Desafios para a conservação do patrimônio cultural brasileiro.

  • 0

Na animação “Moriarty: O Patriota”, é retratada uma crítica à sociedade de classes na qual as mazelas sociais são consequências do comportamento populacional. De maneira análoga, tal conjuntura é observada na contemporaneidade ao se analisar os desafios para a preservação do patrimônio cultural brasileiro, que é um problema ocasionado, principalmente, pela displicência social. Desse modo, constata -se um impacto motivado não só pela lacuna educacional, mas também pela ineficiência midiática.

Diante desse cenário,  o débil ensino nacional é um agravante do revés. Acerca disso, conforme o pedagogo Paulo Freire, quando a educação não é libertadora o sonho do  oprimido é ser opressor. Sob esse viés,  a premissa sobre a dita se aplica no contexto do Brasil, uma vez que, por conta do sistema educacional falho, não é repassado aos estudantes a importância da conservação dos acervos culturais do país,  gerando a degradação dessa herança. Assim, devido a uma falha no setor escolar, a problemática perdura na nação.

Ademais,  a ineficácia da mídia é outro fator que perpetua o entrave. Nesse sentido, conforme o sociólogo Pierre Bourdieu,  as instituições, cujo dever é promover a democracia,  não dever se converter em instrumento de violência simbólica. Nessa óptica, a mídia,  a qual tem o papel de disseminar o conhecimento, ao invés de orientar a população  acerca da importância de resguardar os haveres culturais, aliena a sociedade mediante conteúdos empobrecidos que não apresentam melhorias para a questão.  Dessa forma, o setor midiático tem interferência interna na manutenção do problema.

Portanto, torna-se imprescindível a tomada de medidas resolutivas para aumentar a proteção do patrimônio cultural brasileiro por parte dos cidadãos. Para isso, compete ao Ministério da Educação,  cujo dever é gerir o ensino em território nacional, orientar a população estudantil acerca da importância dos acervos culturais e como realizar essa preservação. Tal medida será realizada pela inclusão de uma matéria, referente ao tema, na grade curricular dos estudantes. A iniciativa tem como finalidade promover maior valorização desses bens culturais,  que são importantes para a história nacional. Além disso, cabe as mídias sociais – Twitter, Instagram e Facebook – conscientizar a população por meio da criação de campanhas educativas e digitais, e assim, finamente,  formar uma nação diferente da retrata na animação “Moriarty:O Patriota”.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, você escreve muito bem, entretanto, acredito que seria uma melhora se você se aprofundar mais em contextualização de repertorio, alem disso, a ausência de noticias e dados, que garantem veracidade ao texto.
    Ademais, falta uma perspectiva um pouco mais pessoal ao texto.

    Continue assim, a redação está muito rica em vocabulário e repertório.

    • 1
  2. oi, geovana!
    você tem um linguajar muito rico, e tem bastante domínio da escrita em si. parabéns!
    no entanto, acho que você poderia se aprofundar mais na etapa de contextualizar seus repertórios, talvez utilizando de dados ou notícias além das citações e alusões.
    agora, uma opinião pessoal: vale desenvolver uma forma de escrita mais autêntica, focando em expressar o seu viés, e não apenas mostrar repertório e conhecimento linguístico.
    dito isso, sua escrita com certeza tem futuro, é uma joia a ser polida! praticando, você chega na nota 1000.

    • 1
  3. Olá Geovanna, recomendo diversificar sua escrita.
    Mesmo que adotar estruturas prontas seja eficiente para a redação do Enem, isso pode comprometer seu desenvolvimento individual nas etapas conseguintes da sua carreira, como, por exemplo sua habilidade de se adaptar e produzir soluções criativas e autênticas.

    É apenas uma sugestão para ser pensada.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.