Na época do Brasil Império em 1808, com a chegada da família real, foi criada a primeira biblioteca pelo governante D.João XVI, após isso veio a primeira universidade, com o intuito de espalhar conhecimento, trazendo evolução à educação brasileira. Com isso, constatou-se a educação é importante na vida de um sujeito, pois isso o transforma no meio em que vive. No entanto, a educação no século XXI se vê rodeada a um problema nomeado descaso do Governo nas instituições públicas. Desse modo, deve-se averiguar as más consequências que tal mácula pode trazer.
A princípio, a negligência do Estado está como motivador dos problemas presentemente enfrentados. Nesse viés, isso faz com que há ausência de professores na ministração das aulas por não receberem salário e também na carência de equipamentos de qualidade, como: livros, ar condicionado e refeição escolar. A partir do que foi dito, afirma-se que nos tempos do Brasil Império, somente a população elitizada(ricos) obtinham ensino de qualidade, enquanto os mais pobres sofriam com tal ausência. Análogo a isso, encontra-se o Brasil, pessoas de classe média alta está a um passo à frente no ensino em colégio particular. Dessa forma, tal descaso do Governo poderá prejudicar a indivíduos na busca por conhecimento e informação.
Outrossim, é correto afirmar que sem uma base de ensino de qualidade nas escolas públicas para os brasileiros poderá influenciar em busca de emprego e ingresso para faculdade, principalmente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o qual avalia a capacidade e conhecimento do cidadão e na vida, porquanto a educação vai além da sala de aula. Segundo Immanuel Kant, “O homem é aquilo que a educação faz dele”. Assim, evidencia a importância da qualidade da educação na vida do cidadão e sem isso, o homem torna-se retrógrado.
Infere-se, que o ensino nos colégios públicos tem estado em alerta de atenção e por isso, precisará de possíveis ajustes. Urge que o Governo em parceria com o MEC (Ministério da Educação) crie verbas por meio de Escolas, lugar que produz conhecimento e informação, afim de gerar equipamentos de qualidade e na contribuição do salário digno para professores, tudo com o propósito de assegurar a boa educação para a sociedade brasileira nas instituições e assim, torná-la um lugar incrível e incentivador de vidas. Dessarte, o Brasil poderá progredir na educação, minimizando colapsos da má educação nas escolas públicas.
Carla batista de sa
Ola sou iniciante porém eu gostei muito da sua redação,citou diversas áreas do conhecimento e explicou o porque estava citando,a conclusão ficou bem explicada também,porém eu aconselho você a voltar ao que citou durante o texto para concluir(alguma citação que falou durante o texto)e não trazer outra,pq assim você vai tá ligando todo o seu texto.
IBELLAFR
Competência 1 (domínio na escrita formal) – 200
Competência 2 (compreender a proposta e aplicar conceitos de outras áreas do conhecimento) – 200
Competência 3 (relacionar e organizar argumentos/coerência) – 120
Competência 4 (conhecimento de mecanismos para argumentação/coesão) – 120
Competência 5 (elaborar uma proposta de intervenção) – 120
NOTA: 760
Olá, Lu. Tudo bem?
Obs.1: O seu D1 está ficou imenso e muito confuso. Atende-se a pontuação ex: “Urge que o Governo, em parceria com o MEC (Ministério da Educação), crie verbas por meio de Escolas…”
Depois com calma, leia sua redação e note alguns erros que você cometeu e não os repita na próxima (aqui te damos um suporte, mas no enem a pontuação baixa sem dó).
Obs.2: No mais, gostei da sua redação, continue treinando redação para arrasar com a nota mil em 2020! :) Ah! e gostei do contexto histórico que você trouxe na introdução.
Luise
Boa noite…. Tudo bem? Queria entender, só pq há um possível erro com uma vírgula na conclusão vc quer baixar de 200 pra 120? Essa redação eu escrevi em folha apropriada de redação e coube tudo, então queria entender mas desde já agradeço a sua correção! Sei se se empenhou para escrever :)