Desafios e soluções para os problemas do sistema carcerário brasileiro.

  • 1

A notório que solucionar os problemas do sistema carcerário brasileiro é uma tarefa desafiadora, pois o país ocupa a terceira posição com maior total de presos, segundo dados do infopen. Nesse viés, é preciso buscar caminhos para minimizar o problema, atuando na base educacional lacuna e na insuficiência legislativa.

A princípio, a omissão educativa caracteriza-se como um complexo dificultador. Para o filósofo Kant, o ser humano é resultado de educação que teve. Nessa perspectiva, se há um problema social, há como base uma lacuna educacional. No que tange aos desafios do sistema carcerário brasileiro, percebe-se uma forte influência dessa causa, uma vez que a educação tem um forte impacto na ressocialização do indivíduo, para que possa voltar a conviver em sociedade. Logo, é necessário que as escolas e familiares acolham esses ex-presidiários e incentivem a voltarem a estudarem, com o objetivo de futuramente entrar no mercado de trabalho.

Ademais, fundamental apontar a ineficácia legislativa. Com isso, a Constituição Federal de 1988 é a lei básica brasileira que busca garantir a integridade dos seres vivos e do ambiente que estão inseridos. Mas, essa legislação não tem sido suficiente no que se refere à questão o sistema carcerário brasileiro, uma vez que nota-se uma falta de segurança para os presos, agentes e familiares dos detentos. Tais com: a entrada de armas,rebeliões e assassinatos dentro das unidades penitenciárias. Assim, a lei sendo enfraquecida, dificulta-se a resolução desse impasse.

Portanto, como solução, é oportuno que o MEC desenvolva cursos profissionalizantes, por meio de verbas públicas, a fim de trazer mais dignidade a esses ex- presidiários e que possam voltarem a ter um perspectiva de futuro. Além disso, o governo federal deve criar leis que inflijam as empresas a contratarem ex-detentos.

Compartilhar

2 Correções

  1. D1: Domínio da escrita formal da língua portuguesa 120 PONTOS
    D2: Compreender o tema e não fugir do que é proposto 80 PONTOS
    D3:Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 120
    D4:Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 120 PONTOS
    D5: Respeito aos direitos humanos 120 PONTOS
    ———————————————————————- 560 PONTOS

    • 1
  2. Tese bem abordada. Argumentos bem estruturados no D1 e D2
    Texto coeso e conclusão clara.
    Parabéns
    …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….l………….

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.