Segundo o empresário Steve Jobs, “a tecnologia move o mundo”. De fato, no cenário vigente, o pensamento do empresário pode ser evidenciado-principalmente no contexto da educação, já que a pandemia do novo coronavírus fez da internet a principal forma de ensino. Entretanto, no Brasil, algumas barreiras permeiam a implementação da tecnologia na educação, sejam elas o acesso desigual ao mundo digital ou a falhas no sistema educacional.
A priori, é necessário analisar como a desigualdade, no que tange o meio cibernético, influi na problemática. De acordo com o escritor Ariano Suassuna, existe uma injustiça secular capaz de dividir a nação em duas vertentes: a dos desfavorecidos e a dos despossuídos. Seguindo a linha de pensamento do escritor brasileiro, nota-se, considerável semelhança à realidade basílica: de um lado encontra-se estudantes-sobretudo do sistema privado- amparados e bem equipados para o ensino a distância, de outro, temos alunos que sequer tem acesso à internet e a dispositivos eletrônicos. Logo, é evidente a discrepância relacionada à educação no país e, consequentemente, a sua qualidade.
Ademais, o caráter tradicionalista, comumente empregado nos processos de aprendizagem, trouxe perdas a efetivação das novas tecnologias. O educador Paulo Freire reconhece que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a construção pessoal. Nessa perspectiva, é notório a falha pedagógica, que desde sua criação, tende a propor uma didática passiva ou discente, com uma visão conteudista e modelada para ser rígida. Os aparelhos eletrônicos, repudiado pelo modelo de ensino conservador é, atualmente, a chave para a aprendizagem. Desta forma, enquanto o ambiente tecnológico não for visto como um meio eficiente de ensino a construção pessoal do indivíduo será fadada a mecanização.
Portanto, o Ministério da Educação em consonância com o ministério da tecnologia deve incentivar o uso de equipamentos eletrônicos nas escolas, por meio de doações aos menos favorecidos e, publicando cartilhas informativas-com estudos a respeito dos benefícios dessa incorporação, bem como maneiras de usar essa ferramenta corretamente-, a fim de proporcionar aos estudantes possibilidades para se desenvolverem intelectualmente. Somente assim, a tecnologia moverá o mundo.
Se possível, corijam com nota, por favor :)
Artur_Pelegrino
Concordo com os pontos levantados pelo colega Athirson quanto às questões gramaticais. Como não encontrei nada a acrescentar, gostaria de parabenizá-la, considerando-se a estruturação do texto: é totalmente compreensível, coeso, e cumpre todos os requisitos de uma dissertação ENEM. Com certeza, até o final do ano vai estar nível nota 1000. Keep going, girl!!
Athirson
Boa tarde, Fryda! Tudo bem?
INTRODUÇÃO
1) O “principalmente” deve estar entre vírgulas
2) aS falhas no sistema educacional*
Ótima introdução, fez uso produtivo da citação do Steve Jobs e delimitou o tema, além de deixar claro o que vai ser abordado logo em seguida;
DESENVOLVIMENTO 1
1) no que tange AO meio cibernético
2) brasílica*
3) Há uma quebra da coesão quando você coloca “, do outro,” sem colocar o “e, do outro,”. Além disso, é “do outro”, pois você está falando sobre um lado específico, o que requer o artigo definido junto com a preposição (de + o = do)
4) sequer têm*. O “tem” se refere a “alunos”, logo deve estar com acento circunflexo, pois está ligado a uma palavra no plural
Gostei bastante do seu desenvolvimento, argumentou bem e deixou as ideias claras. Parabéns!
DESENVOLVIMENTO 2
1) à efetivação
2) é notória*, pois deve estar concordando com “falha”
3) “, que desde sua criação, tende a propor uma didática passiva ou discente, com uma visão conteudista e modelada para ser rígida”, quem faz isso? Creio que você esqueceu alguma palavra, comeu ou errou na digitação. Para estar correta deveria ser algo tipo “falha pedagógica das escolas, que, desde a sua criação, tende a propor…”. Prejudicou o entendimento do argumento.
4) “desde a sua criação” deve estar entre vírgulas
5) repudiados*
6) Faltou um conectivo, como “Por outro lado” ou “Por outro viés”, antes de iniciar com “Os aparelhos”, para, assim, deixar claro que você está mudando o sentido do discurso
7) “é, atualmente, a chave para a aprendizagem” por que? Explique sua ideia, como ele seria tão importante?
8) “enquanto o ambiente tecnológico não for visto como um meio eficiente de ensino” deve estar entre vírgulas, visto que é uma adição de uma condição no meio da frase.
Pecou um pouco na construção das ideias do texto. Imagino como você queria construir e foi muito bom o raciocínio, porém você não conseguiu passar tão bem para o “papel”.
CONCLUSÃO
1) “em consonância com o ministério da tecnologia” deve estar entre vírgulas, pois é uma adição no meio da frase
2) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações*, e lembre-se de usar letras maiúsculas
3) Não tem vírgula depois antes de “publicando”
U A U, sua conclusão tá maravilhosa, parabéns e continue assim! Muito detalhada, cumprindo com agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Gostei bastante!
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200
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