Desafios para a democratização tecnológica no Brasil contemporâneo

  • 0

Como um dos representantes do BRICS – bloco econômico de países emergentes – entende-se que, caso o Brasil queira tornar-se uma potência de fato, mister que a ação da democratização tecnológica ocorra de maneira natural e eficaz, porém este conceito não é abrangente à todas as classes, processo no qual gera enorme desigualdade social. Desse modo as condições econômicas destes indivíduos são assustadoras, influenciadas também pela falta de incentivo ao proletariado. Portanto, convêm verificarmos algumas causas desta problemática.

Enquanto que uma pequena parte da população diverte-se com o acesso à tecnologia, uma outra grande parcela não está inserida neste meio de luxo. Analisando a história brasileira podemos verificar que o processo de industrialização surgiu de maneira tardia, pois enquanto a Inglaterra partiu em ascendência à este desenvolvimento em meados do século XVIII, o Brasil somente iniciou este procedimento no final do século XIX. Além deste fato influenciar na dificuldade de integração da população em geral, atrasou demasiadamente a evolução brasileira em comparação aos externos.

Além das diferenças econômicas extremas entre os cidadãos pertencentes à esta nação, de acordo com o IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ) existem cerca de 13 milhões de brasileiros desempregados, estes valores estão aumentando constantemente. É notório que estes termos são validados pela falta de transparência e responsabilidade estatal com à sua respectiva nação.

Dessarte, cabe ao Governo e Órgãos municipais, sanar esta defasagem social, por meio de investimentos de parte do capital interno – quantia arrecadada de impostos – em empresas de pequeno e médio porte para que haja um aumento nas taxas de admissão, com a finalidade de que os empregados conquistem uma liberdade monetária para que assim tenham acesso aos recursos digitais. Tal fato faria com que as taxas de desemprego diminuíssem e influenciaria na inserção deste sujeitos “excluídos” no processo de democratização tecnológica nacional.

 

 

Se leu e chegou até aqui, agradeço e peço por gentileza que coloquem a minha possível nota…

Muito obrigado !!

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá !! Primeiramente gostaria de dizer que gostei muito da sua redação e das suas analogias. Entretanto, no D1 senti falta da sua argumentação quanto aos atrasos da nação brasileira, por exemplo. Como também, atente na utilização dos conectivos, para que o seu texto fique mais coerente. No mais, é isso. Espero ter te ajudado.
    C1- 200
    C2- 170
    C3- 160
    C4- 200
    C5- 180
    Total: 910

    • 0
  2. Olá
    Sua introdução ficou boa, trouxe contextualização e apresentou a tese de uma boa maneira.
    Seus desenvolvimentos ficaram bons também entretanto faltou um pouco do sua crítica pessoal, principalmente no 2°.
    Sua conclusão eu achei completa e atende tudo o que é pedido, ficou muito boa.
    Comp 1: 160
    Comp 2: 160
    Comp 3: 120
    Comp 4: 160
    Comp 5: 160
    Boa sorte !

    • -1
  3. Boa tarde Antony,
    Primeiramente, irei realizar alguns comentários
    – É melhor para o desenvolvimento do seu texto, apresentar de fato os desafios para a democratização da tecnologia no brasil em sua tese. A forma “Portanto, convêm verificarmos algumas causas desta problemática.” é vaga.
    – Inclua conectivos no inicio dos parágrafos argumentativos.
    – Não há o desenvolvimento argumentativo conciso no seu segundo parágrafo, para a ideia de que com a industrialização, há a redução da desigualdade. E no terceiro parágrafo, há ausência de uma argumentação.
    DE ACORDO COM A GRADE DO ENEM:
    Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa: 200
    Há erros estilísticos, que não cabem ao desconto de nota.
    Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias
    áreas de conhecimento para desenvolver o tema: 20
    O repertório utilizado não se torna pertinente ao tema, e passível de tangenciamento.
    Competência 3 -Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 80
    Não há um desenvolvimento argumentativo nos parágrafos, somente uma exposição de ideias.
    Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos
    necessários para a construção da argumentação: 80
    Presença pontual de elementos conectivos, há ausência de conectivos que interliguem os parágrafos entre si
    Competência 5- Proposta de intervenção: 160.
    Há a ausência de detalhamento.
    Final 540.
    Leia Redações nota 1000 de anos anteriores, isso ajudará muito.
    Não desista, boa sorte.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.