Iniciante

Desafios de combater o desaparecimento de pessoas no Brasil

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No filme “Procurando Nemo”, o personagem principal Marlin depara-se com o desaparecimento de seu filho em seu primeiro dia de aula, com isso, parte para uma longa busca a fim de encontrá-lo. Contudo, infelizmente, essa narrativa não retrata a realidade brasileira, na qual, diariamente, centenas de pessoas desaparecem, seja de modo voluntário, involuntário ou forçado. Nessa percepção, é notório a negligência do Estado frente à problemática e a abaixa visibilidade do assunto na sociedade.

Em primeira instância, o número de pessoas que desaparecem no Brasil vem crescendo gradativamente. Em 2017, de acordo com dados do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), foram registrados em todo o Brasil 82 684 desaparecimentos no ano. Com essas afirmações, é evidente que a problemática é pouco discutida no país. A ausência de divulgação sobre o assunto influencia em grande parte do impasse ocorrer, sem informações sobre o tema e sem a exposição necessária por meio da mídia, por exemplo, a sociedade muitas vezes, não sabe da gravidade que isso pode acarretar.

Ademais, nota-se uma negligência por parte do Poder Público na resolução dos inúmeros desaparecimentos listados pelo FBSP. O Brasil não tem políticas públicas eficazes para evitar que mais crianças desapareçam, já que nem todos os estados disponibilizam dados especificados sobre desaparecimentos, e não existe um dado oficial sobre quantas pessoas desaparecem por ano em todo o Brasil. O desaparecimento desses indivíduos é causado muitas vezes de forma forçada, ou seja, através de sequestros, que tem como alvos, muitas vezes, crianças e mulheres. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), no Brasil é registrado, em média, mais de 50 mil casos de sumiços de crianças por ano, número que demonstra a facilidade dos criminosos, posteriormente, serão usados para o tráfico humano, venda de órgãos e prostituição. Desse modo, a fragilidade infanto-juvenil coopera para o aumento do índice de desaparecidos no país.

Compreende-se, portanto, a importância de resolver o impasse no país. Por isso, cabe ao Ministério público promover a atenção da sociedade para mais visibilidade sobre o assunto. Ademias, a mídia deve providenciar meios de divulgação de fotos e nome dessas pessoas desaparecidas em jornais ou nos intervalos da programação, afim de visar o aumento de procura desses indivíduos. Além disto, com essa medida, espera-se que cenas como as mostradas em “Procurando Nemo” estejam somente nas telas e não mais na realidade brasileira.

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6 Correções

  1. Oie, Bruna! :}

    INTRODUÇÃO
    –> “Marlim”, na primeira linha, deve vir isolado entre vírgulas por se tratar de um aposto
    –> sua estruturação está perfeita

    D1
    –> “em todo o Brasil” deve vir isolado entre vírgulas por se tratar de uma frase explicativa
    –> o recomendável é que você inicie cada período utilizando um conectivo
    –> evite períodos curtos, trazendo apenas uma informação
    –> conclua o parágrafo com uma tese de fechamento
    –> agumentação forte e pertinente

    D2
    –> cuidado com a repetição proxima de palavras (desaparecimento)
    –> não utilize “através” com sentido de “por meio/intermédio de”, é gramaticalmente errado, pois significa “atravessar algo”
    –> tente trabalhar apenas com 1 informação no seu parágrafo, pois o excesso pode deixar a leitura difusa
    –> a ordem não está dentro do padrão, mas a estrutura atendeu a todos os requisitos necessários

    CONCLUSÃO
    –> “afim” siginifica semelhança “a fim” significa finalidade
    –> otima retomada à introdução

    –> ação: promover a atenção da sociedade para mais visibilidade sobre o assunto | providenciar meios de divulgação de fotos e nome dessas pessoas desaparecidas
    –> meio/modo: ? | jornais ou nos intervalos da programação
    –> agente: Ministério público | mídia
    –> finalidade: ? | a fim de visar o aumento de procura desses indivíduos
    –> detalhamento: ? | ?

    |FEEDBACK|
    Bruna. você escreve muito bem, so precisa organizar melhor suas ideias (é notorio o seu grande conhecimento sobre o assunto, mas se vc colocar muitas informações, vira uma confusão). Seus erros foram mínimos e seus repertórios foram ótimos, longe do senso comum. Outra coisa, seus parágrafos precisam ter uma distribuição igualitária, note que o D1 tem 8 linhas e o D2 tem 12, cuidado. Em geral, sua redação está ótima, parabéns! =)

    C1: 160
    C2: 200
    C3: 180
    C4: 160
    C5: 160
    NOTA: 860 [representativa]

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  2. Oi, boa noite Bruna!

    C1: (domínio da norma culta da língua portuguesa) 180
    C2: (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) 200
    C3: (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos e opiniões em defesa de um ponto de vista) 180
    C4: (conhecimentos dos mecanismos linguísticos) 160
    C5: (proposta de intervenção que respeita os valores humanos e a diversidade) 160

    Gostei muito da sua introdução, seu repertório foi muito inteligente e fora do habitual. E sua estruturação está muito boa!
    Sua abordagem no D1 ficou ótima, argumento válido e bem desenvolvido de uma forma clara.
    Tome muito cuidado no D2, pois mesmo estando muito bem explicado e desenvolvido, a repetição de palavras e o excesso de informações pode deixar seu parágrafo muito confuso!
    Ótima retomada a introdução na conclusão!
    (Uma dica: fique atenta a disparidade entre os parágrafos, por exemplo, o D1 está com 8 linhas e o D2 com 12, cuidado!!)

