A cada ano que passa vemos uma situação mais alarmante no nosso país, onde o investimento ao saneamento básico no Brasil diminui cada vez mais, tornando possível perceber principalmente os danos ao meio ambiente e á saúde da população brasileira.
Essa falta de investimento pode ser notada no nosso dia-a-dia. Tendo que, a maioria da água utilizada por nós, brasileiros, é totalmente descartada em rios, lagos e oceanos sem qualquer tipo de tratamento, também, a maioria dos municípios brasileiros não possuem qualquer plano de reciclagem do lixo descartado pelos seus cidadãos, a maioria das comunidades carentes se quer tem acesso a água tratada e rede de esgoto que mostra totalmente a falta de retorno do dinheiro público arrecadado para a resolução desses problemas.
Os que mais acabam por sofrer com isso são as comunidades carentes e pequenas comunidades do interior e da região nordeste do Brasil. Que, por sua vez, se mostram cada vez mais abandonados e esquecidos pelo governo, onde, por exemplo, se uma pessoa da região nordeste quiser ter água para beber, cozinhar, ou simplesmente ter a sua higiene pessoal básica, ele deve ir buscar água á até 10 km
de sua casa, e tendo em vista que isso é uma versão ainda otimista.
O que nos falta, atualmente, é o total direcionamento do dinheiro arrecadado para saneamento básico em investimentos que retornem ao seu propósito. Também podemos cobrar mais de nossos representantes, fazendo com que tenhamos uma qualidade de vida melhor, e assim, também um melhor cuidado com nosso meio ambiente.
a maioria( você utiliza essa palavra muitas vezes, mas não apresenta um dado estatístico…por consequência.
A introdução você coloca como desenvolvimento 2 a saúde da sociedade brasileira, mas em nenhum momento voce diz sobre saúde no seu desenvolvimento 2.
Desenvolvimento 1: danos no meio ambiente
Estava tudo bem, até você começar a desenvolver a ideia que desenvolve no argumento 2, isso foi um grande erro.
Melhor assim:
Em primeiro plano, essa falta de investimento pode ser notada no nosso dia-a-dia. Tendo em vista que, a maioria da água utilizada pelos brasileiros, é totalmente descartada em rios, lagos e oceanos sem qualquer tipo de tratamento, também, a maioria dos municípios brasileiros não possuem qualquer plano de reciclagem do lixo descartado pelos seus cidadãos, desencadeando a situação atual.( falta a fonte desse argumento)
Em segundo momento, a maioria das comunidades carentes e pequenas comunidades do interior da região nordeste do Brasil se quer tem acesso a água tratada e rede de esgoto que mostra totalmente a falta de retorno do dinheiro público arrecadado para a resolução desses problemas. Logo, por sua vez, se mostram cada vez mais abandonados e esquecidos pelo governo, onde, por exemplo, se uma pessoa da região nordeste quiser ter água para beber, cozinhar, ou simplesmente ter a sua higiene pessoal básica, ele deve ir buscar água á até 10 km
de sua casa, e tendo em vista que essa situação é uma versão ainda otimista.
O que nos falta, atualmente, é o total direcionamento do dinheiro arrecadado para saneamento básico em investimentos que retornem ao seu propósito. Também podemos cobrar mais de nossos representantes, fazendo com que tenhamos uma qualidade de vida melhor, e assim, também um melhor cuidado com nosso meio ambiente.
Agente( não tem)
Ação ( tem, mas de forma inadequada)
Retomada da tese ( não tem)
Detalhamento ( não tem)
Fechamento ( tem, mas de forma inadequada)
Estude mais o modelo dissertativo- argumentativa
O critério C5 você praticamente zerou.
Em resumo, erros:
Na introdução diz sobre saúde, mas não cita a saúde no desenvolvimento 2, ficaria melhor: e os desafios enfrentados pelas comunidades carentes.
Falta de conectivos
Pleonasmo de ideias
Conclusão quase existente( de acordo o modelo do Enem)
E se incluir no texto
Isabella Cristina Ferreira
Olá, tudo bem??
Os seus parágrafos estão bem definidos e claros em relação a introdução, causa e etc. Gostei disso.
Acho que você não se aprofundou muito no tema, apenas “explicou” o tema.
Você poderia usar o exemplo da Peste Negra, que se espalhou e contaminou mais pessoas por falta de saneamento. Naquela época, as necessidades fisiológicas das pessoas eram jogadas na rua, lixo e restos de comida também, sendo um lugar propício para proliferação de bactérias, que no caso da pandemia, dizimou 1/3 da população mundial.
Na sua conclusão deveria ter os 5 tópicos: agente, modo, meio, detalhamento, finalidade.
E a proposta de intervenção não ficou muito clara!
Gostei da parte de comentar sobre a situação das comunidades e zonas rurais.
Obrigado e parabéns
Adriely Cardoso
Olá tudo bom?
Então sua redação teve alguns erros com relação a estrutura
Você usou muitos verbos na terceira pessoa ” nosso” “podemos”
Sua redação ficou mais descritiva..
Na introdução faltou delimitação do tema e as teses a serem apresentadas
E na conclusão só tiveram dois agentes e a proposta foi meio um ” clichê” que muitos usam…