Durante o Golpe Militar, em 1964, o Brasil sofreu com a manipulação dos meios de informação e também, a sua censura. Hodiernamente, o jornalismo ainda apresenta grandes desafios, como a propagação de fake news e a violência.
Nesse cenário, primeiramente, percebe-se a disseminação de noticias falsas presente no problema. Com a globalização, o uso das mídias sociais aumentou, e com isso, a facilidade de espalhar informações falsas também. Fazendo com que muitas pessoas não busquem saber a veracidade das notícias, em jornais. Tais práticas, são comuns em tempos de eleições no Brasil.
Em segunda análise, deve destacar a agressão como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, a obra “Contrato Social”, de Rousseau, defende que o estado deve garantir o bem-estar social. Contudo, nota-se, no Brasil, que a violência rompe com a defesa do filósofo, uma vez que em 2019, dois jornalistas foram assassinados e dez foram censurados no seu trabalho, segundo a Agência Brasil.
Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Dessa maneira, é necessário que o Estado em parceria com a mídia, por meio de propagandas, incentive a população a buscar a verdade de quaisquer notícia, para tentar diminuir a propagação das fake news. Para que assim, os desafios jornalísticos sejam superados.
BeatrizMartins01
Boa tarde Barbara, tudo bem? eu não sou muito boa em correção mas eu vou tentar KKKK
Introdução: Muito boa, deixou bem claro qual a sua tese.
Desenvolvimento1: Bons argumentos mas ficou meio curto.
Desenvolvimento2: Ficou muito curto também. um desenvolvimento tem que ter entre 7-12 linhas. cuidado com isso
Conclusão: Podia ter aprofundado mais a sua proposta.
Continue praticando. eu sei que você pode fazer melhor, eu acredito em você.
HelenaMS
INTRODUÇÃO
– Muito bem contextualizado o tema. Você apresentou os dois argumentos a serem abordados nos parágrafos seguintes. Entretanto, acredito que seria interessante você detalhar um pouco mais a tese.
– “Fake news” deve ser entre aspas, pois se trata de um termo estrangeiro.
D1
“Nesse cenário, primeiramente, percebe-se a disseminação de notícias falsas presente no problema.( 1)Com a globalização, o uso das mídias sociais aumentou(2), e com isso, a facilidade de espalhar informações falsas também. (3) Fazendo (4)com que muitas pessoas não busquem saber a veracidade das notícias(5), em jornais. Tais práticas, são comuns em tempos de eleições no Brasil”.
1- Ausência de conectivo.
2- Uso equivocado da vírgula. O correto seria “e, com isso,”
3- Falta de conectivo.
4- Repetição excessiva de “com”
5- Emprego inadequado da vírgula.
-“Tais práticas, são comuns em tempos de eleições no Brasil”. Quem comprova isso?
A sua argumentação ficou um pouco desorganizada e o desfecho ficou solto.
D2
“Em segunda análise, deve destacar a agressão como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, a obra “Contrato Social”(1), de Rousseau, defende que o estado deve garantir o bem-estar social. Contudo, nota-se(2), no Brasil, que a violência rompe com a defesa do filósofo, uma vez que em 2019, dois jornalistas foram assassinados e dez foram censurados no seu trabalho, segundo a Agência Brasil”.
1- Tire a vírgula.
2- Tire a vírgula.
CONCLUSÃO
“Portanto, é indispensável intervir sobre o(1) problema. Dessa maneira, é necessário que o Estado (2) em parceria com a mídia, por meio de propagandas, incentive a população a buscar a verdade de quaisquer (3) notícia, para tentar diminuir a propagação das fake news. Para que assim, os desafios jornalísticos sejam superados”.
1- Repetição dessa palavra 3 vezes no texto. Isso desconta pontos.
2- Insira uma vírgula.
3- “notícias” .
O parágrafo está um pouco desorganizado e, consequentemente, isso prejudicou a leitura e análise para saber se havia os cinco elementos exigidos pelo Enem. No entanto, pelo o que notei faltou o detalhamento.
Bem, sua redação apresentou alguns desvios gramaticais e estruturais, sobretudo, no que diz respeito ao uso da vírgula. Confesso que também tive essa dificuldade e ainda hoje cometo alguns deslizes. Entretanto, com a prática você começa a percebê-los e não erra mais. Outro ponto que merece atenção no seu texto, refere-se ao fechamento das ideias nos parágrafos de desenvolvimento, ou seja, o último período. Você termina os seus parágrafos com o ponto de vista do autor ou dado citado e não com a sua opinião , articule mais as ideias e desenvolva mais a sua argumentação. Lembre-se que o objetivo do texto dissertativo-argumentativo é convencer o leitor, os repertórios servem para dar embasamento a sua argumentação , mas quem tem que “convencer” o leitor, é você. Ademais, vale dizer que não sou nenhuma especialista, porém tentei corrigir o seu texto da forma mais justa possível com base no que aprendi até hoje. Acredito que com a prática você alcançará a excelência. Bons estudos!
Maria16lima
C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 80
C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 160
C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 120
C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 80
C5. Respeito aos direitos humanos 120
nota: 560
MMM
COMPETÊNCIA 1: 100 / Cuidado com períodos muito longos.
COMPETÊNCIA 2: 150 / Repertório muito bom.
COMPETÊNCIA 3: 120 / Conecte suas ideias.
COMPETÊNCIA 4: 100 / Utilize mais conectivos e elementos coesivos.
COMPETÊNCIA 5: 120 / Proposta pouco detalhada.
NOTA: 590!
Se esforce e não desista! Nota Mil é logo ali
HenriqueBotelho
Olá Bárbara,
sobre sua redação, gostaria de comentar duas coisas que foram mais chamativas a mim quanto à possibilidade de melhora. Primeiro: pude perceber que você tinha em mente muitos pontos realmente relevantes ao tema, e conseguiu, de certa forma, expressá-los em seu texto, entretanto, você poderia tentar colocá-los de uma forma mais coesa e menos cascateada, se é que me entende. O fator ligação entre umas e outras ideias é super importante na fluidez de seu texto, para que quem irá lê-lo possa compreender a relação ordenada dos seus pensamentos expressos na redação.
Segundo: seria ideal que sua introdução (mais precisamente o parágrafo introdutório – primeiro parágrafo) fosse mais completo, no sentido de cativar o leitor a continuar lendo o seu texto. Ele não está ruim, pelo contrário, pude perceber que você citou dois pontos realmente interessantes para esse tema logo no primeiro parágrafo, e isso é show; o que falta, apenas, é melhorar a forma como apresentou eles.
Espero ter ajudado.