parte da sociedade, e pela negligência governamental. Assim sendo, é imprescindível a tomada de medias que possam resolver a situação.

Em primeira análise, é válido ressaltar que a indiferença com as pessoas surdas parte da ignorância ainda existente na sociedade brasileira. Nessa perspectiva, um dos protagonistas da Reforma Protestante no final da Idade Média, Martinho Lutero acreditava que as deficiências eram resultados de feitiços e bruxarias, e por consequência os deficientes deveriam ser mortos. Esse tipo de pensamento segregacionista e exclusivo foi enraizado no país, visto que a presença luterana no Brasil não se concentra apenas em igrejas, mas também em escolas, que fundamentam seus ensinos com base na Reforma Protestante. Logo, é indubitável mudar esse quadro.

Outrossim, a negligência governamental dificulta a resolução da problemática e a torna persistente. Para que a educação e o processo de inclusão dos surdos sejam efetivados, é indispensável a capacitação de professores na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Entretanto, percebe-se uma insuficiência estrutural nas escolas de todo o país, onde estas não possuem os mecanismos necessários para atender a esse público. Destarte, a formação educacional dos surdos continua sendo um desafio no Brasil.

Portanto, para resolver o problema, cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC), por meio de verbas governamentais, capacitar os professores em libras, garantindo assim uma maior eficiência no ensino dos surdos, além de alterar o currículo de ensino, promovendo palestras que visem a inclusão desse grupo. Só assim, o tecido social brasileiro evoluirá como um todo e sairá das amarras da ignorância.

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7 Correções

  1. Oiii, tudo bem?
    Sua introdução foi bem elaborada. Você citou uma alusão e deixou bem clara as suas 2 teses.

    Um ponto positivo seu é que você sabe desenvolver bem suas teses de forma clara em seu desenvolvimento.

    A relação que você fez com a reforma protestante foi muito boa.

    Você usou bem os conectivos.

    Não vou dar nota pois estou começando agora. Porém, está muito boa.

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  2. Então eu irei falar a nota direto, eu tenho uma boa experiência com correção e 90% acerto a nota exata, mas pode variar de 80 pontos a mais ou a menos. Vale ressaltar que estou corrigindo com a banca atualizada de 2020 (que houve mudanças mínimas).
    Obs: sou meio rígido

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 200
    C4: 160 (conectivos diversificados, porém há a repetição do “visto que”, mas é difícil o corretor perceber por causa do tempo de correção)
    C5: 160/200 (tem uma parte ali que muitos corretores consideram como detalhamento, outros não, então vou fazer a média, já que são corrigido por 2 professores —> 180

    Total: 900 pontos

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  3. olá! Gostei muito da sua redação, ela esta cheia de conhecimentos e isso é sempre bom. vocÊ não fugiu do tema em momento algum e teve um bom argumento.
    Lhe dou dicas para tomar cuidado com palavras repetitivas e vírgulas em excesso (como no primeiro parágrafo).
    Seus parágrafos estão cheio de vocabulário extensivo de norma culta Portuguêsa.

    Sua proposta está muito bem argumentada , porém faltou detalhes que fazem grande difereça.

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  4. essa é minha primeira correção espero que eu não deslize;
    só não gostei muito desse final “sairá das amarras da ignorância.”
    ignorância soa muito forte, troque por temperança, ou desconhecimento.

    C1 = 200, não achei nenhum erro gráfico ficou show
    C2 = 170, acho que vc deslizou um pouco no d2, contextualizou demais, e deixou a problematização no presente em poucas linhas.
    C3 = 200
    C4 = 200, gostei bastante
    C5 = 200, Feshow !

    total : 970

    Sem considerações finais, destaquei seus erros nas competências, desculpe se errei em alguma, é minha primeira correção. Mas mesmo que eu tenha errado em alguma coisa sua redação ficou excelente. Boa Sorte sempre, sucesso !

    • 1
  5. Olá William, tudo bem?

    Irei dar a nota de acordo com os meus conhecimentos acerca de redação até o momento, fique a vontade para me questionar caso não concorde com algo ;)

    C1-
    C2-
    C3-
    INTRODUÇÃO

    C4- 200
    Sua redação contém bastante concetivos e não há nenhuma inadequação, parabéns!

    C5- 160
    Achei incrível sua frase de fechamento, uma pena que faltou detalhar mais sua proposta ( pelo menos eu não vi tão explícito quando necessário).
    “garantindo assim uma maior eficiência no ensino dos surdos,”= finalidade
    além de alterar o currículo de ensino,== seria outra ação
    promovendo palestras que visem a inclusão desse grupo” = perfeito, isso mostra que vc resolveria dois problemas em uma única proposta e isso é bom.
    Tente reescrevê-la e colocar o detalhamento, vai ficar ótima.

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  6. Oi , não sou uma corretora nem professora , mas gostei da sua redação . Tem erro em algumas palavras , como : “medias” , se não me engano era para ser medidas . Você não fugiu do tema da redação e ainda apresentou uma solução favorável e coerente . E a forma como você usou as palavras formais está excelente .

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  7. Na introdução percebi uma vírgula desnecessária entre auditivo e não, sugiro tirar, Toma cuidado também com os conectivos, para não repetir e nem usar um que não tem a ver com o que você quer indicar. Fora isso gostei muito da sua redação, adorei a alusão a questão medieval e adorei sua proposta de intervenção.
    Não sou corretora nem nada, mas espero que ajude!

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