No filme “Procurando Nemo”, o personagem principal Marlin depara-se com o desaparecimento de seu filho em seu primeiro dia de aula, com isso, parte para uma longa busca a fim de encontrá-lo. Contudo, infelizmente, essa narrativa não retrata a realidade brasileira, na qual, diariamente, centenas de pessoas desaparecem, seja de modo voluntário, involuntário ou forçado. Nessa percepção, é notório a negligência do Estado frente à problemática e a abaixa visibilidade do assunto na sociedade.
Em primeira instância, o número de pessoas que desaparecem no Brasil vem crescendo gradativamente. Em 2017, de acordo com dados do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), foram registrados em todo o Brasil 82 684 desaparecimentos no ano. Com essas afirmações, é evidente que a problemática é pouco discutida no país. A ausência de divulgação sobre o assunto influencia em grande parte do impasse ocorrer, sem informações sobre o tema e sem a exposição necessária por meio da mídia, por exemplo, a sociedade muitas vezes, não sabe da gravidade que isso pode acarretar.
Ademais, nota-se uma negligência por parte do Poder Público na resolução dos inúmeros desaparecimentos listados pelo FBSP. O Brasil não tem políticas públicas eficazes para evitar que mais crianças desapareçam, já que nem todos os estados disponibilizam dados especificados sobre desaparecimentos, e não existe um dado oficial sobre quantas pessoas desaparecem por ano em todo o Brasil. O desaparecimento desses indivíduos é causado muitas vezes de forma forçada, ou seja, através de sequestros, que tem como alvos, muitas vezes, crianças e mulheres. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), no Brasil é registrado, em média, mais de 50 mil casos de sumiços de crianças por ano, número que demonstra a facilidade dos criminosos, posteriormente, serão usados para o tráfico humano, venda de órgãos e prostituição. Desse modo, a fragilidade infanto-juvenil coopera para o aumento do índice de desaparecidos no país.
Compreende-se, portanto, a importância de resolver o impasse no país. Por isso, cabe ao Ministério público promover a atenção da sociedade para mais visibilidade sobre o assunto. Ademias, a mídia deve providenciar meios de divulgação de fotos e nome dessas pessoas desaparecidas em jornais ou nos intervalos da programação, afim de visar o aumento de procura desses indivíduos. Além disto, com essa medida, espera-se que cenas como as mostradas em “Procurando Nemo” estejam somente nas telas e não mais na realidade brasileira.
Thamirysbds
Oie, Bruna! :}
INTRODUÇÃO
–> “Marlim”, na primeira linha, deve vir isolado entre vírgulas por se tratar de um aposto
–> sua estruturação está perfeita
D1
–> “em todo o Brasil” deve vir isolado entre vírgulas por se tratar de uma frase explicativa
–> o recomendável é que você inicie cada período utilizando um conectivo
–> evite períodos curtos, trazendo apenas uma informação
–> conclua o parágrafo com uma tese de fechamento
–> agumentação forte e pertinente
D2
–> cuidado com a repetição proxima de palavras (desaparecimento)
–> não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado, pois significa “atravessar algo”
–> tente trabalhar apenas com 1 informação no seu parágrafo, pois o excesso pode deixar a leitura difusa
–> a ordem não está dentro do padrão, mas a estrutura atendeu a todos os requisitos necessários
CONCLUSÃO
–> “afim” siginifica semelhança “a fim” significa finalidade
–> otima retomada à introdução
–> ação: promover a atenção da sociedade para mais visibilidade sobre o assunto | providenciar meios de divulgação de fotos e nome dessas pessoas desaparecidas
–> meio/modo: ? | jornais ou nos intervalos da programação
–> agente: Ministério público | mídia
–> finalidade: ? | a fim de visar o aumento de procura desses indivíduos
–> detalhamento: ? | ?
|FEEDBACK|
Bruna. você escreve muito bem, so precisa organizar melhor suas ideias (é notorio o seu grande conhecimento sobre o assunto, mas se vc colocar muitas informações, vira uma confusão). Seus erros foram mínimos e seus repertórios foram ótimos, longe do senso comum. Outra coisa, seus parágrafos precisam ter uma distribuição igualitária, note que o D1 tem 8 linhas e o D2 tem 12, cuidado. Em geral, sua redação está ótima, parabéns! =)
C1: 160
C2: 200
C3: 180
C4: 160
C5: 160
NOTA: 860 [representativa]
MaluMichaello
Oi, boa noite Bruna!
C1: (domínio da norma culta da língua portuguesa) 180
C2: (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) 200
C3: (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista) 180
C4: (conhecimentos dos mecanismos linguísticos) 160
C5: (proposta de intervenção que respeita os valores humanos e a diversidade) 160
Gostei muito da sua introdução, seu repertório foi muito inteligente e fora do habitual. E sua estruturação está muito boa!
Sua abordagem no D1 ficou ótima, argumento válido e bem desenvolvido de uma forma clara.
Tome muito cuidado no D2, pois mesmo estando muito bem explicado e desenvolvido, a repetição de palavras e o excesso de informações pode deixar seu parágrafo muito confuso!
