DESAFIOS DO JORNALISMO BRASILEIRO- REDAÇÃO DEU 28 LINHAS

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Durante o Golpe Militar, em 1964, o Brasil sofreu com a manipulação dos meios de informação e também, a sua censura. Hodiernamente, o jornalismo ainda apresenta grandes desafios, como a propagação de fake news e a violência.

Nesse cenário, primeiramente, percebe-se a disseminação de noticias falsas presente no problema. Com a globalização, o uso das mídias sociais aumentou, e com isso, a facilidade de espalhar informações falsas também. Fazendo com que muitas pessoas não busquem saber a veracidade das notícias, em jornais. Tais práticas, são comuns em tempos de eleições no Brasil.

Em segunda análise, deve destacar a agressão como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, a obra “Contrato Social”, de Rousseau, defende que o estado deve garantir o bem-estar social. Contudo, nota-se, no Brasil, que a violência rompe com a defesa do filósofo, uma vez que em 2019, dois jornalistas foram assassinados e dez foram censurados no seu trabalho, segundo a Agência Brasil.

Portanto, é indispensável intervir sobre o problema. Dessa maneira, é necessário que o Estado em parceria com a mídia, por meio de propagandas, incentive a população a buscar a verdade de quaisquer notícia, para tentar diminuir a propagação das fake news. Para que assim, os desafios jornalísticos sejam superados.

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5 Correções

  1. Olá Bárbara,
    sobre sua redação, gostaria de comentar duas coisas que foram mais chamativas a mim quanto à possibilidade de melhora. Primeiro: pude perceber que você tinha em mente muitos pontos realmente relevantes ao tema, e conseguiu, de certa forma, expressá-los em seu texto, entretanto, você poderia tentar colocá-los de uma forma mais coesa e menos cascateada, se é que me entende. O fator ligação entre umas e outras ideias é super importante na fluidez de seu texto, para que quem irá lê-lo possa compreender a relação ordenada dos seus pensamentos expressos na redação.
    Segundo: seria ideal que sua introdução (mais precisamente o parágrafo introdutório – primeiro parágrafo) fosse mais completo, no sentido de cativar o leitor a continuar lendo o seu texto. Ele não está ruim, pelo contrário, pude perceber que você citou dois pontos realmente interessantes para esse tema logo no primeiro parágrafo, e isso é show; o que falta, apenas, é melhorar a forma como apresentou eles.

    Espero ter ajudado.

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  2. Boa tarde Barbara, tudo bem? eu não sou muito boa em correção mas eu vou tentar KKKK

    Introdução: Muito boa, deixou bem claro qual a sua tese.

    Desenvolvimento1: Bons argumentos mas ficou meio curto.

    Desenvolvimento2: Ficou muito curto também. um desenvolvimento tem que ter entre 7-12 linhas. cuidado com isso

    Conclusão: Podia ter aprofundado mais a sua proposta.

    Continue praticando. eu sei que você pode fazer melhor, eu acredito em você.

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  3. INTRODUÇÃO

    – Muito bem contextualizado o tema. Você apresentou os dois argumentos a serem abordados nos parágrafos seguintes. Entretanto, acredito que seria interessante você detalhar um pouco mais a tese.

    – “Fake news” deve ser entre aspas, pois se trata de um termo estrangeiro.

    D1

    “Nesse cenário, primeiramente, percebe-se a disseminação de notícias falsas presente no problema.( 1)Com a globalização, o uso das mídias sociais aumentou(2), e com isso, a facilidade de espalhar informações falsas também. (3) Fazendo (4)com que muitas pessoas não busquem saber a veracidade das notícias(5), em jornais. Tais práticas, são comuns em tempos de eleições no Brasil”.

    1- Ausência de conectivo.
    2- Uso equivocado da vírgula. O correto seria “e, com isso,”
    3- Falta de conectivo.
    4- Repetição excessiva de “com”
    5- Emprego inadequado da vírgula.
    -“Tais práticas, são comuns em tempos de eleições no Brasil”. Quem comprova isso?

    A sua argumentação ficou um pouco desorganizada e o desfecho ficou solto.

    D2

    “Em segunda análise, deve destacar a agressão como um dos complicadores do problema. Nesse sentido, a obra “Contrato Social”(1), de Rousseau, defende que o estado deve garantir o bem-estar social. Contudo, nota-se(2), no Brasil, que a violência rompe com a defesa do filósofo, uma vez que em 2019, dois jornalistas foram assassinados e dez foram censurados no seu trabalho, segundo a Agência Brasil”.

    1- Tire a vírgula.
    2- Tire a vírgula.

    CONCLUSÃO

    “Portanto, é indispensável intervir sobre o(1) problema. Dessa maneira, é necessário que o Estado (2) em parceria com a mídia, por meio de propagandas, incentive a população a buscar a verdade de quaisquer (3) notícia, para tentar diminuir a propagação das fake news. Para que assim, os desafios jornalísticos sejam superados”.

    1- Repetição dessa palavra 3 vezes no texto. Isso desconta pontos.
    2- Insira uma vírgula.
    3- “notícias” .

    O parágrafo está um pouco desorganizado e, consequentemente, isso prejudicou a leitura e análise para saber se havia os cinco elementos exigidos pelo Enem. No entanto, pelo o que notei faltou o detalhamento.

    Bem, sua redação apresentou alguns desvios gramaticais e estruturais, sobretudo, no que diz respeito ao uso da vírgula. Confesso que também tive essa dificuldade e ainda hoje cometo alguns deslizes. Entretanto, com a prática você começa a percebê-los e não erra mais. Outro ponto que merece atenção no seu texto, refere-se ao fechamento das ideias nos parágrafos de desenvolvimento, ou seja, o último período. Você termina os seus parágrafos com o ponto de vista do autor ou dado citado e não com a sua opinião , articule mais as ideias e desenvolva mais a sua argumentação. Lembre-se que o objetivo do texto dissertativo-argumentativo é convencer o leitor, os repertórios servem para dar embasamento a sua argumentação , mas quem tem que “convencer” o leitor, é você. Ademais, vale dizer que não sou nenhuma especialista, porém tentei corrigir o seu texto da forma mais justa possível com base no que aprendi até hoje. Acredito que com a prática você alcançará a excelência. Bons estudos!

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  4. C1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa 80
    C2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto 160
    C3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista 120
    C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 80
    C5. Respeito aos direitos humanos 120
    nota: 560

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  5. COMPETÊNCIA 1: 100 / Cuidado com períodos muito longos.
    COMPETÊNCIA 2: 150 / Repertório muito bom.
    COMPETÊNCIA 3: 120 / Conecte suas ideias.
    COMPETÊNCIA 4: 100 / Utilize mais conectivos e elementos coesivos.
    COMPETÊNCIA 5: 120 / Proposta pouco detalhada.
    NOTA: 590!

    Se esforce e não desista! Nota Mil é logo ali

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