DESAFIOS DO EJA: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

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A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê no artigo 6 o direito a educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os desafios da EJA, dificultando, deste modo, a universalização deste direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem este quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a educação é um investimento social e um direito básico de todo cidadão. Entretanto, na prática, a universalização desse direito não é aplicada, aja vista que o governo investe cada vez menos no EJA. Nesse sentido, o número de escolas com essa modalidade de ensino também diminuiu, o que infelizmente acaba desencadeando a exclusão da população sem um diploma na busca pelo ensino. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis.

Ademais, é fundamental apontar a falta de incentivo do à educação como outro desafio da problemática abordada. Tendo em vista este ponto, percebe-se o descaso do regime em relação às pessoas que necessitam desta modalidade de ensino. Consequentemente, é muito comum, no Brasil, que muitos indivíduos abandonem a escola, porém são necessárias ações que diminuam e exterminem este quadro, dando aos cidadãos a chance de poder permanecer estudando mesmo em situações precárias.

Depreende-se portanto, a necessidade de combater estes obstáculos. Para isso, é impressindível que o governo por intermédio de verbas governamentais, crie um benefício para jovens e adultos sem o diploma de ensino básico com a finalidade de incentivar o ensino. Também é necessário a criação de uma lei que proíba a evasão escolar, para as pessoas que usufruam deste benefício, detalhando, para a  população, a importância da atividade educacional na vida do ser humano, a fim de que os necessitados desta modalidade de ensino o busque cada vez mais. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos na carta magna.

 

OBS: Por favor corrija minha redação como gostaria que a sua fosse corrigida, e coloque a nota.

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3 Correções

  1. Gostei da sua redação, só achei os tamanhos de parágrafos desproporcionais entre si, indico que use mais conectivos, fora isso, tem contextualidade na sua redação.
    Usou um bom tema e conseguiu não fugir do assunto principal.
    Não sou apta a dar uma nota pois sou iniciante ainda e nem estipular uma, mas ao meu ver esta ótima, continue assim!

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  2. Boa noite, Rubia!

    INTRODUÇÃO

    POSITIVOS
    *Ótima contextualização
    *Poucos desvios gramaticais
    NEGATIVOS
    *Notei um certo erro no 6º, como a moça acima disse
    *Falta de crase
    *Erros de pontuação
    *Impossibilidade de identificar sua tese
    *Encaminhamento argumentativo genérico
    *Erros de concordância de gênero

    DESENVOLVIMENTOS

    POSITIVOS
    *Soube apresentar 2 ótimos argumentos
    *Ótimo uso de elementos coesivos
    *O 1º desenvolvimento foi muito bem desenvolvido, pois fugiu um pouco mais do estilo do modelo.
    NEGATIVOS
    *’do à” Não fez sentido e está confuso.
    *Particularmente, senti a falta de dados estatísticos no seu 2º desenvolvimento.
    CONCLUSÃO

    POSITIVOS
    *Apresentou os 5 elementos.
    NEGATIVOS
    >Imprescindível *
    >Essa crítica seria mais reforçando o que a colega disse em cima, não use “Magna Carta”. Eu usei e perdi pontos por isso, pois não dá tanta firmeza ao seu texto.

    CONSIDERAÇÕES FINAIS
    *Os modelos de redação servem apenas como “esqueleto” da redação. Você tem que adaptá-lo ao seu jeito, não copiá-lo 100%.
    *Como você não fugiu do padrão do modelo, seu texto não ficou muito coerente em relação ao tema.
    *Olhe o meu perfil e perceba que uso o mesmo modelo, porém adapto ele ao meu modo de escrever.

    NOTA:
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4:80
    C5: 120
    NOTA FINAL: 560

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  3. Boa tarde!!

    A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê no artigo 6[1] o direito a[2] educação como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa os **desafios da[3] EJA[4]**, dificultando, deste modo, a universalização deste direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem este quadro.

    [1] Use o 6º, ou sexto
    [2]Crase
    [3]Do EJA, é masculino
    [4]Quais desafios?

    *desafios da EJA* Essa é sua TESE? Ficou muito complicado identifica-la, sugiro que EVIDENCIE sua tese, sempre e uma maneira de fazer é colocando-a na ultima frase do prim. paragrafo. Outra é, vc disse desafios do Eja, deveria apresenta-los como tese e depois desenvolve-las nos seguintes paragrafos.

    Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a educação é um investimento social e um direito básico de todo cidadão. Entretanto, na prática, a universalização desse direito não é aplicada, aja vista que o governo investe cada vez menos no EJA. Nesse sentido, o número de escolas com essa modalidade de ensino também diminuiu, o que infelizmente acaba desencadeando a exclusão da população sem um diploma na busca pelo ensino. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis.

    OK

    Ademais, é fundamental apontar a falta de incentivo do[1] à educação como outro desafio da problemática abordada. Tendo em vista este ponto, percebe-se o descaso do regime em relação às pessoas que necessitam desta[2]modalidade de ensino. Consequentemente, é muito comum, no Brasil, que muitos indivíduos abandonem a escola, porém são necessárias ações que diminuam e exterminem este quadro, dando aos cidadãos a chance de poder permanecer estudando mesmo em situações precárias.

    [1]Palavra errada
    [2]Use dessa, desta é para coisas a sua frente.

    Depreende-se portanto, a necessidade de combater estes obstáculos. Para isso, é impressindível[1]que o governo por intermédio de verbas governamentais, crie um benefício para jovens e adultos sem o diploma de ensino básico com a finalidade de incentivar o ensino. Também é necessário a criação de uma lei que proíba a evasão escolar, para as pessoas que usufruam deste benefício, detalhando, para a população, a importância da atividade educacional na vida do ser humano, a fim de que os necessitados desta modalidade de ensino o busque cada vez mais. Assim, tornar-se-á possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos na carta magna[2].

    [1] Se diz imprescindível
    [2] Magna carta dá a entender sobre outro documento de mesmo nome, Use Constituição mesmo, dará mais firmeza em seu texto.

    C1: 120
    C2: 120
    C3: 80
    C4: 80
    C5: 120
    =520

    Notas finais e dicas:
    Vi que vc usou um modelo de redação, não há nada de errado em usar contanto que use corretamente. Você usou ele e não se deu conta de ajusta-lo para que encaixe em sua tese, tanto que vc nem a colocou direito, meu conselho é que não use mais modelos de redação, tente fazer você mesmo o seu proprio texto pois só se esforçando e SABENDO fazer é que vai conseguir uma boa nota, boa sorte!

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