Ótima retomada a introdução na conclusão!
(Uma dica: fique atenta a disparidade entre os parágrafos, por exemplo, o D1 está com 8 linhas e o D2 com 12, cuidado!!)
No mais está ótima, parabénss! :)
CathyMatos
Olá! Gostei bastante da sua introdução e de como você incluiu o filme no inicio. Bem, a estrutura está boa, porém, você repetiu muito a palavra ” desaparecimento ” e tem algum erros gramaticais.
No D2, acrescente ” a facilidade dos criminosos QUE, posteriormente, serão…”
É notório seu conhecimento sobre o assunto, mas organize melhor suas ideias, tem muita informação, o que pode causar um pouco de confusão. :/
Ademais, você está indo bem, dando uma revisada geral:
170
200
180
160
160
870 pontos
Jhoow
Sua redação esta muito bem construída, gostei de como usou o filme na causa do problema dado pelo tema. Creio que no D2 você utilizou muitos dados, fora isso e alguns erros de português sua redação está muito bem feito, continue praticando.( Peço perdão por qualquer erro nessa correção sou novo aqui)
RayaneNMoreira
Sua redação esta muito bem estruturada, gostei de como descreveu o filme na causa do problema dado pelo tema. Gostei de como propôs sua intervenção, citando as mídias sociais, jornais e propagandas. O único problema evidente é a repetição de algumas palavras, mas fora isso, seu texto esta maravilhoso. Parabéns!
Yasminzg
Correções e pontos à serem destacados:
No filme “Procurando Nemo”, o personagem principal Marlin depara-se com o desaparecimento de seu filho em seu primeiro dia de aula, com isso, parte para uma longa busca a fim de encontrá-lo. (Ótima citação e referência, porém considerando a sua próxima frase que fala que essa narrativa não condiz com a realidade, você deveria ter específicado que Nemo é encontrado, pois a narrativa de “se depara com o desaparescimento do filho” infelizmente muitas vezes condiz sim com nossa realidade). Contudo, infelizmente, essa narrativa não retrata a realidade brasileira, na qual, diariamente, centenas de pessoas desaparecem, seja de modo voluntário, involuntário ou forçado. Nessa percepção, é notório a negligência do Estado frente à problemática e a (baixa) -abaixa- visibilidade do assunto na sociedade. (Ótima conclusão de paragrafo, com argumentos visiveis e bem citados)
Em primeira instância, o número de pessoas que desaparecem no Brasil vem crescendo gradativamente. Em 2017, de acordo com dados do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), foram registrados em todo o Brasil 82 684 desaparecimentos no ano. Com essas afirmações, é evidente que a problemática é pouco discutida no país. A ausência de divulgação sobre o assunto influencia em grande parte do impasse ocorrer, sem informações sobre o tema e sem a exposição necessária por meio da mídia, por exemplo, a sociedade muitas vezes, não sabe da gravidade que isso pode acarretar. (D1 praticamente perfeito, argumento válido e bem específicado, oratória clara e bem desenvolvida, pouquíssimos erros de português (tente tomar cuidado com os acentos)).
Ademais, nota-se uma negligência por parte do Poder Público na resolução dos inúmeros desaparecimentos listados pelo FBSP. O Brasil não tem políticas públicas eficazes para evitar que mais crianças desapareçam, já que nem todos os estados disponibilizam dados especificados sobre desaparecimentos, e não existe um dado oficial sobre quantas pessoas desaparecem por ano em todo o Brasil. O desaparecimento desses indivíduos é causado muitas vezes de forma forçada, ou seja, através de sequestros, que tem como alvos, muitas vezes, crianças e mulheres. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), no Brasil é registrado, em média, mais de 50 mil casos de sumiços de crianças por ano, número que demonstra a facilidade dos criminosos, posteriormente, serão usados para o tráfico humano, venda de órgãos e prostituição. Desse modo, a fragilidade infanto-juvenil coopera para o aumento do índice de desaparecidos no país. (Ótimos dados para exemplificar e colocados de forma correta, novamente bom argumento e bem desenvolvido, minha dica é apenas: tome cuidado com o exagero de dados ou citações, eles podem agragar muitissimo ao seu texto mas lembre-se de que eles não podem ser a base do seu texto, por exemplo nesse parágrafo a utilização de dados utilizou praticamente 50% das suas palavras, o que torna apenas os outros 50% originais.
Compreende-se, portanto, a importância de resolver o impasse no país. Por isso, cabe ao Ministério público promover a atenção da sociedade para mais visibilidade sobre o assunto. Ademais, a mídia deve providenciar meios de divulgação de fotos e nome dessas pessoas desaparecidas em jornais ou nos intervalos da programação, afim de visar o aumento de procura desses indivíduos. Além disto, com essa medida, espera-se que cenas como as mostradas em “Procurando Nemo” estejam somente nas telas e não mais na realidade brasileira. (Conclusão ótima, resoluções que podem se tornar realidade (apesar de ter poucas resoluções) e a conclusão desse parágrafo, utilizando novamente a citação de procurando nemo foi perfeita!)
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 180
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 140
Nota final: 820
Espero ter ajudado! SZ