Iniciante

Desafios de combater o desaparecimento de pessoas no Brasil

  • 1

No filme “Procurando Nemo”, o personagem principal Marlin depara-se com o desaparecimento de seu filho em seu primeiro dia de aula, com isso, parte para uma longa busca a fim de encontrá-lo. Contudo, infelizmente, essa narrativa não retrata a realidade brasileira, na qual, diariamente, centenas de pessoas desaparecem, seja de modo voluntário, involuntário ou forçado. Nessa percepção, é notório a negligência do Estado frente à problemática e a abaixa visibilidade do assunto na sociedade.

Em primeira instância, o número de pessoas que desaparecem no Brasil vem crescendo gradativamente. Em 2017, de acordo com dados do FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública), foram registrados em todo o Brasil 82 684 desaparecimentos no ano. Com essas afirmações, é evidente que a problemática é pouco discutida no país. A ausência de divulgação sobre o assunto influencia em grande parte do impasse ocorrer, sem informações sobre o tema e sem a exposição necessária por meio da mídia, por exemplo, a sociedade muitas vezes, não sabe da gravidade que isso pode acarretar.

Ademais, nota-se uma negligência por parte do Poder Público na resolução dos inúmeros desaparecimentos listados pelo FBSP. O Brasil não tem políticas públicas eficazes para evitar que mais crianças desapareçam, já que nem todos os estados disponibilizam dados especificados sobre desaparecimentos, e não existe um dado oficial sobre quantas pessoas desaparecem por ano em todo o Brasil. O desaparecimento desses indivíduos é causado muitas vezes de forma forçada, ou seja, através de sequestros, que tem como alvos, muitas vezes, crianças e mulheres. Segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), no Brasil é registrado, em média, mais de 50 mil casos de sumiços de crianças por ano, número que demonstra a facilidade dos criminosos, posteriormente, serão usados para o tráfico humano, venda de órgãos e prostituição. Desse modo, a fragilidade infanto-juvenil coopera para o aumento do índice de desaparecidos no país.

Compreende-se, portanto, a importância de resolver o impasse no país. Por isso, cabe ao Ministério público promover a atenção da sociedade para mais visibilidade sobre o assunto. Ademias, a mídia deve providenciar meios de divulgação de fotos e nome dessas pessoas desaparecidas em jornais ou nos intervalos da programação, afim de visar o aumento de procura desses indivíduos. Além disto, com essa medida, espera-se que cenas como as mostradas em “Procurando Nemo” estejam somente nas telas e não mais na realidade brasileira.

Compartilhar

3 Correções

  1. Acredito que vc entendeu qual foi o tema proposto, abordou dois argumentos na introdução, porém os fez na ordem contrária, além de não prender muito bem o texto, umas partes parecem que não fazem parte do texto.
    o texto é bom, mas tem pontos negativos.
    não se preocupe com treinamento vc melhora.

    • 0
  2. Parabéns pela sua redação. Você abordou o tema de forma inteligente e ter utilizado Procurando Nemo como repertório na introdução foi muito bom.
    Percebe-se que você possui um ótimo domínio da língua culta, mas quero atentá-la para um erro de concordância em “é notório a negligência”
    O desenvolvimento foi bem trabalhado e o uso de dados ajudou a aprofundar a sua argumentação.
    Na conclusão, percebi que você apresentou duas propostas de intervenção diferentes, mas não se aprofundou em nenhuma delas, considerando que seria ideal apresentar agente+ação+meio+desenvolvimento+objetivo. Talvez seria melhor se você focasse em apenas uma.
    Gostei muito da sua redação!

    • 1
  3. Sinceramente eu amei sua redação está incrível ultimo parágrafo está perfeito, só diminuiria um pouco o terceiro parágrafo. pois está um pouco grande e com quatro períodos e colocaria uma citação talvez, mais o fato de você ter usado o filme ” Procurando o Nemo” foi sensacional e a comparação com o Brasil e você no final do texto ter voltado a sua introdução foi incrível, jogada de mestre…..

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.