O escritor britânico Oscar Wilde afirma: “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. Nessa perspectiva, é preciso dar o primeiro passo para enfrentar os desafios do processo adotivo no Brasil, pois é complicado e lento, o que prejudica não só as pessoas que querem adotar mas também as crianças e adolescentes disponíveis à adoção. Desse modo, o preconceito enraizado e a ineficiência do sistema jurídico favorecem o problema.
Diante desse cenário, o preconceito enraizado inerente à sociedade é um desafio para a questão adotiva. De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção, 88% das pessoas com interesse em adotar só aceitam crianças brancas, o que evidencia um preconceito racial grotesco. Sendo assim, devido a esse preconceito enraizado, grande parte das crianças e adolescentes não são adotadas em virtude da sua cor de pele, pois não atendem às características físicas dos interessados, o que dificulta o processo adotivo no Brasil.
Outrossim, a ineficiência do sistema judicial brasileiro também é um desafio contribuinte com o empecilho. Na novela infantil “Chiquititas”, transmitida pela emissora SBT, as pessoas interessadas em adotar as crianças passam por dificuldades judiciais durante a adoção, que atrasam e complicam o processo. De maneira análoga à ficção, no Brasil, o processo adotivo é lento e bastante burocrático, fato que, apesar de garantir segurança às crianças e adolescentes, desestimula os indivíduos que querem realizar a adoção. Nesse sentido, é preciso reverter a ineficácia judicial para facilitar os processos adotivos.
Portanto, a mídia, enquanto importante instrumento para a divulgação massiva de informações, deve criar campanhas de incentivo à adoção de crianças e adolescentes independente da cor de pele ou etnia, por meio de compartilhamentos nas redes sociais, a fim de combater o preconceito enraizado. Ademais, o Ministério da Justiça deve regulamentar os processos judiciários, por meio de fiscalização nas leis, que garantam o cumprimento eficaz da função do sistema judicial, com o intuito de tornar a adoção mais rápida e segura. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo citado por Oscar Wilde.
Brenamiranda28
Boa Noite!!
De uma forma geral, sua redação está muito bem estruturada, não encontrei quase nada de erros
Eu só teria sido mais direta na tese, de forma que o tema tivesse ficado em total evidência
Achei interessante você ter feito uma alusão a novela;
Sua intervenção ficou perfeita!
Lembre, antes do “mas”, utilize uma vírgula
Cardigan
Competência 1
1- Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
2- Não usar “juntamente com”
3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde
Competência 2
1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
3- Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
4- Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2
Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus Repertórios com os argumentos
Competência 3
1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.
Competência 4
1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..
Competência 5
1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
8- Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.
Competência 1
1- Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
2- Não usar “juntamente com”
3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde
Competência 2
1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo ), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 parágrafo ).
2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
3- Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
4- Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2
Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e nos 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus Repertórios com os argumentos
Competência 3
1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
5- Apresentar marca de autoria ( meu posicionamento) em ambos desenvolvimentos.
6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.
Competência 4
1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo.Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logo; sendo assim; em suma…
3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo..”
4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..
Competência 5
1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
2- Fazer as propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer somente 1 proposta, esta deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
4- Para cada proposta de que você fizer, apresentar o agente solucionador.
5- Para cada proposta que fizer, apresente uma ação.
6- Para cada proposta que fizer, apresente o modo de como a ação será realizada.
7- Para cada proposta que fizer, apresente o intuito.
8- Para cada proposta que fizer, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conectivos.
Nardenia Alves
Introdução – Tese bem explícita, mas sugiro contextualizar melhor o tema.
OBS 1: “…é preciso dar o primeiro passo para enfrentar os desafios do processo adotivo no Brasil, pois [reformular a frase, deixar mais coesa] é complicado e lento,…”
OBS 2: “… o que prejudica não só as pessoas que querem adotar [inserir vírgula] mas também as crianças e adolescentes disponíveis à adoção.”
–
Desenvolvimento 1 – Faltou aprofundar a argumentação.
OBS 1: “[inserir conectivo], de acordo com o Cadastro Nacional de Adoção, 88% das pessoas com interesse em adotar só aceitam crianças brancas…”
OBS 2: Se você escolheu falar sobre o preconceito racial, sugiro que exponha isso na tese, ou, ao menos, no tópico frasal. A informação ficou um pouco “solta” no texto.
OBS 3: Sugiro adicionar uma frase para conclusão do parágrafo.
–
Desenvolvimento 2 – Esse parágrafo ficou ótimo, parabéns.
OBS: “[inserir conectivo], na novela infantil “Chiquititas”, transmitida pela emissora SBT”
–
Conclusão – Apresentou proposta contendo todos os elementos necessários.
OBS 1: Sugiro acrescentar uma frase que retome sua tese e conclua o texto.
