Embora a constituição cidadã, de 1988, afirme que todo brasileiro tem direito a educação, percebe-se que, na atual sociedade brasileria não há cumprimento dessa lei, devido a um não acesso de jovens a educação “EJA”. Isso ocorre em função de um baíxo investimento do Estado na modalidade, causando sérios problemas não só sociais, mas também econômicos.
De início, a negação de escolaridade à adultos decorre de um baíxo investimento no modelo “EJA”. Segundo o portal “G1”, em 2020, um terço das vagas foram cortadas da categoria. Nesse sentido, fica claro que o poder público nega o sucesso educacional de muitas pessoas, visto que, sem o ensino básico, fica impossibilitado a entrada em uma universidade ou a realização de vários concursos públicos, promovendo um grave problema social no Brasil.
Ademais, vale lembrar que, o negligenciamento do governo ao ensino causa adversidades econômicas no país, dado que, a carência de ensino gera uma mão de obra desqualificada, de modo que prejudica o desenvolvimento do Brasil. Como afirma Nelson Mandela, líder político sul-africano, “A educação é a arma mais poderosa para mudar o mundo.” Fica evidente que a educação é relevante para o país.
Portanto, nota-se que, o “EJA” é de suma importância. Nesse âmbito, o “MEC” deve aumentar os investimentos no “EJA”, criando mais vagas com horários de aula flexíveis, com o intuito de criar um cidadão e evitar a situação de alienação. Só assim, a sociedade irá cumprir a constituição federal.
zecarvaio
C1: 160: Você demonstra um bom domínio da língua portuguesa, mas seria interessante revisar os erros de digitação como em “impossibitado” e ” mão obra”;
C2: 200: Se manteve estável no tema proposto e deixou claro que entende do assunto;
C3: 190: Você apresentou bons repertórios, mas uma dica é, quando você citar uma pessoa, assim como citou Nelson Mandela, seria interessante colocar quem é/foi. Ex: Como afirma Nelson Mandela, um líder revolucionário, ativista ou ex presidente da Africa do sul…
C4: 150: Na introdução você poderia usar da pontuação final, separando repertorio, apresentação do tema e tese. Você também poderia variar um pouco nos conectivos.
C5: 160: No ultimo paragrafo faltou um detalhamento da solução apresentada.
Nota Final: 860