A Organização das Nações Unidas, por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, prevê a erradicação de todas as formas de violência contra todas as mulheres, incluindo o tráfico e o abuso sexual. Entretanto, o cenário nacional caminha em contraste à agenda da ONU, visto que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de exploração sexual de crianças e adolescentes, sendo a maioria das vítimas meninas menores de idade. Por certo, a falta de ética no capitalismo e a desigualdade social são dois fatores agravantes desse quadro.
Diante desse cenário, cabe analisar a relação entre o modelo econômico e o desafio referido. Para o filósofo Karl Marx, o capitalismo é um sistema socioeconômico que não abarca, em suas relações, os valores éticos e morais, o qual tem por objetivo, somente, a obtenção do lucro. Nessa perspectiva do autor, nota-se que essa mentalidade ainda rege as relações atuais, incluindo as do Brasil. Desse modo, em um contexto em que a exploração sexual infantil é extremamente lucrativa, tal atividade continua sendo praticada em larga escala, apesar de ser ilegal. Portanto, é visível que a falta de ética no capitalismo é um entrave na questão sofrida por meninas e meninos no país.
Ademais, é relevante considerar a ampliação das disparidades sociais como consequência direta dessa problemática. De acordo com o escritor brasileiro Ariano Suassuna, o Brasil é uma nação dividida em dois fragmentos: o país dos privilegiados e o país dos despossuídos, sendo a estrutura nacional criada para suprir apenas as necessidades dos primeiros. A partir disso, em lares em que a renda dos pais não é suficiente para suprir as necessidades básicas das crianças, essas se tornam sujeitas ao turismo e à exploração sexual, pois precisam do dinheiro para complementar a renda familiar. Tal situação as condena a permanecer na miséria por impossibilitar seu acesso a meios de mudanças de vida, visto que as vítimas, em sua maioria, precisam abandonar os estudos e são suscetíveis ao vício em drogas. Logo, é notório que o panorama reforça o pensamento de Suassuna, intensificando marginalização de crianças mais pobres e a separação dos privilegiados e dos despossuídos.
É urgente, portanto, proteger a juventude brasileira. Dessa maneira, é imperativo que o Governo Federal atue na criação de subsídios direcionados a lares mais pobres. Isso deve ocorrer por meio de alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias – redirecionando verbas de forma igualitária para famílias vulneráveis em todo o país -, a fim de reduzir as disparidades sociais e, consequentemente, impedir que os jovens se tornem alvos fáceis nas mãos de pessoas desonestas que exploram menores para obter dinheiro.
vivic
Ótima redação
Tema abordado de forma clara e sucinta, além de estar bem estruturada .Ótimo argumento, trás uma solução que bate com o tema. Apesar do repertório da OMS ser bem batido, você conseguiu usá-lo a seu favor. Ótimas referências, fez bem em usar nomes como Karl Marx e Ariano Suassuna
Nota: 890
math051
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Nota: 180-200 pontos
A redação está bem escrita, com bom uso da norma padrão. Contudo, é importante revisar alguns trechos para melhorar a fluência e evitar repetições. Por exemplo, o uso de “e” em excesso pode ser substituído por vírgulas em alguns casos.
2. Competência 2: Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos da área de conhecimento
Nota: 200 pontos
O tema da exploração sexual infantil é abordado de maneira clara, e a relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU é bem estabelecida. A introdução contextualiza o problema de forma adequada.
3. Competência 3: Selecionar, organizar, relacionar e interpretar informações
Nota: 180-200 pontos
A organização dos parágrafos é clara e lógica, com boa transição entre as ideias. A referência a Karl Marx e Ariano Suassuna enriquece a argumentação, mas uma conexão mais explícita entre esses autores e a problemática poderia fortalecer ainda mais o texto.
4. Competência 4: Argumentar de forma lógica e consistente
Nota: 180-200 pontos
Os argumentos apresentados são sólidos e consistentes. No entanto, a inclusão de dados estatísticos sobre a exploração sexual infantil no Brasil poderia tornar a argumentação ainda mais persuasiva.
5. Competência 5: Propor soluções para o problema abordado
Nota: 180-200 pontos
As propostas de intervenção são pertinentes e bem formuladas, sugerindo a criação de subsídios e a alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Poderia ser útil detalhar como a implementação dessas medidas poderia ser feita na prática.
Estimativa Final
A média de pontos pode ficar entre 900 e 1000.
Roseanebbp
Sua redação aborda um tema grave e relevante, a exploração sexual infantil no Brasil, relacionando-o com o modelo econômico e desigualdade social. Aqui estão pontos fortes e sugestões de melhoria:
Pontos fortes:
1. Introdução contextualizada: Você apresenta o problema e sua relevância global e nacional.
2. Uso de referências teóricas: Incorpora conceitos de Karl Marx e Ariano Suassuna para embasar sua análise.
3. Análise crítica: Relaciona o capitalismo e desigualdade social com a exploração sexual infantil.
4. Propostas concretas: Sugere ações governamentais para reduzir disparidades sociais.
Sugestões de melhoria:
1. Estrutura mais organizada: Divida a redação em tópicos claros para melhorar a fluidez.
2. Uso de linguagem mais objetiva: Evite expressões emotivas e foco em argumentos lógicos.
3. Exemplos concretos: Forneça dados ou estatísticas para ilustrar a gravidade do problema.
4. Conclusão mais impactante: Reforce a urgência da ação governamental e social.
Michellyurikuni
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita
Nota: 180-200 pontos
A redação está bem escrita, com bom uso da norma padrão. Contudo, é importante revisar alguns trechos para melhorar a fluência e evitar repetições. Por exemplo, o uso de “e” em excesso pode ser substituído por vírgulas em alguns casos.
2. Competência 2: Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos da área de conhecimento
Nota: 200 pontos
O tema da exploração sexual infantil é abordado de maneira clara, e a relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU é bem estabelecida. A introdução contextualiza o problema de forma adequada.
3. Competência 3: Selecionar, organizar, relacionar e interpretar informações
Nota: 180-200 pontos
A organização dos parágrafos é clara e lógica, com boa transição entre as ideias. A referência a Karl Marx e Ariano Suassuna enriquece a argumentação, mas uma conexão mais explícita entre esses autores e a problemática poderia fortalecer ainda mais o texto.
4. Competência 4: Argumentar de forma lógica e consistente
Nota: 180-200 pontos
Os argumentos apresentados são sólidos e consistentes. No entanto, a inclusão de dados estatísticos sobre a exploração sexual infantil no Brasil poderia tornar a argumentação ainda mais persuasiva.
5. Competência 5: Propor soluções para o problema abordado
Nota: 180-200 pontos
As propostas de intervenção são pertinentes e bem formuladas, sugerindo a criação de subsídios e a alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias. Poderia ser útil detalhar como a implementação dessas medidas poderia ser feita na prática.
Estimativa Final
A média de pontos pode ficar entre 900 e 1000.