Desafios para a conciliação da Biotecnologia e a Ética

  • 2

Após as evoluções tecnológicas da Terceira Revolução Industrial, as influências das
modernidades se expandiram para diversas áreas e, entre elas, está o desenvolvimento da Biotecnologia. Dessa maneira, é racional afirmar que esse processo apresenta caráter positivo para a humanidade, uma vez que as melhoras na medicina e na agricultura possibilitaram o aumento da expectativa de vida da população e o crescimento da produtividade agrícola. No entanto, apesar desses progressos, a Biotecnologia possui diversos desafios de conciliação com a Ética, devido aos possíveis níveis de atos invasivos genéticos dos procedimentos e os impactos sociais e ambientais de ações bruscas.

Em primeiro plano, é pertinente ressaltar que as possibilidades de atuação da engenharia biotecnológica são, principalmente, mais abundantes na área da genética e, por isso, exigem mais cuidado, fator delimitado pela Ética. Nesse sentido, pode-se citar, como exemplo de mudança mais invasiva, segundo o site “Biologia para Biólogos”, a ferramenta CRIPR-Cas9 que permite a adulteração genômica de determinada espécie – ação já feita na melhora genética de plantas-, ou seja, o homem possui a hipótese de, em um curto prazo, poder alterar características dos genótipos de um embrião, como a escolha da cor dos olhos daquele futuro feto. Dessa forma, polemicamente, os procedimentos citados interferem no comportamento e nas características naturais do ser vivo, o que pode ser prejudicial ao equilíbrio ambiental. Logo, a Ética age com o pluralismo moral e avalia, felizmente, as circunstâncias que não são viáveis aos valores humanos e podendo conflitar com a Biotecnologia.

Em segundo plano, é válido, também, abordar que os impactos das ações da engenharia biotecnológica na coerção da relação do ser humano – ser social – com o meio ambiente é entrave na conciliação desse setor com a Ética. Sob o viés histórico, no século XIX, o naturalista Darwin abordou a seleção natural como mecanismo de adaptação e sobrevivência dos seres. Desse modo, a intervenção humana altera o fluxo estudado pelo cientista, podendo criar características ou redes ecológicas indesejáveis. Além disso, lamentavelmente, a possibilidade de mudar a aparência humana antes do nascimento pode gerar uma estereotipização,
surgindo problemas como o preconceito, uma vez que os atributos selecionados causarão divergências. Por isso, a Ética deve impor os limites do poder humano, atitude que causa obstáculos na relação com a Biotecnologia.

Portanto, diante do exposto, cabe à Organização das Nações Unidas, promover reuniões internacionais para discutir limites jurídicos, culturais e morais das modificações genéticas, por meio de representantes de todos os países do mundo e professores especializados no assunto. Esse item tem como objetivo estabelecer o equilíbrio entre a Biotecnologia e a Ética com a ajuda de indivíduos atuantes das decisões globais. Assim, o mundo poderá superar esse problema.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, sua redação está boa, com bons repertórios e é visível que houve um planejamento. No entanto, é válido ressaltar q esteticamente não está agradável, devido à estruturação dos seus parágrafos do desenvolvimento comparado à conclusão.

    Competência 1
    Demonstrar domínio da norma da língua escrita
    Nota: 200

    Competência 2
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
    Nota: 200

    Competência 3
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    Nota: 160

    Competência 4
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    Nota: 200

    Competência 5
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Nota: 160

    Nota: 920

    • 1
  2. HELLO !!! =)

    Gostei da sua redação, está bem estruturada.

    >Percebi que você domina bem a norma padrão da língua portuguesa. Apresentando poucos / ou nenhum desvio (s) gramaticais.

    > consegui identifica a sua tese. Isso é o primeiro ponto que o leitor de vê observar em sua redação .
    > Usou conectivos, ISSO É MUITO EFICAZ.
    > Percebi coerência nos seus parágrafos, pois os mesmo se ligam com as ideias expostas.
    >Argumentação ( parágrafos do desenvolvimento) , achei bem estruturado. Encontrei a presença de argumentação. ISSO CONTA MUITOS PONTOS. EXPOR DADOS AJUDA MUITO TAMBÉM.

    > CONCLUSÃO: Respeitou os direitos humanos, expões uma proposta boa. Porém esta pequena.

    SEGUE ABAIXO A CORREÇÃO CONFORME AS COMPETÊNCIAS DO ENEM;

    > Competência I : 180
    > Competência II : 200
    > Competência III: 180
    >Competência IV: 160
    > Competência V: 180

    SÓ ACONSELHARIA VOCÊ DIMINUIR POUCO O TAMANHO DOS PARÁGRAFOS, POIS ESTÃO ENORMES, CONSEQUENTEMENTE DARÁ MAIS DE TRINTA LINHA ( claro que depende também do tamanho da sua letra). A SUA CONCLUSÃO FICOU UM POUCO VAGA, PELO MOTIVO DELA TER SIDO O MENOR PARÁGRAFO DE TODA A REDAÇÃO. PROCURE ESCREVER / DESENVOLVER A CONCLUSÃO, MAIS EXPLICADA POSSÍVEL, TRAZENDO ASSIM AO LEITOR A SOLUÇÃO EXPLICITA QUE O Governo DEVE EXECUTAR.

    ” Organização das Nações Unidas ” – Certo seria: ONU (Organização das Nações Unidas ) .

    > No mais, parabéns.

    ESPERO TER AJUDADO, BOA SORTE =^)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.