DESAFIOS DO EJA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê no artigo 6 o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os desafios da EJA, dificultando, deste modo, a universalização deste direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem este quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a educação é um investimento social e um direito básico de todo cidadão. Entretanto, na prática, a universalização desse direito não é aplicada, aja vista que o governo investe cada vez menos no EJA. Nesse sentido, o número de escolas com essa modalidade de ensino também diminuiu, o que infelizmente acaba desencadeando a exclusão da população sem um diploma na busca pelo ensino. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis.

Ademais, é fundamental apontar a falta de incentivo do à educação como outro desafio da problemática abordada. Tendo em vista este ponto, percebe-se o descaso do regime em relação às pessoas que necessitam desta modalidade de ensino. Consequentemente, é muito comum, no Brasil, que muitos indivíduos abandonem a escola, porém são necessárias ações que diminuam e exterminem este quadro, dando aos cidadãos a chance de poder permanecer estudando mesmo em situações precárias.

Depreende-se portanto, a necessidade de combater estes obstáculos. Para isso, é impressindível que o governo por intermédio de verbas governamentais, crie um benefício para jovens e adultos sem o diploma de ensino básico com a finalidade de incentivar o ensino. Também é necessário a criação de uma lei que proíba a evasão escolar, para as pessoas que usufruam deste benefício, detalhando, para a  população, a importância da atividade educacional na vida do ser humano, a fim de que os necessitados desta modalidade de ensino o busque cada vez mais. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos na carta magna.

 

OBS: Por favor corrija minha redação como gostaria que a sua fosse corrigida, e coloque a nota.

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3 Correções

  1. Boa noite, Rubia!

    INTRODUÇÃO

    POSITIVOS
    *Ótima contextualização
    *Poucos desvios gramaticais
    NEGATIVOS
    *Notei um certo erro no 6º, como a moça acima disse
    *Falta de crase
    *Erros de pontuação
    *Impossibilidade de identificar sua tese
    *Encaminhamento argumentativo genérico
    *Erros de concordância de gênero

    DESENVOLVIMENTOS

    POSITIVOS
    *Soube apresentar 2 ótimos argumentos
    *Ótimo uso de elementos coesivos
    *O 1º desenvolvimento foi muito bem desenvolvido, pois fugiu um pouco mais do estilo do modelo.
    NEGATIVOS
    *’do à” Não fez sentido e está confuso.
    *Particularmente, senti a falta de dados estatísticos no seu 2º desenvolvimento.
    CONCLUSÃO

    POSITIVOS
    *Apresentou os 5 elementos.
    NEGATIVOS
    >Imprescindível *
    >Essa crítica seria mais reforçando o que a colega disse em cima, não use “Magna Carta”. Eu usei e perdi pontos por isso, pois não dá tanta firmeza ao seu texto.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS
    *Os modelos de redação servem apenas como “esqueleto” da redação. Você tem que adaptá-lo ao seu jeito, não copiá-lo 100%.
    *Como você não fugiu do padrão do modelo, seu texto não ficou muito coerente em relação ao tema.
    *Olhe o meu perfil e perceba que uso o mesmo modelo, porém adapto ele ao meu modo de escrever.

    NOTA:
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4:80
    C5: 120
    NOTA FINAL: 560

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  2. Gostei da sua redação, só achei os tamanhos de parágrafos desproporcionais entre si, indico que use mais conectivos, fora isso, tem contextualidade na sua redação.
    Usou um bom tema e conseguiu não fugir do assunto principal.
    Não sou apta a dar uma nota pois sou iniciante ainda e nem estipular uma, mas ao meu ver esta ótima, continue assim!

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  3. Boa tarde!!

    A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê no artigo 6[1] o direito a[2] educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os **desafios da[3] EJA[4]**, dificultando, deste modo, a universalização deste direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem este quadro.

    [1] Use o 6º, ou sexto
    [2]Crase
    [3]Do EJA, é masculino
    [4]Quais desafios?

    *desafios da EJA* Essa é sua TESE? Ficou muito complicado identifica-la, sugiro que EVIDENCIE sua tese, sempre e uma maneira de fazer é colocando-a na ultima frase do prim. paragrafo. Outra é, vc disse desafios do Eja, deveria apresenta-los como tese e depois desenvolve-las nos seguintes paragrafos.

    Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a educação é um investimento social e um direito básico de todo cidadão. Entretanto, na prática, a universalização desse direito não é aplicada, aja vista que o governo investe cada vez menos no EJA. Nesse sentido, o número de escolas com essa modalidade de ensino também diminuiu, o que infelizmente acaba desencadeando a exclusão da população sem um diploma na busca pelo ensino. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis.

    OK

    Ademais, é fundamental apontar a falta de incentivo do[1] à educação como outro desafio da problemática abordada. Tendo em vista este ponto, percebe-se o descaso do regime em relação às pessoas que necessitam desta[2]modalidade de ensino. Consequentemente, é muito comum, no Brasil, que muitos indivíduos abandonem a escola, porém são necessárias ações que diminuam e exterminem este quadro, dando aos cidadãos a chance de poder permanecer estudando mesmo em situações precárias.

    [1]Palavra errada
    [2]Use dessa, desta é para coisas a sua frente.

    Depreende-se portanto, a necessidade de combater estes obstáculos. Para isso, é impressindível[1]que o governo por intermédio de verbas governamentais, crie um benefício para jovens e adultos sem o diploma de ensino básico com a finalidade de incentivar o ensino. Também é necessário a criação de uma lei que proíba a evasão escolar, para as pessoas que usufruam deste benefício, detalhando, para a população, a importância da atividade educacional na vida do ser humano, a fim de que os necessitados desta modalidade de ensino o busque cada vez mais. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos na carta magna[2].

    [1] Se diz imprescindível
    [2] Magna carta dá a entender sobre outro documento de mesmo nome, Use Constituição mesmo, dará mais firmeza em seu texto.

    C1: 120
    C2: 120
    C3: 80
    C4: 80
    C5: 120
    =520

    Notas finais e dicas:
    Vi que vc usou um modelo de redação, não há nada de errado em usar contanto que use corretamente. Você usou ele e não se deu conta de ajusta-lo para que encaixe em sua tese, tanto que vc nem a colocou direito, meu conselho é que não use mais modelos de redação, tente fazer você mesmo o seu proprio texto pois só se esforçando e SABENDO fazer é que vai conseguir uma boa nota, boa sorte!

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