No filme “Carrie, a estranha”, de 2013, quando a menarca da personagem Carrie ocorre no ambiente escolar, a garota tem uma reação desesperada a esse fenômeno que desconhecia e é ridicularizada pelas outras estudantes. Fora da ficção, os indivíduos com útero também vivenciam situações problemáticas durante a menstruação, visto que a pobreza menstrual é uma realidade que aflige muitos no país. Nesse sentido, a falta de condições econômicas dignas e a mentalidade social destacam-se como desafios a serem enfrentados.
A princípio, cabe ressaltar que a carência de recursos financeiros impede o acesso a itens essenciais para garantir a higiene durante o período menstrual. Sob tal perspectiva, segundo dados da ONU, cerca de 11% da população mundial vive em uma conjuntura de extrema pobreza. A partir disso, observa-se que a compra de absorventes ou coletores é inviável para essa parcela de pessoas, tendo em vista que a renda familiar, muitas vezes, é insuficiente até para atender às necessidades alimentares. Ademais, a falta de saneamento básico – empecilho comum nas residências dos desfavorecidos – piora as dificuldades enfrentadas nesse período, em que a água é indispensável. Logo, é imprescindível que o Estado forneça auxílio para impedir que aqueles que menstruam permaneçam nesse quadro degradante.
Outrossim, é preciso apontar a aversão a assuntos menstruais como um fator responsável pela pouca relevância dada ao tema. A esse respeito, de acordo com o ativista social Martin Luther King: “Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam”. Com essa abordagem, é possível realizar um paralelo com o preconceito que o corpo social tem contra esse processo biológico humano, gerando, assim, o silenciamento referenciado por Martin. Como consequência, os detentores de útero veem-se forçados a não compartilhar abertamente os obstáculos vivenciados durante a menstruação. Com base nisso, o óbice perdura em razão da negligência da sociedade.
Portanto, a fim de garantir que todos enfrentem o período menstrual com dignidade e com higiene, urge que o Ministério da Saúde ofereça produtos como absorventes, mediante a distribuição gratuita em unidades de saúde para pessoas em situação de vulnerabilidade social, além de visar as localidades rurais e isoladas com esse auxílio. Somado a isso, o direito ao saneamento básico precisa ser garantido por meio de investimentos estatais, e a menstruação deve ser abordada nas instituições de ensino do país para ser naturalizada. Somente assim, o trauma passado por Carrie será restrito às telas de cinema.
daniel.sd
c1; 200 pontos
Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão
aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizarem reincidência.
c2; 200 pontos
Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório
sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo argumentativo.
c3; 200 pontos Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma
consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
c4; 200 pontos Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos
coesivos.
c5; 160 pontos Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão
desenvolvida no texto.
[email protected]
Oii, tudo bem? Vou corrijir sua redação a partir dos meus conhecimentos referentes a prova do ENEM.
C1: Domínio da escrita formal
200
C2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto
200
C3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
200
C4: Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
200
C5: Respeito aos direitos humanos e proposta de intervenção
Use uma proposta de intervenção para cada tese.
160
Parabéns! Nota final: 960
Flavio Fraga
A estrutura da redação está boa colocou citações, trouxe repertórios socioculturais e dados para dissertar sobre o assunto; o seu texto está bom o problema é que você iniciou o primeiro desenvolvimento sem completar 3 ou 4 linhas e isso pode ser ruim e tirar pontos seu o outro problema é que você colocou “Com essa abordagem” em vez de “Com Base nisso”.
beatriz1511
Olá, Abigail! Achei o tema da sua redação super atual e necessário!
A estrutura da sua redação muito boa, ficou bem claro os argumentos, tem conectivos (só no segundo parágrafo de argumentação que acho que mudaria um dos “Com”… “Com essa abordagem”, “Com base nisso” ). No geral, não vi nada grave para pontuar.