Desafios da integração regional do Brasil (modelo enem)

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 É certo que mesmo antes da Revolução Industrial vir à tona, as relações internacionais já ocorriam, porém com as transformações ocorridas durante o período, essas relações ficaram mais visíveis e fortificadas. No entanto, alguns países, como Brasil, tem os seus acordos internacionais enfraquecidos, desconhecidos e deixados em segundo plano, sendo que é um país pouco desenvolvido e pobre em relação às outras nações. Dessa forma, é necessário compreender o preconceito com Estados-nação subdesenvolvidos como Brasil e a fraqueza das relações de integração já construídas junto ao seu desconhecimento populacional.

  Assim, o “pensar raso” de que a aliança com uma nação subdesenvolvida não pode agregar benefícios, tem se espalhado fazendo com que essas regiões mais pobres sejam alvos da desaliança e, mais agressivamente, da diminuição das suas economias. Segundo Voltaire, filósofo francês, “o preconceito é a opinião sem conhecimento”. Desse modo, esse pensamento pré estabelecido sobre uma região como o Brasil, não ultrapassa de uma mera ilusão, visto que o país já foi um dos maiores exportadores de café e é um dos 5 maiores produtores agrícolas do mundo. 

  Além disso, há também uma crescente fragilização dos acordos que já foram desenvolvidos, seja por motivos financeiros de alguns ou pelo fato de que estão interessados em outras regiões, o que junto do desconhecimento da população demonstra a falta de valor e a falta de preocupação em manter essas relações visíveis e fortificadas. Segundo o sociólogo Herbert José de souza “um país não muda pela sua economia, sua política, e nem mesmo sua ciência; muda sim pela sua cultura”, assim, deveria se trazer um olhar de valorização de uma cultura pela outra, levando a uma situação de proximidade entre os países e não uma separação ou omissão das negociações.

  Portanto, para que o preconceito entre esses Estados seja ao menos diminuído e que os acordos já existentes continuem fortes, é necessário que a  ONU, Organização das Nações Unidas, intervenha por meio da realização de eventos que promovam o conhecimento interno e da cultura de cada país, mostre um direcionamento para que não venha a ocorrer o enfraquecimento das integrações regionais e ocorra a informação populacional acerca de tais parcerias. Desse jeito será possível que regiões mais subdesenvolvidas, como Brasil, não sejam esquecidas no momento de formação das suas alianças internacionais.

 

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3 Correções

  1. C1: 16O
    Domínio mediano da língua portuguesa, mas há desvios de concordância verbal e nominal

    C2: 200
    Excelente desenvolvimento

    C3: 160
    Busque organizar o segundo parágrafo, mas fora isso está muito bom

    C4: 120
    Nunca use “assim” para se iniciar um parágrafo

    C5: 180
    Apresentou bem o último parágrafo, mas faltou a ação da proposta de intervenção, ficando um pouco confuso, mas fora isso está muito bem
    TOTAL: 820

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  2. Olá 👋
    Linha 01: não comece seu parágrafo dessa forma, utilize conectivos como ” No atual panorama social” e erc
    Linha 01: deveria ter uma vírgula após ” que”
    Linha 02: no lugar da vírgula após “ocorriam” deveria ser um ponto final
    Linha 02: deveria ter uma vírgula após “porém”
    Linha 04: “relações” foi repetida duas vezes em um curto período, utilize sinônimos.
    Linha 05: como o Brasil*
    Linha 10: com os estados-nação
    Linha 11: como o Brasil*
    Linha 11: “como o Brasil” deveria estar entre vírgulas
    Linha 12: deveria ter uma vírgula após “construídas”

    Parágrafo 02
    Linha 02: não há necessidade de vírgula após “benefícios”
    Linha 03: deveria ter uma vírgula após “espalhado”
    Linha 03: a expressão “essas regiões mais pobres” faz remeter que você esteja se referindo a algo já citado. Como você não citou as regiões mais pobres retire o “essas”
    Linha 05: se houve diminuição, houve diminuição de algo, então deveria ser “diminuição de suas economias”
    Linha 06: inicie a citação com letra maiúscula
    Linha 08: você repetiu muito “como o Brasil”
    Linha 09: não passa de uma**

    O parágrafo está muito expositivo, sem quase nenhuma argumentação. Expresse mais sua opinião. Pq a ideia de que a aliança com uma nação subdesenvolvida é vista como negativa? Pq isso atinge as regiões mais pobres e afeta a economia destas? Desenvolva mais, fale sobre mais tópicos inter – relacionados entre si. Além disso, você citou dois repertórios sem fonte, o que se aplica a repertório não legitimado. Se for citar, cite a fonte também.

    Parágrafo 03
    Linha 01: troque por “existe também” ou algo parecido
    Linha 03: quem está interessado em outras regiões? Deixe explícito
    Linha 04: deveria ter uma vírgula após “o que”
    Linha 05: deveria ter uma vírgula após “população”
    Linha 08: Souza*
    Linha 08: inicie a citação com letra maiúscula
    Linha 10: deveria ter um ponto final após a citação
    Linha 13: a uma separação*

    Aqui você já desenvolveu mais, porém ainda não o suficiente. Você poderia falar sobre o que causa esse desconhecimento da população? Em relação a que a população está desinformada? Foram cortadas informações ao longo do parágrafo. Implemente mais sua argumentativa, convença quem está lendo de que o problema é real e que afeta a comunidade.

    Parágrafo 04
    Linha 04: Organização das Nações Unidas deveria estar entre ( ). Porém, se você não quiser, não precisa escrever, pq é uma sigla bem conhecida.
    Linha 06: mostrando*
    Linha 08: troque “ocorra” por: sendo promovida ou algum sinônimo
    Linha 10: Utilize “Dessa forma” ou “Desse modo” ao invés de ” Desse jeito”
    Faltou a ação da sua proposta de intervenção. Além disso, alguns períodos estão muito confusos e bagunçados, fazendo seu parágrafo ficar incoerente e ocasionando com que a pessoa que esteja lendo tenha que se esforçar e voltar várias vezes para reler, coisa que seu corretor não vai se dar o trabalho de fazer.

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  3. INADEQUADO COMEÇAR O SEGUNDO PARÁGRAFO COM “ASSIM” – C4
    MÁ ORGANIZAÇÃO DO SEGUNDO PARÁGRAFO – C3
    DESVIOS DE CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL – C1
    PROBLEMAS NA ORGANIZAÇÃO DO SEGUNDO DESENVOLVIMENTO – C3 E C4
    NÚMERO ESCASSO DE CONECTIVOS INTRAPARÁGRAFOS – C4
    NOTAS POR COMPETÊNCIA:
    C1: 16O
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 200
    TOTAL: 840

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