OBS 2: “…campanhas de incentivo à adoção de crianças e adolescentes [inserir vírgula] independente da cor de pele ou etnia,…]
–
Notas por competência:
1 – 160 (atente-se ao uso da vírgula)
2 – 200
3 – 160 (aprofundar a argumentação)
4 – 160 (busque usar mais conectivos)
5 – 200
Total – 880
Lorrainy Campos
Não há muitos erros, apenas atentar-se ao uso da vírgula,ao repetir de palavra (usar sinônimos) ,ao uso de conectivos e a estrutura dos parágrafos (fazer orações menos extensas) ,e aprofundamento dos argumentos.
Parabéns a compreensão do tema houve apenas fazer algumas correções.
C1:160.
C2:200.
C3:160.
C4:160.
C:200.
Amandarafaaely
Sua redação está bem estruturada,mas você deve se atentar mais ao uso da vírgula,e a também á repetição de palavras, no segundo parágrafo. Poderia ter usado outro termo sinônimo de preconceito.
Tirando isso,a redação está ótima,com argumentos claros e conclusão coerente com o que diz respeito.
Nota 880
brunalismo
Olá!! Boa noite!!
//INTRODUÇÃO\\
Achei sua introdução muito bem feita. Só vale uma atenção: antes de conjunção aditiva MAS, é necessário incluir vírgula.
//DESENVOLVIMENTO 1\\
Omitiria o termo “grotesco”, visto que fica redundante. Afinal, se já usou a palavra “evidencia”, demonstra um destaque mediante à realidade do preconceito.
Além disso, usou o termo “preconceito” mais de uma vez no Desenvolvimento 2. Poderia arcar com sinonímia nesse parágrafo. Exemplo: “Sendo assim, devido a esse PREJULGAMENTO enraizado, grande parte das crianças…”.
//DESENVOLVIMENTO 2\\
Gostei da citação da novela do SBT. São poucas novelas que retratam do processo de adoção. Ainda fez uma comparação com os dias atuais no Brasil. Muito legal!
//CONCLUSÃO\\
Concordo com os demais colegas, abordou a finalização muito bem. Sem adicionais.
Avante!
ssabrynalima
OIee, sua redação está boa, mas dá para melhorar em alguns aspectos. Enfim, espero que goste :)
Introdução – Tese bem explícita, mas sugiro contextualizar melhor o tema.
OBS 1: “…é preciso dar o primeiro passo para enfrentar os desafios do processo adotivo no Brasil, pois [reformular a frase, deixar mais coesa] é complicado e lento,…”
OBS 2: “… o que prejudica não só as pessoas que querem adotar [inserir vírgula] mas também as crianças e adolescentes disponíveis à adoção.”
–
Desenvolvimento 1 – Faltou aprofundar a argumentação.
OBS 1: “[inserir conectivo], de acordo com o Cadastro Nacional de Adoção, 88% das pessoas com interesse em adotar só aceitam crianças brancas…”
OBS 2: Se você escolheu falar sobre o preconceito racial, sugiro que exponha isso na tese, ou, ao menos, no tópico frasal. A informação ficou um pouco “solta” no texto.
OBS 3: Sugiro adicionar uma frase para conclusão do parágrafo.
–
Desenvolvimento 2 – Esse parágrafo ficou ótimo, parabéns.
OBS: “[inserir conectivo], na novela infantil “Chiquititas”, transmitida pela emissora SBT”
–
Conclusão – Apresentou proposta contendo todos os elementos necessários.
OBS 1: Sugiro acrescentar uma frase que retome sua tese e conclua o texto.
OBS 2: “…campanhas de incentivo à adoção de crianças e adolescentes [inserir vírgula] independente da cor de pele ou etnia,…]
–
Notas por competência:
1 – 160 (atente-se ao uso da vírgula)
2 – 200
3 – 160 (aprofundar a argumentação)
4 – 160 (busque usar mais conectivos)
5 – 200
Total – 880
Etlot
Muito bom no geral, mas
1 parágrafo: reescreveria a fala do Oscar Wilde com minhas próprias palavras ao invés de fazer uma citação direta, além disso, o ´´pois é complicado e lento´´ carece de uma referência a oq é complicado e lento e falta uma vírgula na frente do ´´mas´´
2 parágrafo: o que é pronome interrogativo
ali2118
Acredito não haver erros em sua redação. Ela está bem estruturada e com argumentos que foram explicados ao longo do texto. Além disso, a proposta de intervenção me pareceu conter todas as informações necessárias e retomou a citação de Oscar Wilde apresentada na introdução, dando um ótimo encerramento.
Talvez uma redução do tamanho das orações seja algo interessante de aperfeiçoar.
Espero ter ajudado, bons estudos!