    No mais está ótima, parabénss! :)

    • 1
  3. Olá! Gostei bastante da sua introdução e de como você incluiu o filme no inicio. Bem, a estrutura está boa, porém, você repetiu muito a palavra ” desaparecimento ” e tem algum erros gramaticais.
    No D2, acrescente ” a facilidade dos criminosos QUE, posteriormente, serão…”
    É notório seu conhecimento sobre o assunto, mas organize melhor suas ideias, tem muita informação, o que pode causar um pouco de confusão. :/
    Ademais, você está indo bem, dando uma revisada geral:
    170
    200
    180
    160
    160

    870 pontos

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  4. Sua redação esta muito bem construída, gostei de como usou o filme na causa do problema dado pelo tema. Creio que no D2 você utilizou muitos dados, fora isso e alguns erros de português sua redação está muito bem feito, continue praticando.( Peço perdão por qualquer erro nessa correção sou novo aqui)

    • 1
  5. Sua redação esta muito bem estruturada, gostei de como descreveu o filme na causa do problema dado pelo tema. Gostei de como propôs sua intervenção, citando as mídias sociais, jornais e propagandas. O único problema evidente é a repetição de algumas palavras, mas fora isso, seu texto esta maravilhoso. Parabéns!

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  6. Correções e pontos à serem destacados:

    No filme “Procurando Nemo”, o personagem principal Marlin depara-se com o desaparecimento de seu filho em seu primeiro dia de aula, com isso, parte para uma longa busca a fim de encontrá-lo. (Ótima citação e referência, porém considerando a sua próxima frase que fala que essa narrativa não condiz com a realidade, você deveria ter específicado que Nemo é encontrado, pois a narrativa de “se depara com o desaparescimento do filho” infelizmente muitas vezes condiz sim com nossa realidade). Contudo, infelizmente, essa narrativa não retrata a realidade brasileira, na qual, diariamente, centenas de pessoas desaparecem, seja de modo voluntário, involuntário ou forçado. Nessa percepção, é notório a negligência do Estado frente à problemática e a (baixa) -abaixa- visibilidade do assunto na sociedade. (Ótima conclusão de paragrafo, com argumentos visiveis e bem citados)

    Em primeira instância, o número de pessoas que desaparecem no Brasil vem crescendo gradativamente. Em 2017, de acordo com dados do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), foram registrados em todo o Brasil 82 684 desaparecimentos no ano. Com essas afirmações, é evidente que a problemática é pouco discutida no país. A ausência de divulgação sobre o assunto influencia em grande parte do impasse ocorrer, sem informações sobre o tema e sem a exposição necessária por meio da mídia, por exemplo, a sociedade muitas vezes, não sabe da gravidade que isso pode acarretar. (D1 praticamente perfeito, argumento válido e bem específicado, oratória clara e bem desenvolvida, pouquíssimos erros de português (tente tomar cuidado com os acentos)).

    Ademais, nota-se uma negligência por parte do Poder Público na resolução dos inúmeros desaparecimentos listados pelo FBSP. O Brasil não tem políticas públicas eficazes para evitar que mais crianças desapareçam, já que nem todos os estados disponibilizam dados especificados sobre desaparecimentos, e não existe um dado oficial sobre quantas pessoas desaparecem por ano em todo o Brasil. O desaparecimento desses indivíduos é causado muitas vezes de forma forçada, ou seja, através de sequestros, que tem como alvos, muitas vezes, crianças e mulheres. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), no Brasil é registrado, em média, mais de 50 mil casos de sumiços de crianças por ano, número que demonstra a facilidade dos criminosos, posteriormente, serão usados para o tráfico humano, venda de órgãos e prostituição. Desse modo, a fragilidade infanto-juvenil coopera para o aumento do índice de desaparecidos no país. (Ótimos dados para exemplificar e colocados de forma correta, novamente bom argumento e bem desenvolvido, minha dica é apenas: tome cuidado com o exagero de dados ou citações, eles podem agragar muitissimo ao seu texto mas lembre-se de que eles não podem ser a base do seu texto, por exemplo nesse parágrafo a utilização de dados utilizou praticamente 50% das suas palavras, o que torna apenas os outros 50% originais.

    Compreende-se, portanto, a importância de resolver o impasse no país. Por isso, cabe ao Ministério público promover a atenção da sociedade para mais visibilidade sobre o assunto. Ademais, a mídia deve providenciar meios de divulgação de fotos e nome dessas pessoas desaparecidas em jornais ou nos intervalos da programação, afim de visar o aumento de procura desses indivíduos. Além disto, com essa medida, espera-se que cenas como as mostradas em “Procurando Nemo” estejam somente nas telas e não mais na realidade brasileira. (Conclusão ótima, resoluções que podem se tornar realidade (apesar de ter poucas resoluções) e a conclusão desse parágrafo, utilizando novamente a citação de procurando nemo foi perfeita!)

    Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: 180

    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 180

    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160

    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160

    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural: 140

    Nota final: 820

    Espero ter ajudado! SZ

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